RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 21/01/2014

Vaga disputada 
Em viagem à Ásia,  o governador Jaques Wagner retorna com novo abacaxi para descascar. A tão disputada vaga de vice na chapa encabeçada pelo petista Rui Costa ganha novo pretendente. Além do PDT e PP, o PCdoB anuncia de forma oficial que também vai brigar pelo cargo e já trabalham com a possibilidade  de apresentarem o nome da deputada federal Alice Portugal como candidata a vice-governadora na chapa petista. A opinião é de que a chapa majoritária, que já tem definidos os nomes dos candidatos a governador e senador, Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD), precisa de uma mulher para torná-la mais atraente e competitiva. Uma mulher, de perfil progressista, que tenha canal de diálogo com os movimentos sociais e prestígio político. Com isso, foi deliberado que a Direção Estadual deverá intensificar os debates com as demais forças políticas com o objetivo de construir uma chapa mais afinada com os movimentos populares organizados, contemplando a presença feminina no cargo a vice de Rui Costa.

Chão da Bahia
A ex-ministra Eliana Calmon disse ontem, em entrevista à Metrópole, que não está preparada para enfrentar a guerra política que começa agora e vai até o dia 7 de outubro, quando acontecem as eleições para escolha do presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Sobre as críticas de que é inexperiente na política eleitoral, Eliana mandou recado: “Subir no palanque é a mesma coisa que correr os cartórios. Basta a primeira vez e a gente aprende”. Eliana disse ainda que conhece a Bahia “intelectual”, mas quer agora “conhecer o chão” do Estado.

Tô fora
Fontes próximas ao prefeito ACM Neto garantem que ele sequer cogita se envolver nos conchavos que estariam em curso para garantir a participação, em espaço nobre, do bloco de uma determinada cantora no Carnaval de Salvador deste ano. Neto não deu carteirada nem vai dar sinal verde para quem quer que seja furar a fila no desfile momesco, asseguram fontes próximas ao prefeito. Postura austera, aliás, que vem mantendo desde o começo de sua gestão. Oficialmente ou através de sua assessoria de imprensa, ele nada falou. Pelo sim pelo não, o MP está atento a qualquer manobra nesse sentido.

Calçadas
E por falar no prefeito ACM Neto, ele lança hoje, às 15h, no Palácio Thomé de Souza, o programa “Eu curto meu passeio - Salvador acessível a todos”, que visa recuperar as calçadas do município. A meta é atingir 120 km de passeios até 2016. A expectativa é que o prefeito detalhe o investimento e anuncie a forma como a Prefeitura irá atuar para cobrar do cidadão a recuperação das calçadas privadas. Caberá à Desal reconstruir os passeios públicos e à Sucom, fiscalizar e cobrar e a recuperação dos passeios privados da cidade.

Elogios socialistas
À noite, em entrevista à rádio Itapoan, a ex-ministra Eliana Calmon teceu garbosos elogios ao primeiro ano de gestão do prefeito democrata ACM Neto. Para Eliana, o democrata vem fazendo o que pode e se diz “orgulhosa pelo que Neto está proporcionando”. “[O prefeito] tem demonstrado uma disposição extraordinária para a mudança. Estou admirada, também, com a descentralização das obras proporcionada pelo prefeito. Para quem encontrou uma cidade que foi abandonada e praticamente destruída, ele está fazendo o que pode”, declarou.

Mas nem tanto
Na mesma entrevista, a ex-ministra criticou a administração do governador Jaques Wagner.  “Parece um bom político, mas como gestor a minha impressão é a de que ele deixou muito a desejar”, avaliou. Eliana Calmon também comemorou o resultado do julgamento dos réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão. “O Brasil inaugurou uma era. O STF mostrou que mesmo os que têm sustentação política podem ser presos. A lei não é feita só para pobre; é para todos, inclusive, para os poderosos”.

Mulher na vice
Questionado sobre a presença feminina na chapa, Rui Costa disse ontem que continua ouvindo os partidos e que ficou feliz com a possibilidade de uma mulher compor a única vaga em aberto. Atualmente, disputam a vaga, os deputados Marcelo Nilo (estadual, do PDT) e Mário Negromonte (federal, do PP). “Quando entrou a questão do debate de ser uma mulher [para vice], eu gostei, principalmente, por ter deixado de ser um debate apenas de nomes de pessoas. No meu entender, a chapa tem que ter uma característica com base em seu perfil. De alguma forma tenho tentado alimentar isso”.

Valor
De acordo com o presidente do PCdoB na Bahia, deputado Daniel Almeida, o partido tem observado a indicação do nome de Alice Portugal na chapa. “Respeitamos os outros nomes expostos. Mas, a escolha de Alice não é apenas mais um nome. É para preencher o critério de ter uma mulher na chapa. Isso agrega valor, melhora a dinâmica da composição e atrai setores da sociedade que precisam ser levados em conta, como o funcionalismo”, declarou. Com a palavra Marcelo Nilo e Mário Negromonte Jr., que há muito brigam pelo posto. 

Ajuda de peso 
De acordo com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a partir de março deste ano, o ex-presidente Lula vai intensificar as visitas para fortalecer os pré-candidatos do partido para as eleições de 2014. Com isso, o secretário da Casa Civil, Rui Costa, pode ser beneficiado. “O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma cumprem um papel decisivo. Inclusive, é um elemento importante nessa campanha, que também vai ajudar ao Rui Costa”, disse.

Movimentos 
“Eu acho que cada vez mais o PT tem que se aproximar dos movimentos sociais, evidentemente que sem aparelhismo, garantindo a autonomia, a independência dos movimentos, como é da nossa tradição fundadora. Tenho tido com Valmir Assunção uma relação política muito proveitosa, cresceu no meu respeito e na minha avaliação”, afirma o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Passando o bastão 
O prefeito de Salvador, ACM Neto, selou seu apoio  à candidatura à deputado federal do presidente estadual do DEM, Paulo Azi. Durante discurso no aniversário de Azi, no final de semana, em Entre Rios, ACM Neto destacou que naquele momento passava o bastão de parlamentar federal para o aliado, com a certeza de que seria o candidato mais votado da Bahia.  

Interesse
O deputado estadual Joseildo Ramos (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, comemorou ontem o interesse dos partidos da base pelo posto de vice na chapa governista. “Isso mostra a força do nosso projeto e do candidato. Caso contrário, a disputa não seria sadia e tão intensa”, argumentou. 

Papel político
Sobre a entrevista do ex-secretário Eduardo Salles ontem na Tribuna, que defendeu o nome do PP (Mário Negromonte) para a vaga de vice na chapa majoritária encabeçada pelo petista Rui Costa, o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr. disse que Salles está fazendo seu papel de político. “Salles está fazendo uma boa campanha para deputado. Como um bom marqueteiro, está puxando para o partido dele. Mas é importante que se diga que essa questão só vai ser decidida depois do Carnaval e pelo governador”. 

Chapa 
O vice-presidente do PDT de Salvador, Alderico Sena, defende a candidatura do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, como o vice na chapa do petista Rui Costa. Alderico Sena disse que Marcelo Nilo preenche todos os requisitos por ser o deputado estadual mais bem votado nas eleições de 2010, presidente do Legislativo por quatro vezes e ser um municipalista por convicção política.

Mudança de rumo
A vereadora de Salvador, Eron Vasconcelos (Tia Eron, do PRB), disse ontem que vai disputar uma vaga na Câmara Federal na próxima eleição, e não à Assembleia Legislativa, como previsto anteriormente. Ao site de Uziel Bueno, Eron destacou que a mudança foi uma “escolha do grupo” e que seguirá a determinação do partido. A expectativa da vereadora é poder levar a bandeira de gênero e raça para a Câmara Federal. Além de Eron, as apostas do PRB, leia-se Igreja Universal do Reino de Deus, é na reeleição dos deputados Acelino Popó Freitas e Bispo Márcio Marinho. 

Posse na quarta
O PR assume amanhã o comando da Secretaria estadual de Turismo. A solenidade acontece no prédio da Desenbahia, às 10h. O titular da pasta, Pedro Galvão, vai para o lugar de Domingos Leonelli, que é do PSB e se afastou por fazer parte de outro projeto, o de Lídice da Mata como governadora. Leonelli vai concorrer a uma vaga na Câmara Federal. 

Cerco
Dando mostras que quer mudar a atual imagem do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tão criticada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o presidente em exercício, desembargador Eserval Rocha, determinou que todos os servidores ocupantes de cargos de provimento temporário no âmbito do Poder Judiciário, ainda que ocupantes de cargos de provimento permanente, apresentem-se pessoalmente na Chefia de Gabinete da Presidência para preencher declaração de onde se encontram lotados e o local em que desenvolvem suas atividades. Tais servidores deverão se apresentar até o dia 24 de janeiro e, na oportunidade, deverão anexar uma declaração do gestor da unidade em que exercem suas atividades, sobretudo, com a regularidade da frequência no último ano. 

Andar com fé
O vereador Tiago Correia (PTN), presidente da Comissão de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Câmara de Salvador, vai se reunir com o arcebispo de Salvador, d. Murilo Krieger, para pedir o seu apoio na criação na temporada de caminhada até a Igreja do Bonfim. A ideia do vereador foi aprovada pelo prefeito ACM Neto, durante a festa do Bonfim, na última semana. “Minha intenção é incluir no calendário de eventos da prefeitura o roteiro de caminhadas até a Colina, o que estimularia ainda mais o fluxo turístico na cidade, pois é uma época que antecede o Carnaval”.

Comentários