Clério Barros (Poka Urna) e o vereador Jean Chaves. Estrelas da última sessão da câmara |
Um outro fato que chamou muita atenção e causou muita revolta e indignação aos presentes e ouvintes foi o assunto da TFD. Tema esse que fora levantado pelo ALERTA ITARANTIM em matéria na qual um leitor do blog denúncia o mal uso desse recurso federal (VER AQUI) e que tivera o vereador Jean Chaves como a estrela que protagonizara um caloroso debate entre o vereador acusado e outros vereadores e acusadores em torno do assunto.
Tudo começou quando o vereador Jean Chaves (PSB), que é da base aliada do prefeito, em seu discurso, "atacou" os responsáveis pela área de saúde de Itarantim, culpando-os, pelo caos em que se encontra a saúde em nosso município e pelo péssimo e desrespeitoso atendimento que essas pessoas dispensa ao povo de Itarantim. Ainda na sua fala, o nobre edil acusou um vereador, que apesar de ser um cidadão rico e possuidor de grande patrimônio material e profissão invejada, além de vereador e possuir três carros na garagem, não dispensa do uso da verba do TFD, bem como da vaga no transporte que leva pacientes para tratamento em Vitória da Conquista, onde o vereador "apedrejado" faz hemodiálise. E o pior: Segundo ainda o vereador, citando o motorista do veículo que transporta os pacientes como prova, que o nobre vereador, quando vai para Conquista, não quer que nenhum outro paciente vá com ele no mesmo transporte, tirando assim a oportunidade de pacientes pobres e sem recursos de ter acessado ao seu tratamento no dia em que o vereador vai para o seu tratamento.
No aparte e em sua defesa, o vereador acusado disse: Sim, usei desses recursos algumas vezes, porque é um direito que faculta não só a mim mas a todo cidadão. Mas é uma grande e deslavada mentira, essa, de dizer que quando eu vou para Conquista não quero que nenhum paciente vá no mesmo veículo que eu. É oportuno dizer também, que, sempre quando necessário mando levar em meu carro, pacientes para tratamentos para Vitória da Conquista e outras localidades. Rebateu o nobre vereador.
Do blog Alerta Itarantim
N.E - Nem tudo que é lícito é honesto. Nem tudo que é legal é moral ou politicamente correto. Muitas atitudes justificadas sob o manto da licitude ou da legalidade, se vistas pela ótica social e religiosa, podem ser interpretadas como comportamentos imorais, anti-éticos e anti-cristãos. Pensem nisso!
Essa criatura não sabe nem onde ta localizado o nariz dele, caiu de paraquedas naquela camara, vai ser vereador de um mandato só, igualzinho foi o pai.
ResponderExcluirO fato é que o vereador ganhou, e honestamente, enquanto outros estão lutando para mamar uma vez só que seja.
ExcluirMás tem muitos com inveja.
Esse vereador que usa o dinheiro do TFD, deveria tomar vergonha na cara e deixar a vaga para quem realmente precisa. Que absurdo!!!
ResponderExcluirEleitores na próxima eleição reveja seus conceitos, vamos votar em quem pensa no povo, e não neles mesmo.
Eh poka urna, o pior que antes das eleições dá até vontade de votar numa pessoa como você, mas quando chega lá vocês se transformam, olhe só: Foi assim com Gilson Tó, está sendo com Jú Roldão, Gean Chaves, o povo teve pena e agora estão ai fazendo o que o povo de Itarantim já sabe, estão sendo corrompidos com migalhas.
ResponderExcluirO TFD e um benefício a que todos os pacientes que fazem algum tratamento fora do seu município tem direito. Não importa se rico ou pobre. O fato do vereador utilizar o benefício não impede que outra pessoa que necessite também o faça, ou seja , nao há diminuição do valor para outros pacientes. Este vereador que questionou a utilização do TFD por seu colega, deveria se preocupar mais em conhecer as leis e cumprir o seu papel de fiscalizar os atos do executivo municipal.
ResponderExcluirNinguém está questionando o direito, eu sei que é para todos, mas o vereador citado, além de vereador, é médico, fazendeiro, tem dinheiro. Ele deveria usar o bom senso e ir com o seu carrinho, deixa para os que realmente precisa.
Excluir" Nem tudo que é permitido nos convém" . Eu duvido se ele recebe apenas 35 reais como ajuda de custo!!
Se receber, desculpe mas não passa de um miserável, pobre de espírito.
Não importa se o mesmo e médico, fazendeiro ou tem dinheiro. O seu direito como paciente tem que ser respeitado e não questionado, afinal, se alguém fica de fora do carro que leva os pacientes, e obrigação do poder público providenciar outro transporte e, não retirar direitos de quem tem. Para termos uma saúde digna, de qualquer cidadão, temos que respeitar o que e direito e realizar os nossos deveres.
ExcluirA palavra que vem ao caso é o BOM SENSO, eu sei que ele tem direito, "mas nem tudo que é permitido nos convém".
ExcluirNão é justo com os mais carentes, é nesse ponto que queremos chegar. Ele deveria era colocar um carro a disposição do povo ajudando a levar mais pacientes, porque durante a campanha ele investiu tanto na política do atual prefeito e agora fica usufruindo de programas que o governo federal criou , pensando nos mais necessitados.
Quando o direito é a favor deles, eles cumprem direitinho e quanto aos deveres?? Será que eles cumprem tão direitinho assim??????
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirjuju faz uma materia sobre essa questao, que a primeira dama meire esta proibido varios amigos do prefeito de ir em sua casa, que ponto chegou a cabeça da primeira dama, puxou seu pai napo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirue pq vc esta apagando meu comentarios, vc est com medo juju, para com isso ,
ResponderExcluirmeire mudou demais, ela ficou tao medida que nao fala com o povo carente, o poder subiu para cabeça, vamos da resposta meire na eleiçao aguardeeeeeeeee
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
Excluirela com ciume do prefeito dr paulo, proibiu a entrada dos amigo do prefeito em sua casa,
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirJujú está removendo a maioria dos comentários, kkkkkkkkkkkk. Está igual ao do Dr.
ResponderExcluirTratamento Fora do Domicílio (TFD) é direito seu!
ResponderExcluirNossa População infelizmente sofre… muitas vezes por falta de informação, se sujeita a qualquer favor e mendiga benefícios sem ao menos saber que é um direito seu. Você sabe o que significa TFD? Já ouviu esta palavra? TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO.
O TFD foi instituído pela Portaria nº 55 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde). Ele é “um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas”.
Ainda segundo a cartilha, o TFD “consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes”.
Além disso, “destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva”.
Conforme os parágrafos § 1º e § 2º da portaria 55, – O pagamento das despesas relativas ao deslocamento em TFD só será permitido quando esgotados todos os meios de tratamento no próprio município. O TFD será concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS.
Vejam bem EXCLUSIVAMENTE, a pacientes atendidos na rede pública ou conveniada ao SUS. Agora averiguem se o tratamento do vereador é feito em Clínica particular e sem convênio com o SUS.
Se for é ilegal!!!!
O VEREADOR PEÚIA ACHA QUE O TFD É USADO SÓ PRA TRANSPORTE ELE ESTÁ ENGANADO ALÉM DA SECRETARIA NEM SEMPRE LEVAR AS PESSOAS LIVRANDO DAS PESSOAS PAGAREM ESSE DINHEIRO TAMBÉM PODE SER USADO PARA COMPRAR MEDICAMENTOS, FAZER EXAMES, ETC A PESSOA QUE SABE COMO ELA DEVERÁ USAR ESSE BENEFÍCIO E NÃO SÓ NA PASSAGEM.
ResponderExcluirGOSTARIA QUE FOSSE INVESTIGADO POR VCS VEREADORES SE EXISTE ALGUM PRIVILÉGIOS PARA ALGUNS NESSE BENEFÍCIO POIS NO ANO PASSADO MEU PAI FEZ 5 VIAGENS EM UM MÊS E RECEBEU BEM MENOS DO QUE UMA PESSOA QUE CONHECEMOS QUE HAVIA FEITO SÓ 2 VIAGENS E FOI TÃO ABSURDO QUE ELE RECEBEU 220 E A OUTRA PESSOA 500, NÃO SEI QUEM TÁ AGINDO DE MÁ FÉ SE É O PREFEITO OU A ASSISTENTE SOCIAL DA SECRETARIA QUE INCLUSIVE ELA TAMBÉM FAZ TRATAMENTO INVESTIGUE SE ELA SÓ RECEBE 33 REAIS POR VIAGEM?
ResponderExcluirNunca vi um lugar de tanto " rico " avarento, tanto pobre necessitado e o cara tomando o pão da boca do pobre, moço quando nós morrermos não vamos levar nada. A não ser o que praticamos aqui na terra. Mude o seu conceito de vida, enquanto é tempo!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirProfessores vamos nos mobilizar em torno de um nome para as eleições de 2016, que possa nos representar no legislativo municipal temos em nosso quadro de professores pessoas como o professor NALDO, professor MELK, professora GISLENE, professora ANA SANTOS e tantos outros que realmente tem compromisso com a educação.
ResponderExcluirprofessora maria
ExcluirBom dia!!!
ResponderExcluirObserve este comentário!
Anônimo27/03/2014 20:54:00
Não importa se o mesmo e médico, fazendeiro ou tem dinheiro. O seu direito como paciente tem que ser respeitado e não questionado, afinal, se alguém fica de fora do carro que leva os pacientes, e obrigação do poder público providenciar outro transporte e, não retirar direitos de quem tem. Para termos uma saúde digna, de qualquer cidadão, temos que respeitar o que e direito e realizar os nossos deveres.
Infeliz!!!
Vc. está totalmente enganado, o TFD é para quem não tem condicão financeira de custear seu próprio tratamento. Ele deveria ser o primeiro a pensar nos outros e não aceitar o benefício. Veja se na adm. anterior existia isso.
Pense!!! Reflita!!! Tenha mais consciência.
Obrigado!
Infeliz e o teu conhecimento. O TFD da direito a TODOS. O direito tem que ser respeitado, quer você queira ou não . Não quero saber se na outra administração havia isso ou não , pois não se trata de política, mas sim de saúde . Parece que em Itarantim a política partidária não acaba nunca e com certeza e por isso que vocês sempre escolhem prefeitos incapazes de gerir o seu município .
ResponderExcluirDoeu tanto que se entregou.
ResponderExcluirVou copiar seu comentário ( com certeza e por isso que vocês sempre escolhem prefeitos incapazes de gerir o seu município .)
Foi vc que falou!!