RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 24/01/2014

Empenho
Há forte especulação na praça de que o prefeito ACM Neto (DEM) está pessoalmente empenhado em convencer o ex-governador Paulo Souto a disputar o governo contra o candidato petista Rui Costa. Para isso, tem buscado se aproximar principalmente do filho de Souto, o deputado federal Fábio Souto, através de amigos comuns que compartilham da ideia de que, de fato, embora haja bons nomes no campo oposicionista, o do ex-governador é o que mais destaca, principalmente pelo currículo, a bagagem pessoal e profissional, o governo que realizou na Bahia e o histórico de respeitabilidade que conquistou em largos setores da sociedade baiana, muitos dos quais defendendo abertamente seu nome para governador.

Destaque 
Entre os secretários de Jaques Wagner que deixarão o governo para poder disputar as eleições deste ano, aquele que mais se destacou pela escolha do sucessor foi, sem dúvida, Otto Alencar, que é também vice-governador e concorrerá ao Senado pelo PSD na chapa do petista Rui Costa. Trata-se de Marcus Cavalcanti, que é concursado como gestor público do Estado, foi superintendente da Sucab, da Sudesb, do Tribunal de Justiça, além de Superintendente de Transportes e subsecretário na Seinfra. Cavalcanti é engenheiro mecânico e considerado figura muito competente, além de ser de total confiança de Otto. 

Apoio
O secretário-geral do PSB, Rodrigo Hita, ganhou um reforço de peso para sua caminhada rumo à Assembleia. Trouxe o ex-chefe de gabinete da Setur, João Carlos Oliveira, para coordenar a sua campanha para deputado estadual. Hita coordenou a campanha de Leonelli em 2010 e “obteve” 30 mil votos para o ex-secretário do Turismo no interior.

Levantamento
Rui Costa já mandou fazer um levantamento completo sobre os pontos fortes e fracos de sua candidatura ao governo, contratando uma assessoria respeitável. O resultado da pesquisa deverá ajudar na montagem do plano de governo, mas não só isso. Deve colaborar principalmente com a definição da política de comunicação do candidato do PT na campanha.

Atenção
Uma prova de que a escolha de Otto Alencar para o Senado só tem ajudado à escalada da chapa governista é a quantidade de lideranças do interior que têm procurado dia sim e outro também o vice-governador para anunciar que vão com ele para o Senado e com Rui Costa, candidato do PT, para o governo. Como sempre, o candidato ao Senado atende a todo mundo, não importa a hora.

Prazo
Não procede a informação segundo a qual o candidato a vice de Rui Costa será conhecido assim que o governador Jaques Wagner retornar de tour pela China e países asiáticos. A amigos, com os quais conversou ontem ao telefone, Wagner disse que mantém o prazo de só definir o assunto quando achar mais conveniente, isto é, depois do Carnaval.

Candidato
Correndo por fora como pré-candidato ao governo, na expectativa de que Paulo Souto possa se decidir por não concorrer ao governo, José Carlos Aleluia, atual secretário de Transportes de Salvador, não perde a oportunidade de registrar que está no páreo e que pode desempenhar o papel de candidato desde que o prefeito ACM Neto concorde com a ideia.

Na Barra 
E por falar no secretário Aleluia, ele disse ontem que a reestruturação das linhas de ônibus com destino à Barra, que terá início a partir deste domingo, será para ampliar ainda mais o acesso dos moradores de bairros distantes à localidade. Aleluia explica que a medida vai aumentar a frequência dos ônibus nos pontos, com a redução do percurso, o que significa maior número de viagens para transportar mais pessoas. “Na Lapa, os passageiros de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande terão à disposição linhas circulares, com três roteiros diferentes para a Barra, que passarão de 10 em 10 minutos, gerando mais rapidez no transporte, usando o Bilhete Único”.

No passado 
O secretário da Indústria e Comércio, James Correia, confirmou a determinação do governador Jaques Wagner de que o governo não vai interferir na eleição para a presidência da FIEB, marcada para o próximo dia 28. “O governador é um republicano, assim como eu e todos os seus auxiliares, embora tenha ouvido todos os presidentes de sindicatos que me procuraram, até mesmo por força da pasta que ocupo. E mais uma vez, como nas eleições anteriores, o governo não irá se meter. Interferência do poder econômico, do poder político, eleições de cartas marcadas e do bolso do colete são coisas que devem ficar no passado”.

Medalha
Os desembargadores Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e Osvaldo Almeida Bomfim receberam, ontem, em sessão solene, as Medalhas do Mérito Judiciário e os diplomas correspondentes. A condecoração, realizada no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, foi conduzida pelo presidente em exercício, desembargador Eserval Rocha.

Expectativa
Forte expectativa cerca a atuação do substituto de Cícero Monteiro, Manoel Ribeiro, na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O homem tem fama de tocador de obras, mas seu currículo até agora tinha estado restrito à área privada, onde, aliás, sempre foi muito bem-sucedido. A dúvida é se vai repetir a perfomance na área estadual.

Para Cuba
O novo secretário da Saúde do estado, Washington Couto, foi convidado a fazer parte da comitiva da presidente Dilma Rousseff que irá a Cuba neste final de semana, junto com o atual ministro Alexandre Padilha e o sucessor, Arthur Chioro. A comitiva presidencial vai tratar da ampliação do Programa Mais Médicos. No governo baiano, a expectativa é que o novo titular da Saúde leve um balanço do programa no Estado, que foi o mais contemplado com profissionais em 2013.
O número dois
Foi definido o nome do novo secretario-executivo do Ministério da Saúde. Será Fausto Pereira dos Santos, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS) no governo Lula e atual diretor de Regulação, Controle e Avaliação da pasta.

Oportunidade ou risco?
Com a fase de só love em que a bancada municipal do PT vive com o prefeito ACM Neto (DEM), vai ficar difícil a atuação da vereadora petista Vânia Galvão, que vai assumir a cadeira na Câmara no lugar de Edvaldo Brito (PTB). Há quem veja profundo isolamento para a vereadora no grupo. Mas há também quem ache que ela pode se destacar exatamente por isso.

Arrastão
“Até quando assistiremos na plateia ou seremos mais uma vítima da crescente ousadia da bandidagem em Salvador?” O questionamento foi feito ontem pelo vereador Euvaldo Jorge, presidente municipal do PP, após a Avenida Luis Eduardo Magalhães ter sido mais uma vez cenário de terror na última segunda-feira (20), quando bandidos armados roubaram diversos veículos na via. “O que mais me chamou atenção, além do atrevimento do grupo, foi ouvir o relato de várias pessoas que também foram vítimas nesta mesma região. Pareceu-me ser de conhecimento da grande maioria, e até mesmo da Polícia, que a avenida quando engarrafa oferece condições perfeitas aos assaltantes”

Conder
Após empossar o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, o PR aguarda agora a confirmação do novo comandante da Conder. Foi indicado pelos republicanos o engenheiro civil e de segurança Jorge Washington Pacheco Pereira, que é administrador de empresas e já exerceu diversos cargos importantes no setor público. O comentário é que se for por avaliação do currículo, seu nome já está aprovado. Pacheco Pereira já foi coordenador de Saneamento Básico do Estado, diretor da Sudic, dentre outras funções. 

Martelo
Hoje ele exerce o cargo de responsável técnico das obras da Fundação Paulo Jackson (TV Assembleia). Segundo fontes ligadas a esta coluna, o governador Jaques Wagner somente irá bater o martelo na próxima semana, após retornar de viagem oficial à Ásia. 

Desafios
Depois de ter se comportado de forma exemplar no exercício interino da Prefeitura de Salvador, Célia Sacramento (PV) tem seu nome cogitado no grupo governista municipal para outros desafios, além da calma e morna vice-prefeitura da capital baiana. Não duvidem se surgir novidades envolvendo o nome da vice que mora no coração de ACM Neto.

Camisa 
João Henrique, ex-prefeito de Salvador que se notabilizou por lutar contra a cobrança de taxas e impostos, provou que não usou marqueteiro para divulgar vídeo na internet contra a cobrança da taxa de estacionamento na capital baiana. Suas “fãs” acharam de um profundo mau gosto a camisa utilizada pelo ex-prefeito para falar à cidade.

Comentários