RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 30/01/2014

Desarrumação
Caso Paulo Souto (DEM) desista de concorrer à sucessão estadual, não será fácil colocar Geddel Vieira Lima (PMDB) como candidato ao governo em seu lugar, como acham que podem fazer a cúpula do Democratas e do PSDB. Isto porque se consideram a candidatura de Souto natural, pela performance que obtém nas pesquisas, setores do DEM e do próprio PSDB avaliam que não podem achar o mesmo com relação a Geddel. Nada indica que o secretário municipal de Transportes e Urbanismo, José Carlos Aleluia, do DEM, por exemplo, tem motivos para acatar a candidatura de Geddel como faria se Souto fosse o candidato. Uma prova de que a eventual saída de cena de Souto vai complicar o cenário para as oposições. 

Na Barra
O secretário de Relações Institucionais de Salvador, Pedro Godinho, realizou ontem uma reunião na Igreja de Santa Terezinha, na Barra, com os moradores do bairro, para discutir as intervenções que a prefeitura está fazendo na área, além do ordenamento do bairro. Estiveram presentes Paulo Hermida, representante da Casa Civil, a secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, além de moradores e representes das associações da Barra e da Graça.

Revitalização
E por falar na revitalização da Barra, o trecho da Avenida Oceânica, entre o Barra Center e o Farol, estará pronto neste domingo, dia 2, segundo informou a Odebrecht, empresa que realiza as intervenções no local. A execução das obras foi dividida em duas etapas. A primeira inclui o trecho que será entregue no domingo, além da área entre o Farol da Barra e o Forte Santa Maria, as ruas Barão de Sergy e Barão de Itapuã.

Transporte público
Quem disparou criticas quanto às últimas medidas da Prefeitura de Salvador, na tentativa de corrigir falhas no sistema de transporte, foi a vereadora Aladilce Souza (PCdoB). Segundo a comunista, “as medidas adotadas até aqui pela prefeitura beneficiam os empresários e penalizam mais a população. Não bastam estudos técnicos e opinião do empresariado apenas. A população tem que ser ouvida!”.

Representante
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), representou a Casa ontem na homenagem póstuma prestada pela Associação de Fomento da Otorrinolaringologia da Bahia (FOB) e pelo Instituto de Otorrinos Associados, Inooa, ao ex-deputado estadual Isaac Marambaia, falecido há quatro anos. Para ele, ao reverenciar a memória do homem que dedicou a vida à Bahia e aos baianos, o Inooa faz justiça e incentiva a todos que optam pela vida pública, a lutar em favor dos menos favorecidos.

Motivo
Soutistas identificaram o motivo porque o ex-governador teria voltado a esfriar com relação à candidatura ao governo. Seria a tentativa de intrigá-lo com o candidato do PSDB à Presidência da República, o senador Aécio Neves (MG), percebida através de Brasília, alegando que ele preferiria o nome de Geddel Vieira Lima, do PMDB, em detrimento do seu.

Responsável
Entre os defensores da candidatura de Paulo Souto ao governo, há o temor de que, se desistir da candidatura ao Executivo estadual, o ex-governador venha a ser responsabilizado pela derrota das oposições, uma vez que aparece com mais de 40% das intenções de voto ao governo, segundo pesquisas de intenções de voto encomendadas pelo seu próprio partido, o DEM.

Prefeito cassado 
O juiz eleitoral de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, Francisco Moleda de Godoi, cassou o prefeito e o vice-prefeito do município, Jabes Júnior (PDT) e Gerson Bonfantti (PCdoB), respectivamente, no último dia 28, por captação ilícita de sufrágio – compra de votos – na eleição municipal de 2012. O despacho também tornou o alcaide inelegível por oito anos. Apesar da decisão contrária, Jabes e Gerson se mantêm temporariamente no cargo até que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) julgue o processo. Caso o Tribunal confirme a sentença, o segundo colocado na ultima disputa municipal, Bira Lisboa (PMDB), assumira o cargo de prefeito.

Orla de Salvador
“Dois trechos da orla de Salvador estão passando por processos de requalificação. A Barra, onde as obras começaram no final do ano passado, e Paripe, que começou agora. Ótimo para os moradores e os turistas que visitam nossa cidade”. Segundo analisa o vereador Silvio Humberto (PSB), o que mais chama atenção é a diferença nos valores investidos nas duas áreas da cidade. Enquanto na Barra vai custar R$ 58 milhões, os serviços no subúrbio ferroviário são de R$3,5 milhões. Para o vereador, a discrepância entre os valores “é um atestado de como a prefeitura enxerga a cidade”. “São duas medidas utilizadas. É o subúrbio apenas para os suburbanos e a Barra para o resto do mundo”, criticou o socialista. 


Antes da posse
O advogado tributarista Edvaldo Brito se licencia este mês do mandato de vereador de Salvador para assumir a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia. No entanto, nesta sexta, às 18h, antes de sua posse, ele falará na Casa do Comércio, para explanar sobre os planos e desafios à frente da nova pasta. O palestrante será recebido pelo presidente da Fecomércio-BA, Carlos Amaral.

Prazo
O governador Jaques Wagner (PT) confessou a amigos ontem, por telefone, que não aguenta mais ser importunado na Ásia por causa da definição da candidatura a vice de Rui Costa. A cada nova informação sobre a montagem da chapa, Wagner é contactado direto do Brasil para saber o que está acontecendo. Pudera: ele disse que o assunto só seria definido em março.

Empregos
A prefeita Rilza Valentim comemorou a chegada da plataforma elevatória do B3 Estaleiro, em São Francisco do Conde, no início desta semana. A empresa vai produzir lanchas escolares no município. Cerca de 90% da produção será destinada ao estado do Amazonas. A B3 firmou parceria com a gestão para se instalar na cidade e recebeu a doação de um galpão, no bairro da Baixa Fria. Em contrapartida, empregará mão de obra local para a construção de 400 embarcações de aço. A previsão é gerar 70 empregos diretos e 140 indiretos. “Nossa expectativa é ampliar a produção e número de postos de trabalho, sobretudo porque o estaleiro, depois de plenamente implantado, fabricará embarcações de grande porte, inclusive para a Marinha”, disse a prefeita.

E os táxis?
Tem muito taxista esperando para ver o que o prefeito ACM Neto vai fazer para ordenar e fortalecer a atuação dos táxis na cidade. Os profissionais que rodam como taxistas na cidade dizem que falta apoio, incentivo. Muitos taxistas trabalham em carros alugados e reclamam dos altos preços cobrados pelos proprietários. Outro detalhe que muitos chamam a atenção é que há acúmulo de licenças nas mãos de poucos beneficiados. Taxistas em contato com a Tribuna pedem que o secretário José Carlos Aleluia volte sua atenção para o assunto.

PEN Guanambi
O Partido Ecológico Nacional, comissão de Guanambi, realiza no dia 1 de fevereiro, o seminário “O Destino do Nosso Lixo”, com as palestras: “Lei 12.305/2010 – Aterro Sanitário é a Solução para o Problema do Lixão?”, a cargo de Clério Moura, e “Usina de Tratamento de Resíduos Sódios”, com Licínio Lima (de Portugal) e Paulo César (Salvador). O presidente estadual do PEN, Uezer Marquez, estará presente ao lado de várias lideranças e autoridades da região, que já confirmaram presença.

Jorge Amado
A mais alta condecoração concedida pela Assembleia, a comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, será entregue aos familiares do escritor baiano Jorge Amado. A proposta do deputado Álvaro Gomes (PCdoB) foi aprovada na terça pelo colegiado. A matéria foi votada duas vezes: a primeira, por apenas um voto, chegou a ser rejeitada, na segunda, foi aprovada. Uma sessão especial na Assembleia dará a honraria aos herdeiros, porém a data ainda não foi definida.

PTB com Nilo 
O PTB declarou apoio ao nome do deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) para compor a chapa de Rui Costa na vaga que sobra: a vice. Desta forma, o PTB junta-se a outros partidos da base de sustentação do governador Wagner – PR, PSC e ao PSL –, que igualmente já expressaram a preferência pelo nome de Marcelo Nilo para a chapa liderada por Rui Costa, que contará ainda com a presença do vice-governador Otto Alencar (PSD) como candidato ao Senado. 

No páreo
O presidente estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN), Uezer Marquez, diz que é normal atender a convite de outros partidos para discutir candidaturas ao governo do estado nesse período, mas que o PEN na Bahia lançará o ex-deputado Luiz Bassuma como pré-candidato ao governo do estado. Bassuma foi convidado diretamente pelo presidente nacional da legenda, Adilson Barroso, que afirmou que o PEN já tem 178 pré-candidatos a deputados federal e estadual, número maior que o necessário para lançar chapa sem coligação e ainda, garantida a cota dos 30% para as mulheres, que é o grande problema dos partidos.

Igualdade
Foram aprovados pelos deputados estaduais baianos anteontem 209 projetos. Dentre eles, três promovem a igualdade e tiveram ativa participação do deputado estadual Bira Corôa: o que prevê a criação do Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT); o  projeto que institui,  no Estado da Bahia, a data 24 de novembro como o Dia do Sacerdote e Sacerdotisa de Religião de Matriz Africana; e o que institui a data 4 de abril como Dia Estadual Reverendo Martin Luther King Jr.

Comentários