RAIO LASER/tb

Coluna do dia 27/12/2013

Movimento do PP 
O PP, partido dirigido na Bahia pelos deputados federais Mário Negromonte e João Leão, não vai ficar parado, de braços cruzados, esperando o governador Jaques Wagner (PT) montar a chapa encabeçada por Rui Costa sem contemplá-los. Ao que tudo indica, a vice de Rui deve ficar com o deputado estadual Marcelo Nilo, do PDT, figura da maior proximidade com o governador. O problema é que tanto Mário quanto Rui acham que a vaga de vice deve ficar com o PP, de preferência, ocupada por um deles. A ideia de compensá-los com uma vaga em um dos Tribunais de Contas do Estado ou dos Municípios não estaria motivando nenhum dos dois. A pedida do PP, dizem a amigos, é muito maior.

Contatos 
No vácuo da indefinição de Paulo Souto (DEM) com relação à candidatura ao governo do Estado, José Carlos Aleluia, secretário municipal de Transportes, aumenta o passo e amplia conversas com amigos e potenciais apoiadores, colocando-se como alternativa para a sucessão estadual. A receptividade ao nome do secretário tem sido considerada excelente.

Cobrança
Apesar de vários políticos governistas terem dado as caras em Lajedinho logo no momento em que houve a tragédia decorrente das chuvas que mataram cerca de 20 pessoas, até agora não chegaram à cidade os recursos necessários à reconstrução das casas que foram engolidas pelo rio. Moradores do município estão cobrando a ida a Lajedinho daqueles que anunciaram estar mobilizados.

Versão
Aproveitando a passagem de Dilma Rousseff para período de descanso na Bahia, deputados oposicionistas fizeram divulgar ontem especulações segundo as quais tanto ela quanto o ex-presidente Lula teriam pedido ao governador Jaques Wagner para que lançasse candidato ao governo o atual vice, Otto Alencar (PSD), que disputará vaga ao Senado. No governo, a especulação foi ignorada.

Sucessão
A presidente Dilma Rousseff fez ontem movimento no sentido de receber, no período em que estiver descansando em Inema, o governador Jaques Wagner. A presidente quer saber o que anda acontecendo na Bahia, em especial como está o candidato governista, Rui Costa, e a montagem da chapa com que os aliados de Wagner disputarão a sucessão estadual.

Na mira
Depois de afirmarem à coluna anteontem que Geddel Vieira Lima fazia jogo de cena quando afirmava que pedira sua demissão de uma diretoria da Caixa mas permanecia no cargo, petistas voltaram ontem a carga contra o candidato do PMDB a governador, que resolveu pedir sua demissão à presidente pelo Twitter. Para a turma do PT, quem quer deixar um cargo sabe que expediente usar

Pedido
O vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, resolveu utilizar um caminho diferente para reforçar o seu pediu de exoneração do cargo. Em sua conta do microblog Twitter, o peemedebista afirmou que a solicitação já se encontra “nas mãos” da presidente Dilma Rousseff. “Cara Presidenta Dilma, por gentileza, determine publicação minha exoneração função q ocupo, e cujo pedido já se encontra nas mãos de V Excia”, escreveu.

De boa
Durante a sessão de ontem na Assembleia Legislativa, a última do ano, o presidente do Poder, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), mostrou mais uma vez porque manda bem com relação aos colegas de Parlamento e junto ao governo, motivo porque seu nome é considerado a dia de hoje o mais forte para disputar a vice na chapa encabeçada por Rui Costa.

Lá e cá
O deputado estadual Bruno Reis (PMDB) está cada vez mais próximo dos irmãos Vieira Lima. Entretanto, segue como articulador fundamental da gestão do prefeito ACM Neto entre os vereadores e principais lideranças comunitárias. Reis pavimenta a candidatura à reeleição com o apoio de vereadores importantes da base do prefeito, a exemplo de Léo Prates (DEM). 


Cobrança
 O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Luciano Simões, subiu à tribuna da Casa ontem para chamar a atenção sobre o "calote" que os professores e outros funcionários contratados pelos regimes de Prestação Temporária de Serviço (PST) e Especial de Direito Administrativo (Reda) temiam em sofrer do governo estadual..
Bem colocado
Segundo a Veja, através de uma publicação chamada de “ranking do progresso”, o deputado federal Luiz de Deus (DEM) seria um dos parlamentares mais atuantes no Congresso. Com nota 7,4, o deputado ocupa a 15ª colocação. Ao todo, são analisados nove eixos considerados fundamentais para que se alcance tal objetivo – da diminuição da carga tributária ao aprimoramento das relações entre empregadores e empregados.

Taxas na saúde
O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Carlos Gaban (DEM), voltou a criticar ontem a criação, por parte do governo do estado, de ‘taxas abusivas’ no âmbito da Secretária estadual da Saúde. “Como se já não bastasse a criação da taxa de incêndio, o governo do PT vem agora, através do projeto de lei, querer criar várias outras taxas com as pelo exercício do poder de polícia e as pela prestação de serviços na área do Poder Executivo”, contestou Gaban. 
Valorização
A Prefeitura de Salvador convoca todos os professores e gestores da rede municipal de ensino para o Encontro pela Valorização da Educação, que será realizado hoje, às 10h30, no Hotel Fiesta. Na oportunidade, o prefeito ACM Neto vai divulgar o valor do abono que será pago aos profissionais da educação em janeiro e fará a entrega simbólica de notebooks para cerca de seis mil professores. O abono visa cumprir a meta de aplicar 25% da arrecadação anual em educação, definida pela Constituição.

Empregos
O número de empregos formais na Bahia cresceu 3,42% em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) na última semana aponta ainda que 7.962 novos postos de trabalho com carteira assinada foram gerados no estado no último mês. Os números positivos confirmam a Bahia como o estado de maior geração de vagas no mercado de trabalho formal da região Nordeste, acumulando um total de 59.624 vagas ao longo do ano de 2013. Para o deputado estadual Yulo Oiticica (PT), o desempenho favorável aponta a estruturação do governo Wagner como responsável dos bons frutos. 

Interior
Ainda segundo os dados divulgados, foi no interior baiano que surgiu o maior número de empregos durante o ano de 2013. Entre as cidades com melhor colocação estão Salvador, com o saldo de 20.240 empregos; Feira de Santana, com 4.673, e Maragogipe, com o saldo de 3.811. Para Yulo Oiticica, esse é o maior exemplo de descentralização da atividade econômica na Bahia. “Ultrapassamos estados importantes, como Pernambuco, que ocupa a terceira colocação no ranking. E hoje temos três cidades baianas em posição de destaque”, justificou. 

Multiplicadores
O deputado federal Marcos Medrado, presidente estadual do SDD (Solidariedade), reúne lideranças políticas do subúrbio ferroviário de Salvador no próximo sábado, dia 28, em sua residência, em São Thomé de Paripe. O objetivo do encontro é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido na Casa Civil pelo candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa. A expectativa é que o encontro sirva também para aproximar o petista das lideranças que atuarão como multiplicadores na próxima eleição.

Em alta
O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, termina o ano de 2013 em alta com o prefeito ACM Neto, principalmente depois que conseguiu fechar parcerias com a iniciativa privada para o Réveillon de quatro dias na cidade e o Carnaval. Graças a esses apoios, a Prefeitura não vai gastar praticamente nada com as duas festas. E tem mais: o secretário deve assumir, em 2014, a importante tarefa de comandar a requalificação do bairro boêmio do Rio Vermelho. 

Minha Casa
O governador Jaques Wagner inaugura hoje, em Feira de Santana, o residencial Solar Jardim das Oliveiras, um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que vai realizar o sonho da casa própria para 520 famílias (mais de 2.080 pessoas). Foram investidos R$ 21,3 milhões pelo Governo Federal, com contrapartida de R$ 40,2 mil do Governo do Estado.


Comentários