COLUNA: O PROFETA DA POLITICA do blog de Ilhéus - A VOZ DA POLÍTICA -




*PEDRO DE SANTA INÊS - Itarantiense, pastor na Assembleia de Deus em Jeremoabo-BA, foi presidente do Conselho Político das Assembleias de Deus na Bahia, foi secretário de Finanças da Prefeitura de Taperoá, é militante político desde a infância em 1982, escreve semanalmente às terças para o site A Voz da Política. 


O que falta à oposição baiana

Para não pensarem que nossa coluna é um braço político do PT, hoje comentaremos sobre as deficiências do Governo Baiano e a razão do seu sucesso, mesmo com tais deficiências. Comecei pensar neste artigo, assistindo a uma propaganda do governo tucano de São Paulo. Alckmin está ampliando o Metro paulista para interligar os dois aeroportos (Congonhas e Guarulhos) através do transporte mais ágil e eficiente do Brasil.

 Alguém há de dizer que o Estado de São Paulo é o mais rico e produtivo do país. Isso é verdade, porém, em consequência disso as dificuldades são infinitamente maiores.

 A Bahia, não apresenta nenhuma obra que grandes proporções que demonstra a capacidade do Governador Jaques Wagner. Nem sua grande amizade com Lula e Dilma trouxe vantagens para a Bahia.

 A ponte Salvador-Itaparica, que será uma das maiores obras deste governo e certamente do nordeste, apresenta dificuldades gigantescas até mesmo para se aprovar o projeto.

 Comparando a administração petista da Bahia e a tucana de São Paulo fica evidente a diferença de realizações. Há que se entender, entretanto que o PT sucedeu o sistema carlista de poder, com 12 anos no governo baiano, enquanto o PSDB está ha 18 anos no poder, e se considerar que o PMDB era aliado, desde 1983 não há alternância de poder, o que facilita, muitíssimo, as ações.

 A Bahia sofre com a educação de baixa qualidade e saúde sofrível. Saúde e educação em São Paulo, infelizmente, não é diferente.

 O PSDB tem se perpetuado no poder paulista em função das tantas realizações. E o PT baiano? O que faz para manter-se no poder? Absolutamente nada! E a oposição? Absolutamente nada!

 O Tucanato paulista pode sofrer um revés a qualquer momento. Como? Se o todo poderoso Presidente Lula quiser ser governador paulista, ganhará no primeiro turno. Esta hipótese também pode acontecer no governo pernambucano com Lula transferindo-se para lá a fim de anular seu possível adversário Eduardo Campos.

 Na Bahia, por outro lado, não há figura capaz de ameaçar a hegemonia petista. Aliás, existe sim: Otto Alencar! Mas este não sai do ninho petista por nada.

 Falta à oposição baiana quatro coisas básicas: História, Projeto, Unidade e Nomes. A história condena-os. Como quase toda oposição, projetos não apresentam. Não se unem, desde que todos sonham em governar a Bahia, além de não possuírem nomes que estimulem o eleitor a sonhar com mudanças.

Comentários

  1. Meu você está mais para roteirista de novela do SBT, nada do que você está falando tem nexo. Vc acha que ACM neto não é uma grande ameaça ao pt??
    Quem é Otto pra chegar perto de ACM. Depois vc me fala. Se o PT estivesse bem Pellegrino teria sido eleito em Salvador vc não acha? A Bahia está jogada as traças. O povo so conhece Otto aqui em Itarantim e Itapetinga e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você estar equivocado com relação a Otto Alenca. Ele é o presidente psd. o segundo maior, se não me engano na Bahia.

      Excluir
    2. Vejam o artigo sobre Otto e ACM Neto:
      http://avozdapolitica.com/?p=1819

      Excluir
  2. Pois é né um cara com tanta influência como você está falando, praticamente da região, já teve um irmão prefeito aqui na cidade. Me cite uma obra feita para nós Itarantienses. Ah! Para oh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Otto Alencar que nada, o Irmão foi prefeito para quedas de Itarantim, eu pergunto o que ficou de bom daquela epoca ah não ser a miseria que o povo passou naqueles 4 anos, agora vem me falar em Otto foi vice governador varias vezes e Itarantim não recebeu nada desse cidadão e nem mesmo por conta do irmão ter sido prefeito aqui, diga se de passagem foi o pior prefeito da historia de Itarantm, que Deus nos livre daqueles tempos. Esse Otto só serve mesmo pra ocupar cargo de vice governador e mais nada.

      Excluir
  3. Põe Otto e ACM neto juntos e vê quem destaca mais??? Eu te garanto que é o baixinhoooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já estar empolgado com ACM. Deixa ao menos vermos como ele vai se, sair na prefeitura de Salvador. Seja quem for não se empolgue tanto não! Na maioria das vezes acabamos nos decepcionando. Vamos ficar com os pés no chão os políticos criaram um sistema de governar que atende primeiro os seus interesses, e dos seus interessados, o do povo fica à Deus dará.

      Excluir
    2. Nosso comentário sobre ACM Neto está aí:
      http://avozdapolitica.com/?p=1819

      Excluir
  4. Ainda bem que você sabe, só espero que você não seja um desses interessados. E eu não estou empolgado com ACM não, só acho que você equivocou no seu comentário, quando disse que o único que ameaça o PT era Otto Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se alguém, fez este comentário o relação a Otto não fui eu> Com relação de ser interessado do Dr. Também não. Acho que el nem sabe da minha existência. Sou uma a mais neste contigente de itarantiense.

      Excluir
    2. Veja artigo sobre Otto e ACM Neto
      http://avozdapolitica.com/?p=1819

      Excluir
  5. Na Bahia, por outro lado, não há figura capaz de ameaçar a hegemonia petista. Aliás, existe sim: Otto Alencar! Mas este não sai do ninho petista por nada.
    Falta à oposição baiana quatro coisas básicas: História, Projeto, Unidade e Nomes. A história condena-os. Como quase toda oposição, projetos não apresentam. Não se unem, desde que todos sonham em governar a Bahia, além de não possuírem nomes que estimulem o eleitor a sonhar com mudanças.
    Olha ai foi vc quem escreveu!!!!! São palavras sua meu amigo...

    ResponderExcluir
  6. Ah! E em nenhum momento citei nome de Dr. aqui, a discussão foi a nível estadual. Você citou DR. pq?????????? Não entendi.

    ResponderExcluir
  7. E outra você não é só mais um nãooooo!!! Você é um cidadão capaz e que pode lutar pelos seus direitos. Quem tem que saber de sua existência é Deus e não o homem.

    ResponderExcluir
  8. Essa questão de união de oposição é complicado,vejamos a situação de Itarantim,a oposição não se uniu e deu no que deu,né.Gideão conseguiu lançar dois candidatos apoiados por ele.Um oficial( o Doutor ) e outo oficioso ( Paulo Construção )e saiu vencedor,ou seja fechou seu mandato com chave de ouro. E ainda tem quem diga todo entusiasmado:tirei Gideão da prefeitura.Na verdade essas pessoas estão certas em dizer que tiraram Gideão,só não acertaram porque elegeram seu aliado. Quem estava na linha de frente da campanha do Doutor? O grupo de Gideão. Quem está mamando agora? O grupo de Gideão. Quem perdeu com isso? O povo. Por quê?Porque deixou se enganar mais uma vez.Falta de aviso não foi.

    ResponderExcluir
  9. paranéns anonimo pela sua colocação real e verdadeira o grupo da onça continua mamando e desmandando o povo caiu na conversa fiada mais uma vez é ó ver:os malva.os dutra os Xavier,entre outros e os cargos de confiança que massacre fizeram nas escolas veja o que virou o clériston uma das melhores escolas hoje é uma vergonha

    ResponderExcluir
  10. Ai sim concordo com você, a verdade tem que ser reconhecida. Quem mama lá é o grupo que era de Gideão mesmo. Olha só nos xavier e na casa de zé pires que nem voto tem, olha quantos cargos e não é salário minímo não viu!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.