ITARANTIM: Invasão de fazendas por índios Pataxós está chegando perto de Itarantim

ITAPETINGA: FAZENDAS SÃO INVADIDAS POR ÍNDIOS NA REGIÃO DE PALMARES

Índios Pataxós durante invasão de propriedades no vizinho município de Itaju do Colônia.
Desde o último final de semana, circulam informações de que algumas fazendas localizadas na região do distrito de Palmares, em Itapetinga, teriam sido invadidas por índios, provavelmente da tribo Pataxó Hãhãhãe, localizada no vizinho município de Pau Brasil.
Nesta segunda-feira, proprietários rurais registraram queixa no Complexo Policial de Itapetinga, dando conta da invasão de três propriedades, com a expulsão dos seus funcionários (vaqueiros e familiares), que foram ameaçados com armas de fogo portadas por um grupo de índios. A Fazenda Inhuma é uma das propriedades invadidas.
A nossa reportagem entrou em contato com o ex-vereador Ari Cursino, morador do distrito, que informou haver uma boataria em Palmares, havendo também uma certa preocupação a respeito do ocorrido.
As informações, entretanto, ainda são desencontradas, mas a Polícia Civil já teria encaminhado o conteúdo da queixa prestada no Complexo, à Polícia Federal.
Só faltava essa em Itapetinga…
Por Davi Ferraz 

ITAJU DO COLÔNIA: SUPOSTOS ÍNDIOS INVADIRAM MAIS DE 10 FAZENDAS

Nesta segunda-feira supostos índios da tribo Pataxó Hã Hã Hãe invadiram mais de 10 fazendas em Itaju do Colônia. As fazenda invadidas estão fora do fora da área da decisão do Supremo Tribunal Federal.

Segundo informações, foram invadidas fazendas de alguns pecuaristas conhecido na região, como Dedé Moreira e Zeza Ribeiro, ambos de Itapetinga.

Alguns fazendeiros já realizaram a ocorrência na policia federal em Ilhéus e o clima é de tensão na região, já que existe a ameaça de mais invasões.

Segundo um pecuarista que teve sua fazenda invadida, a PF informou que a área não está dentro de uma área demarcada como federal e dos índios, por isso não teria como fazer muita coisa.

Em 2012 o STF decidiu favoravelmente aos indígenas em ação que reivindicava a nulidade dos títulos de propriedade de 54 mil hectares de terras concedidos a fazendeiros na área da Reserva Indígena da Aldeia Pataxó. A área fica entre os municípios de Camacã, Pau Brasil e Itajú do Colônia, mas as terras invadidas nesta segunda-feia estão fora desta área. 

Políticos do Sul da Bahia

Comentários