QUEM AVISA, AMIGO É: Cuidado! As licitações estão sendo o "Calcanhar de Aquiles" de ex-prefeitos

ILHÉUS: MP ACIONA EX-PREFEITO POR FRAUDE EM PROCEDIMENTO LICITATÓRIO E NEPOTISMO CRUZADO

Newton-Lima

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil de responsabilidade por atos de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Ilhéus, Newton Lima Silva, o vereador Valmir Freitas do Nascimento e seu irmão Vanildo Freitas do Nascimento, as empresas AR Ramos Pereira Comércio de Gás e W.I. Telecomunicações e Informática, e contra os servidores municipais Silvan S. Oliveira, Carlos José Silva Moraes e Alda Maria Silva Ramos.

A ação, ajuizada pela promotora de Justiça Karina Cherubini, foi motivada por comprovação de fraude em licitação, com participação da comissão de licitação, e de nepotismo cruzado. “Ficaram evidenciados atos de improbidade administrativa, com lesão a princípios administrativos e dano ao erário”, afirmou a promotora de Justiça.

Ela explicou que o Município de Ilhéus realizou o procedimento de carta-convite, tendo como objeto o recolhimento de lixo no distrito de Inema. O convite foi enviado para as empresas A.R Ramos Pereira M.E.; Litorânea Terraplanagem; Luiz Alberto Santos Brito; e WI Telecomunicações. Segundo informações constantes na ação, a vencedora foi a empresa A.R. Ramos Pereira, pelo valor de R$ 64.120,00.

Por outro lado, o outro sócio da W.I. Telecomunicações é Edson Nascimento, também irmão do vereador Valmir. “Os laços de parentesco comprometem a impessoalidade do certame e não garantem o sigilo das propostas. Ao contrário, favorecem o vazamento de informações e conduzem contratos públicos para o regime de administração familiar”, afirmou Karina Cherubini.

Outro fato relacionado à fraude e ao direcionamento da licitação foi a nomeação de parente de membro do Poder Legislativo para atuação no Poder Executivo de Ilhéus, complementou Karina Cherubini.

Assim, Vanildo Nascimento, irmão do vereador Valmir Nascimento, foi nomeado para cargo em comissão, sem concurso público, pelo então prefeito municipal de Ilhéus, Newton Silva, “em claro nepotismo cruzado”.

Comentários

  1. Lá tem HOMENS de coragem que denunciam, aqui ninguém fala nada!!!! Todo mundo tem medo de tudo, nunca vi. Os vereadores da oposição só tem um que abre a boca, a situação só quer saber de lamber o saco do prefeito, outros são covardes só ficam em cima do muro na frente do povo fala uma coisa e por trás só pensam em seus umbigos. O povo tem medo de se manifestar, então meu amigo Itarantim vai ser sempre assim esse descaso com o nosso dinheiro e nada vai acontecer...
    Tá tudo muito bom, tá tudo muito bem, mas realmente......

    ResponderExcluir
  2. Aqui a família do Dr. todinha está trabalhando e os vereadores não estão nem ai, acham normal... Ah vá a merda essa cambada de incompetentes!!!!! Denunciem ao MP, façam alguma coisa!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quá amigo todos querem ficar bem com o prefeito e ganhar o seu salário no final do mês, o povo é que se lasque!!!!!! Ficam ai na rua com essas carinhas de anjo e só metendo ferro no povo... Podem ver se na família desses vereadores não estão a parentada toda trabalhando, então eles vão falar mal do Prefeito onde????? Nós que temos que nos mobilizar, ir para as ruas, protestar, se não!! Daquela Câmara não sai nada, só enganação.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.