Coluna do dia 13/02/2014
Recado dado
O pré-candidato do PT a governador, Rui Costa, ouviu ontem de um petista de quatro costados um apelo incisivo para que convença o governador Jaques Wagner a escolher logo o candidato a vice em sua chapa. Argumentou o interlocutor que, apesar de aparentemente ter submergido, a disputa entre o deputado federal Mário Negromonte (PP) e o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, continua mais viva do que nunca, causando vítimas políticas não apenas nas duas legendas, mas em outras do campo governista. Além do mais, acrescentou, haveria já indícios de que pelo menos um dos concorrentes pode estar se aproximando de um projeto alternativo ao de Rui. Recado dado!
Sem crise
O presidente do SDD (Solidariedade) na Bahia, Marcos Medrado, descartou ontem qualquer movimentação do seu partido que ameace a aliança com o pré-candidato do PT ao governo do estado, Rui Costa. De acordo com o dirigente, na última terça, em Brasília, ele apresentou o presidente nacional do SDD, Paulinho da Força, ao postulante do PT, quando conversaram e agendaram uma reunião para depois do carnaval, em Salvador, para fortalecer os laços do partido com a candidatura petista.
Apoio
Recentemente, o Solidariedade anunciou apoio à chapa encabeçada pelo petista Rui Costa, sob a promessa de aumentar sua participação no governo estadual. Segundo Medrado, não há também nenhum ultimato da executiva nacional, que ameace a parceria com os petistas.
Candidaturas
Em reunião ampliada, o Coletivo 2 de Julho, tendência petista, reafirmou a importância da candidatura do secretário Elias Sampaio (Promoção da Igualdade Racial) e do deputado federal Luiz Alberto, que disputará a reeleição. Depois de muito tempo, a tendência decidiu apresentar dois nomes de destaque para as eleições - um a estadual e outro a federal, em evento que contou com lideranças do Estado, quilombolas e representantes do PT.
Reajuste, não!
Para funcionários estaduais, é pelo menos estranho que o reajuste do salário mínimo tenha acontecido em janeiro e nenhum sindicato tenha se manifestado a respeito das campanhas salariais até agora. “Se o governo não fosse do PT, a atitude dos sindicatos seria a mesma? E a URV que o governador prometeu?, questiona o mesmo servidor, em email direcionado à coluna.
Bem-vindo
A decisão de Sidônio Palmeira de anunciar que denunciaria a relação de radialistas que recebiam jabá da antiga direção do Esporte Clube Bahia foi extremamente bem recebida pela classe de jornalistas e radialistas baianos sérios, que não aceitam o procedimento e lamentam que a distorção ocorra, comprometendo a imagem da categoria.
Entendimento
Segundo fontes ligadas a OAB-BA, uma representação jurídica nomeada pelo prefeito ACM Neto se reuniu com membros da alta cúpula da entidade para discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) em torno do IPTU. Segundo as mesmas fontes, teria ficado acertado que a OAB apresentaria uma proposta modificando o atual IPTU para que fosse enviada à Câmara pelo prefeito ACM Neto. A reunião teria se dado em alto nível.
Representação
Como prometido, o partido Democratas entrou com representação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia contra o secretário da Casa Civil, Rui Costa, denunciando o uso da máquina administrativa e do cargo que ocupa para realizar atos de campanha eleitoral em horário de expediente. “Se o candidato do PT quer fazer campanha que se descompatibilize como fizeram os demais secretários”, criticou o presidente estadual da sigla, Paulo Azi.
Verdade I
No auditório Pedro Milton de Brito, na Secretaria de Justiça, a Comissão Estadual da Verdade promoveu ontem a reunião de representantes de outras Comissões para uma troca de idéias sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Estiveram presentes os integrantes da Comissão da Verdade da Assembleia Legislativa, da Faculdade de Direito da UFBA e do Grupo de Trabalho que atua em Feira de Santana.
Verdade II
Na oportunidade, o advogado Jackson Azevêdo, que integra a Comissão Estadual, fez um desabafo sobre a falta de condições de trabalho que marcaram os primeiros seis meses de existência da CEV, o que pode comprometer os resultados esperados pela sociedade quando do seu relatório final. A Comissão Estadual da Verdade aguarda uma audiência com o governador Jaques Wagner.
Baixa atividade
O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) cobrou à Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, da qual ele é membro titular, maior rigor no cumprimento dos trabalhos e aumento no número de reuniões. Para Gaban, a comissão não tem cumprido com as suas obrigações uma vez que esta tem “se restringido a aprovar contas irregulares do governo sem, ao menos, apontar as falhas encontradas”. “A comissão não é para punir ninguém. A nossa função é alertar os possíveis erros para que eles sejam corrigidos e as contas sejam aprovadas pelo Tribunal de Contas”, afirmou. O democrata também criticou o fato de a Comissão reunir-se apenas quatro ou cinco vezes por ano, sendo alvo de criticas.
Dias D’ Ávila
O Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente ontem a denúncia formulada contra a ex-prefeita de Dias D’ Ávila, Andréia Xavier Cajado, em razão da utilização de verbas públicas para a confecção de sinalização do Estádio de Futebol Municipal em nome do seu marido, o deputado federal Cláudio Cajado, no exercício de 2011. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, determinou a retirada de todas as placas contendo a inscrição “Estádio Municipal Cajadão”, promovendo-se a sua alteração para a nomenclatura que venha a ser definida pelo Legislativo municipal.
Braço do PCdoB?
O líder do DEM na Câmara de Salvador, Leo Prates, afirmou ontem que a Federação das Associações de Bairros de Salvador (Fabs), que convocou a manifestação ontem contra o IPTU, deveria representar as comunidades de Salvador, “mas, na realidade é um braço do PCdoB, partido ao qual é filiado o seu presidente, assim como integrantes de cargos na diretoria e no Conselho Fiscal”. Segundo o parlamentar, “está clara a intenção político-partidária na manifestação”.
IPTU
O vereador Waldir Pires participou ontem de um ato público improvisado em frente à Câmara Municipal, conclamando a população de Salvador a reagir firmemente ao aumento do IPTU imposto pela prefeitura. “Temos que reagir a essa estupidez e responder a ela nas ruas, em paz, mas firmes e determinados”, recomendou, enquanto integrantes das entidades promotoras do ato distribuíam abacaxis, simbolizando o aumento do IPTU.
Em Tucano
A executiva estadual do PTC vai retomar amanhã, na cidade de Tucano, os encontros do partido para discutir o momento político e traçar estratégias para a próxima eleição. O pré-candidato do PMDB ao governo, Geddel Vieira Lima, foi convidado e estará presente. Essa semana, o vice-presidente estadual da sigla, Ricardo Grey, defendeu o nome do peemedebista como candidato das oposições.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.