PUBLICIDADE

RAIO LASER/tribuna da bahia

Coluna do dia 03/12/2013

Novidades
Ao contrário do que se fala, a escolha de Rui Costa como candidato do governo à sucessão estadual não levou a oposição a tentar antecipar sua candidatura. Por um motivo simples: os líderes oposicionistas não confiam na viabilidade do nome petista, motivo por que apostam que muita água ainda pode rolar debaixo da ponte, podendo permitir a emergência de nomes e composições mais interessantes do que se imagina. Por enquanto, não se falam de nomes, além daqueles que já estão postos. Mas a referência às possibilidades do surgimento de novidades tem movimentado muitas conversas de bastidores no campo das oposições. Portanto, é aguardar para ver se novidades realmente surgirão.

Força
ACM Neto decidiu dar um chega para lá na pressão do PMDB pela definição da candidatura das oposições já. Anunciou alto e bom som que só fala em candidatura depois do Carnaval. Em outras palavras, o prefeito de Salvador está consciente de sua força e poder e não quer que a discussão sobre o assunto atrapalhe o projeto de unidade das oposições.

“Minha cara” I
A base de apoio ao governador Jaques Wagner (PT), ao que tudo indica, não é tão aliada assim. Enquanto a senadora Lídice da Mata (PSB) é praticamente empurrada a disputar o governo e formar palanque para o PSB nacional, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), coloca seu nome ao governo em troca de um pedido de convite para a vice, agora foi a vez do PP. O deputado federal João Leão (PP) revelou ter interesse em disputar as eleições de 2014 como candidato ao Senado. 

“Minha cara” II
Mesmo sabendo que o governador quer o nome do vice Otto Alencar, fez questão de dizer: “O Senado é a minha cara”, durante entrevista à rádio Tudo FM, e refutou a possibilidade de ocupar a vaga de vice-governador, única vacância na chapa majoritária. “Eu não quero ser vice. Isso não me atrai, gostaria muito de concorrer ao Senado, mas isso não é uma decisão minha, é uma decisão partidária”

Unidade
O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) voltou a defender a unidade das oposições para as eleições de 2014 e afirmou que existem condições de vitória se os partidos que fazem oposição ao governo se mantiverem unidos. O tucano ainda acrescentou que até março do ano que vem, quando deverá ser definido o candidato oposicionista, a oposição tende a crescer e citou o nome do pré-candidato João Gualberto. “Temos viajado por toda a Bahia e observamos aumentar a aceitação ao seu nome”, disse o deputado.

Vão cobrar
Após intensa disputa judiciária, envolvendo shopping centers de Salvador de um lado, e, de outro, Sucom, o Ministério Público e a Abasce – Associação Brasileira de Shopping Centers, o Supremo Tribunal Federal confirmou a legalidade da cobrança pelo uso do estacionamento em shoppings. O fundamento jurídico da decisão é o de que compete privativamente à União legislar sobre matéria de Direito Civil, nos termos fixados pela Constituição Federal.

Obstrução
A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia promete manter a estratégia de obstrução nas próximas votações dos projetos do Executivo na Casa. Segundo os líderes, “o governo não cumpre nada que acorda”. Portanto, essa seria a resposta. “Esperamos que eles acenem, pelo menos, para que as emendas impositivas sejam aprovadas, dando um pouco mais de dignidade ao Legislativo baiano”, disse o vice-líder Carlos Gaban (DEM), defendendo a PEC do Orçamento, que obriga o Executivo a pagar as emendas parlamentares individuais apresentadas ao orçamento. No texto é proposto que 1% da receita do orçamento líquido do Estado seja destinado aos 63 pares.
Estacionamentos
O ministro Luiz Fux, com base em diversos precedentes do Supremo, rejeitou a tese do município de Salvador e  julgou improcedentes os Recursos Extraordinários que haviam sido interpostos pela Sucom e pelo Ministério Público contra o acórdão unânime do Tribunal de Justiça da Bahia, garantindo aos shopping centers o direito de cobrar pelo uso dos estacionamentos. “Agora é definitivo. A decisão já transitou em julgado, ou seja, contra ela não cabe mais recurso”, garante o advogado Marques Neto
Novo canal
Tem petista que continua comemorando a escolha do nome de Rui Costa para o embate nas eleições de 2014, em defesa do projeto do PT na Bahia. A participação do deputado Valmir Assunção no processo de escolha, pelo que dizem, deve abrir um novo canal de diálogo para renovar as forças políticas com diversos setores dos movimentos sociais que acompanham o parlamentar. Há quem diga na equipe de Valmir que os movimentos LGBT, negro, dos sem-terra e da juventude participaram diretamente da escolha, colocando Valmir como condutor desse papel que, cada vez mais, se torna central no PT. 

Derrota política
O prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), sofreu uma derrota inesperada na Câmara Municipal ao não conseguir número suficiente de votos para cassar o mandato do vereador Ricardo Pimentel (PROS), atual opositor ao governo local. O quórum necessário para aprovar o Relatório Final da Comissão Processante, que pediu a cassação do mandato do edil, seria de 2/3, ou seja, 10 votos dos membros do Poder Legislativo. Entretanto, de acordo com informações, o gestor, em reunião de “convencimento” no seu gabinete, só conseguiu o apoio de sete vereadores.

Antecipação
O deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) usou o Facebook ontem para comentar a decisão do governador Jaques Wagner (PT) de escolher seu chefe da Casa Civil, Rui Costa, para candidato à sucessão estadual faltando 13 meses para o encerramento do seu mandato. Sem citar o nome de Rui, Jutahy disse que Wagner “rendeu o PT e seus aliados indicando seu preferido como candidato ao governo” e lamentou a antecipação da campanha eleitoral, para completar com a frase em letras maiúsculas: “CHEGA DE PT”.



Comentários