ITARANTIM: PREFEITO PAULO FERNANDES PEDE A REATIVAÇÃO DO GALPÃO DA AZELÉIA


Preocupado com a situação de centenas de famílias itarantienses que convivem com o desemprego causado pelo fechamento da unidade da Vulcabras/Azaleia, o prefeito de Itarantim, Dr Paulo Fernandes, vem intensificando suas cobranças ao Governo do Estado, na busca de uma solução imediata para o problema.
paulo e waner
Na manhã desta segunda-feira, 04, participou de uma audiência com o governador Jaques Wagner, na capital do estado, acompanhado pelo deputado federal José Carlos Araújo (PSD). Segundo o prefeito, a economia da Região Sudoeste está sentindo muito os efeitos da redução das atividades da fábrica de calçados. O prefeito disse, que não vai descansar enquanto não ver o galpão deixado pela Azaleia ocupados por outras fábricas, que farão uso da mão de obra qualificada existente no município.
O desemprego em Itarantim foi um dos principais temas da agenda do prefeito Dr Paulo Fernandes, nestes últimos dias. Em sua fala na reunião, o governador falou sobre o problema do desemprego na região. De acordo com ele, a concorrência com os produtos asiáticos prejudicou o pólo calçadista na Bahia, mas que ele está trabalhando para que até o ano que vem, os galpões fechados sejam reocupados por outras empresas. Da Ascom

Comentários

  1. Até quando Itarantim vai ficar refém desse galpão? Tá na hora de correr atrás de outras fontes de renda para a população. Incentivo à agricultura; aumento da produção de laticínios; beneficiamento dos minérios aqui extraídos etc. E o que dizer da 7 - NEFELINASSIENITO DE ITARANTIM?

    CARACTERÍSTICAS: A nefelina é um insumo mineral de largo emprego industrial na fabricação de vidros e produtos cerâmicos. O Canadá e a Noruega são praticamente os únicos produtores mundiais, enquanto os Estados Unidos e a Europa Ocidental são os maiores consumidores. O depósito, situado no Município de Itarantim, no sudoeste do Estado da Bahia, em sete áreas de titularidade da CBPM, com 5.782,57 hectares, compreende um maciço de biotita-nefelina-sienito com 16km de comprimento, largura variando de 3 a 12km e elevação máxima de 300 metros em relação ao terreno circundante. Nos corpos pesquisados, que constituem apenas uma pequena parte do maciço sienítico, foram dimensionadas reservas da ordem de 55,15 milhões de toneladas, das quais 2,65 milhões são de reserva medida (Serra do Felícimo) e 52,5 milhões de reserva indicada. A parte central do maciço alcalino, ainda não pesquisada em detalhe, sugere um potencial superior a 200 milhões de toneladas. A composição mineralógica média dos corpos pesquisados é a seguinte: K-feldspato (30-36%); albita (27-35%); nefelina (23-24%); carbonato (2-3%); minerais contendo ferro, principalmente biotita, com menor quantidade de ferro-hastingsita e magnetita (8-10%) e traços de apatita, titanita e zirconita. O minério do depósito foi submetido com sucesso a testes de beneficiamento e ensaios tecnológicos. Como resultados foram obtidos produtos com valores médios de 61% de sílica, 22% de alumina, 13,6% de álcalis e menos de 0,1% de ferro total, que atendem, portanto, às especificações exigidas pelas indústrias de vidro e cerâmica. Por se tratar de uma jazida de classe mundial, o empreendimento mínero-industrial para produção de nefelina poderá suprir, além de uma indústria de vidros associada ao próprio empreendimento, todo o mercado nacional, seguindo a estratégia de promover a substituição do feldspato.

    Os depósitos de Nefelina Sienito de Itarantim e da Areia de Alta Pureza de Santa Maria Eterna, são jazidas de classe mundial que distam entre si aproximadamente 120km, e constituem insumos minerais essenciais para a produção de vidros planos e vidros especiais. Ensaios industriais de produção de vidro plano utilizando a areia de alta pureza de Santa Maria Eterna, juntamente com a nefelina da jazida de Itarantim, resultaram em excelentes produtos, que superam em qualidade as mais rígidas especificações industriais.

    http://www.cbpm.com.br/paginas/prospectos.php

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, só quando nascer o homem ou a mulher. Que vai governar esta terra, para de fato vermos o potencial desta terra ser explorado. Estes políticos que chegaram ao poder só pensam em se, e
      em fazer politicagem. Nós sabemos que o Brasil no geral sofre do mal da incompetência. Ufa!

      Excluir
  2. E a rodoviária? Quando vai sair a reforma?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.