RAIO LASER/tb

Coluna do dia 13/05/2013

Acordo
Depois de disparar artilharia pesada contra o governo estadual na propaganda política, o presidente estadual do PTB, Benito Gama, finalmente rendeu-se aos encantos governistas. Está em vias de ser fechado o acordo entre o partido e o governo do Estado, o que deve ser anunciado formalmente nos próximos dias. A virada de 180 graus de Benito atende a pedidos insistentes de quadros como o prefeito Jonival Lucas, de Sapeaçu, o vereador Edvaldo Brito e seu filho, o deputado federal Toni Brito, que sempre estiveram ao lado do governo e do PT, participando, inclusive, ativamente, da campanha de Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador no ano passado. O acordo com o PTB é fechado depois daquele celebrado com o PR e passa também por Brasília.

Nomes do MD
Bruno Reis, Targino Machado, Elmar Nascimento, Joceval Rodrigues são alguns dos nomes que devem ir nesta segunda-feira, em Brasília, para um encontro com Roberto Freire a fim de sacramentar a criação do novo partido MD na Bahia. Bruno, que é deputado estadual e lidera a oposição na Assembleia, é o nome mais forte para assumir o comando da legenda na Bahia.

Problemas

Por falar em problemas na Sefaz, falta planejamento, dinheiro ou é tudo problema no sistema? Quem respondeu que as três alternativas estão corretas acertou. Contas pequenas e grandes, de energia, alimentação ou de terceirizados estão há meses sem pagamento e não há quem se digne a responder o que acontece de fato no âmbito do governo estadual.

Implicações

O cenário político-econômico nas esferas nacional e mundial e suas implicações para os trabalhadores, além de diversos temas que envolvem as questões sindicais e a educação, foram abordados durante o Encontro Regional do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, realizado de sexta a ontem, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Salvador. O evento, organizado pelo sindicato, contou com a participação de dirigentes nacionais e das seções dos estados nordestinos.

Linha Verde
O governador Jaques Wagner, que concedeu entrevista na edição desta semana à Revista Veja (leia mais na página 5), participou da cerimônia de inauguração da Indústria São Miguel, em Alagoinhas. Na ocasião, o deputado Luiz Argôlo (PP) solicitou ao gestor a conclusão da 2ª etapa do trecho Araçás-Itanagra e do início do último trecho Itanagra à Linha Verde, que vai ligar Alagoinhas às praias do Litoral Norte. Para Argolo, as expectativas são as melhores possíveis.

Crítica

O deputado federal Nelson Pelegrino, do PT, criticou nas redes sociais, esse fim de semana, o silêncio total dos aliados e apoiadores do prefeito ACM Neto (DEM) sobre a greve dos servidores municipais, cobrando reajuste de salários. “Os mudos de hoje compõem o mesmo time que na eleição municipal do ano passado criticou duramente o governo do estado”, disse Pelegrino.

Em Conquista
Os pré-candidatos Luiz Caetano, Walter Pinheiro e José Sérgio Gabrielli participaram no ultimo sábado, em Vitória da Conquista, de encontro regional do partido. O evento foi considerado um dos mais concorridos entre os organizados pelo Diretório Estadual. Na pauta, uma avaliação do governo Wagner e também as estratégias em torno da sucessão de 2014. “Estou muito satisfeito em ter a oportunidade de ouvir as ideias dos companheiros pré-candidatos e também debater junto aos militantes esse processo”, declarou Caetano.

Presença
Junto aos pré-candidatos, participaram do encontro o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, além de prefeitos de municípios vizinhos, vários deputados federais e estaduais, vereadores e lideranças petistas da região.. passou o Dia das Mães com a família. Isnard ficará 15 dias afastado das atividades parlamentares.

Comentários