RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHUA


Coluna do dia 27/01/2014

Confusão
Apesar do comportamento habitualmente muito reservado, o ex-governador Paulo Souto (DEM) conseguiu causar uma confusão de bom tamanho no seio do governo e do PT depois de ter partido para o ataque, na semana passada, contra o candidato do governo, Rui Costa. A primeira dúvida que Souto criou disse respeito a quem deveria, no PT e no governo, responder a suas críticas a Rui. Depois de discutirem a ideia de que o candidato governista não deveria responder, auxiliares dele concluíram que o melhor era deixar o contra-ataque a correligionários como deputados e o presidente estadual da agremiação petista, o sindicalista Everaldo Anunciação. Assim foi feito. Mas será que o efeito foi atingido?

Protestos
Políticos baianos já começaram a temer o que aqueles de São Paulo começaram a experimentar na semana passada, quando um grupo de manifestantes, protestando contra os jogos da Copa, marcharam na capital paulista num protesto que terminou acabando em vandalismo. Será o retorno dos protestos de junho que, pela primeira vez, deixaram os políticos brasileiros apavorados? Há quem aposte que sim.

Eventuais
A empresa contratada pela nova direção do Tribunal de Justiça para fazer uma auditoria no Poder não pode esquecer de investigar o contracheque de alguns desembargadores dos últimos quatro meses. Há, entre eles, muito conhecidos por sinal, alguns que conseguiram receber algo em torno de R$ 200 mil de vencimentos e um ítem chamado “vantagens eventuais”.

Animação
Lídice da Mata (PSB) voltou à capital baiana ontem, depois de um périplo pelo interior, convencida de que vai valer a pena o esforço de disputar o governo do Estado por seu partido, principalmente ao lado de figuras como a candidata ao Senado, Eliana Calmon. A receptividade que as duas têm percebido no eleitorado é de animar qualquer um, dizem.

São Brás
Baianas vestidas de branco, jarros com água perfumada, flores, fogos, caretas e muitas crianças. Assim aconteceu na manhã de ontem o cortejo em homenagem a São Brás, no bairro de Plataforma. O deputado J. Carlos e o vereador J. Carlos Filho (PT) participaram da comemoração. “A lavagem da escadaria da Igreja de São Brás é uma das festas mais tradicionais do Subúrbio Ferroviário. Emoção, alegria e fé são notórias no rosto dos moradores”, pontuou o deputado J. Carlos. Para o vereador J. Carlos Filho, a festa é uma tradição que o poder público não pode deixar morrer. 

Ao antecessor
O prefeito ACM Neto (DEM) resolveu alfinetar ontem seu antecessor, João Henrique Carneiro (PSL). Em discurso na cerimônia que autorizou as obras na orla de São Tomé de Paripe, o prefeito disse que aquele era um projeto prioritário da Prefeitura, “porque sabemos que a praia é o lazer mais democrático e a orla de Salvador vinha abandonada, esquecida”. De acordo com o prefeito, as obras começam já hoje e o canteiro de obras está montado.

Proibição
O senador Walter Pinheiro (PT) vai ter muito trabalho para explicar à base sindical, a que sempre pertenceu, a iniciativa de sua autoria, junto com dois outros colegas de Senado, de proibir, por meio de um projeto, a deflagração de greves no período de realização dos jogos da Copa. Trata-se de um pedido da FIFA. Nacionalmente, a repercussão da iniciativa já tem sido muito ruim.

Avaliação
Se no PT e no governo, a decisão de Rui Costa de não responder a Souto foi considerada a mais acertada possível, no campo das oposições a postura demonstrou que o candidato do governo perdeu uma boa oportunidade de estabelecer um debate com o democrata e assim se tornar mais conhecido do eleitorado. É assim mesmo que o assunto foi tratado.

Aliado
No contra-ataque a Paulo Souto, que criticou a antecipação da campanha por parte de Rui Costa, até o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) resolveu assumir a defesa do correligionário. Disse que não fazia sentido as críticas de Souto de que Rui tem usado sua presença na máquina estadual para fazer campanha antecipada ao governo simplesmente porque o petista não precisa do estratagema.

Aniversário
O vereador Geraldo Júnior (SDD) parabenizou ontem o prefeito ACM Neto, pela passagem do seu aniversário. “É com grande alegria que parabenizo o prefeito por este ano de vida e, também, pelo trabalho que vem desempenhando ao longo dessa gestão. Que este seja um ano de sucesso”.

Mídia Periférica
Será lançado hoje, às 18h, na Casa do Olodum, no Pelourinho, o Jornal Mídia Periférica, veículo de comunicação que marca uma nova conquista da juventude negra da periferia de Salvador, através da democratização da comunicação. Segundo Enderson Araújo, editor-chefe do periódico, o Mídia Periférica será um marco na busca pela garantia do direito humano à informação e comunicação.

Apelo
Aproveitando a passagem do aniversário de ACM Neto (DEM), lideranças do interior que lideram o movimento “Aceita Neto”, no qual pedem que ele aceite disputar o governo baiano, voltaram à carga pedindo que ele finalmente aceite os apelos para disputar a sucessão estadual deste ano, apesar do compromisso de governar a cidade até o fim do mandato.

Eleição
Foi inscrita na última sexta-feira, 24, a primeira chapa que concorre às eleições da Fecomercio-BA, tendo o atual vice-presidente Carlos Andrade como candidato à presidência da entidade. Segundo apoiadores, a chapa conta com o apoio de 22 dos 29 sindicatos filiados à Federação. O prazo para inscrição de chapas termina hoje, às 18h. Até agora essa é a única chapa inscrita. As eleições da Fecomercio estão agendadas para 29 de abril. Carlos Andrade é empresário do setor farmacêutico, tendo sido fundador do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado da Bahia.

De novo não
Todas as atenções se voltam agora para a possível judicialização das intervenções previstas para a área do antigo Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio. A pendência pode ser apresentada pelo Ministério Público, que se apega no limite de construção do empreendimento, que deve ocupar até 36% do total da área de 240 mil metros quadrados. No entanto, o projeto a ser apresentado pelo prefeito ACM Neto hoje prevê a ocupação de 47% da área total, inclusive com os estacionamentos.

Impacto
Assessores próximos ao prefeito dizem que o MP deve levar em consideração o impacto positivo que o novo Shopping Bosque terá na economia de Salvador. “Nossa cidade sofre com a falta de opções de lazer e entretenimento para sua população. Além disso, o MP tem que levar em consideração que serão gerados dois mil empregos diretos na fase de construção e cerca de três mil quando o shopping estiver em funcionamento”, disse um integrante do Executivo, ao lembrar que boa parcela da população sofre com a falta de emprego na cidade.

Aniversário
O peemedebista Geddel Vieira Lima foi um dos convidados ontem para a festa de aniversário do prefeito ACM Neto. Em sua conta no twitter, Geddel postou uma foto em que aparece ao lado de Neto no restaurante Red River, localizado no Rio Vermelho. Sem se incomodar com a qualidade da foto, Geddel fez a postagem e, por meio do texto, declarou apresso pelo prefeito: “Com amigos agora no aniversário de ACM Neto Felicidades ao amigo”. Neto, que completou 35 anos, ontem, já havia recebido felicitações, esta manhã, de políticos e, principalmente, da população, durante assinatura de ordem de serviço para requalificação da orla do bairro de São Tomé de Paripe.  

Saúde adoecida 
A situação da saúde de Camaçari não anda muito bem das pernas. Até pouco tempo, quem precisava de um atendimento médico, seja na orla do município ou na sede, sempre era atendido e tinha acesso a exames de laboratório e medicação gratuita de forma imediata. No entanto, de novembro para cá, o serviço público caiu de qualidade. Quem precisa de atendimento pena nas filas, sobretudo na orla, sendo que a maioria das vezes ou não é atendido ou não tem acesso à medicação que precisa. Não há remédio para hipertensão e colesterol desde o ano passado. 

Empresa privada
Em passagem pela região do Comércio, em Salvador, ontem, o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) questionou o isolamento de trechos da Avenida da França, com cones que possuíam a marca do Banco Itaú. “Qual é a autoridade que uma empresa privada tem para isolar uma via pública?”. Para o deputado, os cones deveriam estar com as marcas da Prefeitura e da Transalvador, mostrando a intervenção do poder público no local. O Banco Itaú é o patrocinador do projeto “Salvador Vai de Bike”, executado pela empresa Serttel. Ele questionou também se houve licitação para escolha da marca patrocinadora do projeto.

Defesa
Em resposta, o secretário municipal da Copa, Isaac Edington, afirmou ao Bahia Notícias que a apresentação da marca do banco nos cones estava prevista no acordo firmado para execução do projeto. “Não se trata de propaganda. A marca do Itaú é uma assinatura institucional e está presente apenas nos cones que fazem as separações das ciclovias que integram o projeto Salvador Vai de Bike. Em nenhuma outra operação da Transalvador os cones com a marca aparecem”, explicou. 

Regras
Segundo o secretário da Ecopa, houve um processo licitatório antes do mês de setembro do ano passado, quando o projeto começou a ser executado, e a empresa ganhadora foi a Serttel sob patrocínio do banco Itaú. A partir deste acordo firmado, o patrocinador está autorizado a expor sua marca nos equipamentos utilizados durante as ações. Além de cones, segundo Edington, o Itaú pode deixar sua assinatura nas bicicletas, em fardamentos e em carros que realizem as operações.  

Comentários