RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 05/02/2014

Sem disputa
Em resposta a especulações sobre uma eventual entrada de seu nome na corrida pela vice da chapa encabeçada pelo petista Rui Costa, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) afirmou ontem que não participará da disputa atualmente protagonizada pelo PP e PDT e, portanto, não terá de convencer partido nenhum acerca da conveniência de seu nome. A deputada disse que não pretende entrar em conflito “com a coalizão que hoje governa a Bahia”. Ao reafirmar que tem como prioridade a renovação do seu mandato na Câmara dos Deputados, Alice admite, entretanto, uma possível candidatura a vice. Para ela, isso só ocorreria se houvesse um “apelo compartilhado por toda a coalizão, a fim de mudar o critério de escolha, que hoje leva em consideração a matemática dos partidos mais fortes”. 

Sem volta 
Após a entrevista coletiva que concedeu anteontem na Assembleia, onde leu a mensagem de reabertura dos trabalhos, o governador Jaques Wagner (PT) foi puxado num canto por um jornalista, que o inquiriu sobre a possibilidade de atrair Geddel Vieira Lima (PMDB) para a campanha de Rui Costa (PT) na hipótese de desandar a unidade das oposições. Wagner olhou fixo para o repórter e tascou com sua fleugma habitual: - Impossível!

Lauro de Freitas
Após denunciar através de um relatório indícios de irregularidades e superfaturamento na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, a vereadora Mirela Macedo esteve no Ministério Público essa semana para acompanhar o caso. De acordo com Mirela, as promotoras Patrícia Peixoto Mattos e Nazira Albuquerque Quixadá estão responsáveis por analisar a denúncia. Mirela diz ainda que aguarda o parecer da Justiça de uma liminar que pediu em janeiro, para ter acesso irrestrito aos documentos públicos que a Câmara negou-se a entregá-la. 

Jogo inverso
Depois de informar que não aceita discutir se tornar vice de quem quer que seja, Lídice da Mata (PSB) admitiu ontem para interlocutores que só não pode rejeitar é apoio. Neste sentido, teria declarado, diz que pode receber o apoio do peemedebista Geddel Vieira Lima, caso ele não saia candidato ao governo pelas oposições, e até de Rui Costa, nome do PT à sucessão. Aí, entretanto, admitiu que seria mais difícil.

Cobrança
Na sessão plenária de ontem, o líder do DEM na Assembleia Legislativa, deputado Carlos Gaban (DEM), criticou a postura do governador Jaques Wagner que, em tom de despedida, visitou a Casa Legislativa anteontem. O parlamentar também cobrou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) faça cumprir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, referindo-se ao que chamou de sucessivos erros nas contas do governo petista.

MST
Hoje, às 14h, deputados e senadores farão uma homenagem aos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Câmara dos Deputados. O evento é organizado pelos deputados federais Valmir Assunção (PT) e Marcon (PT-RS), ambos oriundos do MST.

Restituição 
A Câmara aprovou ontem o projeto que garante isenção da taxa de lixo, para os contribuintes já são isentos IPTU, com a emenda do vereador Heber Santana (PSC). A emenda garante a restituição caso exista pagamento da taxa erroneamente. “Como alguns contribuintes já pagaram a taxa de forma antecipada queremos garantir que esse valor seja ressarcido”, conclui Heber.

Apagão na área
Depois dos problemas econômicos, o apagão volta a assustar o governo da presidente Dilma Rousseff, que, quando era ministra das Minas Energias do governo Lula e foi lançada candidata à Presidência da República, anunciou que nunca mais o país viveria o fenômeno. Quem está dando gargalhadas é o ex-ministro Rodolfo Tourinho, indicado por ACM na época, a quem tentou-se atribuir o problema no governo FHC.

Pré-campanha
A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, disse ontem que os nove meses que ficou à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado foram “importantíssimos” para plantar e colher bons frutos para o setor, a exemplo do programa Vida Melhor, de inclusão sócio-educativa, que foi premiado nacionalmente pelos resultados obtidos. Segundo Moema, o momento agora é de percorrer  toda a Bahia, dialogando com prefeitos e lideranças da capital e do interior, fortalecendo seu nome para a disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Avaliação
Questionada sobre a atuação do seu sucessor, Marcio Paiva, à frente da prefeitura de Lauro de Freitas, Moema preferiu não tecer comentários, falando apenas que esse questionamento deveria ser feito à própria população do município.

Novo coordenador
Escolhido por unanimidade em dezembro passado, o deputado federal José Carlos Araújo (PSD) assume, hoje, o posto de coordenador da bancada baiana na Câmara dos Deputados, até agora ocupado pelo comunista Daniel Almeida. Ressaltando o caráter apartidário do cargo e enfatizando a necessidade do apoio de todos em prol do estado, Araújo assume a coordenação em cerimônia prevista para as 17 horas.

A esperada
Com projeto tecnicamente complexo, a passarela da Madeireira Brotas já tem 50% da obra civil pronta (fundação, blocos e pilares). Segundo o presidente da Desal, Marcílio Bastos, essa é a construção de passarela mais complexa da cidade por estar sobre a rede de concessionárias diferentes, além do fluxo intenso e diário de pessoas e veículos. “Vários gestores evitaram a construção da passarela por ser uma obra muito complexa. O prefeito ACM Neto precisou de muita persistência para darmos início ao projeto, que vai beneficiar toda a população”, relatou.

Maquiagem
O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Elmar Nascimento (DEM), acusou o governo do Estado, ontem, de “maquiar as contas públicas, ao publicar o Demonstrativo de Disponibilidade de Caixa de 2013 sem disponibilizar as fontes dos recursos, impedindo, assim, a oposição de fiscalizar as contas governamentais”. Elmar criticou ainda a falta de objetivos e metas do governo e a criação de mais uma secretaria, “a 32ª para comprar o apoio de mais um partido político”.

Primeira visita
O novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, fará sua primeira visita oficial à Bahia no próximo dia 14. Segundo o ex-secretario de Saúde, Jorge Solla, Chioro virá assinar convênios com o governo do estado e com prefeituras baianas.

Alianças
Reafirmando ontem suas pretensões e alianças políticas, o vereador Geraldo Júnior (SDD) manifestou-se acerca da candidatura da ex-primeira-dama, Tatiana Paraíso, a uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia. “A candidatura da ex-secretária de Saúde de Salvador é legítima. Entretanto, não a considero como um fator excludente do apoio do ex-prefeito João Henrique a minha candidatura. Afinal, espero do ex-gestor a lealdade e a fidelidade na mesma proporção em que me dediquei a ele”, confirmou o vereador, quando questionado, sobre o apoio do ex-prefeito JH a sua candidatura a deputado estadual pelo SDD (Solidariedade).

Marqueteiro
Desde que disse a ACM Neto (DEM) que aceita concorrer ao governo do Estado, na última sexta-feira, o ex-governador Paulo Souto (DEM) não para de receber felicitações de lideranças do interior interessadas em que dispute a sucessão estadual. Ele também já procura um marqueteiro, interessado em afinar o discurso para o momento do anúncio da candidatura.

Postura
Em conversa ontem com a coluna, um conhecido deputado estadual oposicionista disse que não há hipótese de Paulo Souto recuar da decisão de concorrer ao governo como forma de tentar salvar a unidade das oposições. “Conheço (Souto) há anos. Ele pode até hesitar para tomar grandes decisões, mas quando decide não tem quem tire aquilo de sua cabeça”, avaliou.

Lua de mel
A equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que investiga denúncias contra o Tribunal de Justiça da Bahia está em lua de mel com o desembargador Eserval Rocha, novo presidente da Corte baiana. Diz que ele tem facilitado todos os pedidos de informações que fazem, tendo dado ordens expressas aos setores do TJ para atuarem com o máximo de transparência em relação ao CNJ

Prazo
O vereador Tiago Correia (PTN) parabenizou ontem a prefeitura pela decisão de prorrogar para a próxima segunda (10) o prazo para pagamento do IPTU dos contribuintes que se cadastraram seus imóveis e não tiveram o desconto de 10%. Na semana passada, Correia encaminhou ofício ao prefeito ACM Neto solicitando isenção da taxa de lixo aos contribuintes isentos do IPTU e a prorrogação do prazo de pagamento do imposto. 

Comentários