ROBSON DANTAS: O ENTREVISTADO DA SEMANA


LIXO URBANO:  
UM DESAFIO DE TODOS 
A Política Nacional de Resíduos Sólidosalém proporcionar melhoria de vida na comunidade, poderá gerar emprego e renda com a reciclagem. Numa entrevista para o BLOG ALERTA ITARANTIM, Robson Dantas, secretário municipal de meio ambiente e diretor de meio ambiente do território médio sudoeste, falou dos desafios do município na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da necessidade de conscientização de todos os segmentos sociais acerca da gravidade, urgência e compartilhamento das ações em torno do tema.  


ALERTA ITARANTIM – O que é a Política Nacional de Resíduos Sólidos?  

ROBSON DANTAS – Primeiro temos que esclarecer o que são resíduos sólidos. Na verdade é o lixo resultante da atividade doméstica e comercial das cidades. Quanto a essa política, é um instrumento importante que vai permitir o avanço necessário do país no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado de todo tipo de lixo (rejeitos) que produzimos enquanto consumidores ou empresários de todas as áreas , compartilhando com todos a responsabilidade ambiental que antes era somente do poder público. Essa política também cria diretrizes para a gestão de forma adequada de todo o lixo produzido em nosso município, inclusive o lixo hospitalar. Incentivando a coleta seletiva, a reciclagem e a eliminação dos lixões. 

ALERTA ITARANTIM – Como o prefeito Paulo Fernandes observa essa política no sentido de solucionar a questão?  

ROBSON DANTAS – O prefeito sabe do grande desafio de mudar alguns procedimentos que há décadas vem sendo adotados quanto à forma de destinação, tanto que, uma de suas primeiras iniciativas foi a construção do aterro controlado, que ainda não é o definitivo, mas que já melhorou bastante a situação crítica que encontramos no inicio do governo. Sabemos que é um grande desafio, e o prefeito está atento. Individualmente, a prefeitura não têm como arcar com isso sozinha, por isso estamos articulando o município no Consórcio territorial de Desenvolvimento Sustentável, do território Médio Sudoeste em consonância com a política nacional e estadual.  

ALERTA ITARANTIM – Quais aspectos são mais difíceis de serem implantados em pequenos municípios como Itarantim? 

ROBSON DANTAS – No Brasil, os resíduos sólidos ainda são um dos principais problemas ambientais, e os municípios precisam ter capacidade financeira e estrutural para operacionalizar a governança pública em face à gestão integrada de resíduos sólidos. Por isso, é importante destacar a utilização constante de programas e projetos de educação ambiental com foco na sustentabilidade, usando todo o potencial que temos, como os professores, agentes de saúde, sociedade civil organizada e todos que desejarem ser atores neste grande desafio. 
Aqui em nosso município já estamos trabalhando no plano municipal de resíduos sólidos, com a implantação da coleta seletiva em  parceria com a universidade estadual do sudoeste da Bahia UESB .Acredito que no espaço, consórcio público do médio sudoeste, juntos com os demais municípios temos mais força para conseguirmos os recursos que precisamos.  Criamos o Conselho Municipal de Meio Ambiente e estamos trabalhando um amplo programa para envolver as entidades civis e públicas num diálogo mais aproximado com a população.   

ALERTA ITARANTIM – O senhor acredita ser possível uma Inclusão socioeconômica a partir da gestão de resíduos por meio da coleta seletiva para reciclagem? 

ROBSON DANTAS – Sim, é possível a geração de trabalho e renda na gestão dos resíduos sólidos com a coleta e comercialização dos materiais recicláveis. Assim a própria prefeitura em parceria com as entidades civis poderão criar empreendimentos econômicos e solidários para gerar emprego e renda.  

ALERTA ITARANTIM – Por fim, o secretário esteve na câmara de vereadores debatendo o assunto. Como pretende desenvolver uma  campanha institucional mais ampla para incentivar a população? 

ROBSON DANTAS – Acredito que a responsabilidade não é só da prefeitura e sim compartilhada; a câmara de vereadores também deve assumir o papel orientador e provocador no processo de diálogo com ações articuladas com a sociedade, valorizando a participação social em reuniões conjuntas, que deverão ser preparadas, organizadas e convocadas pelos agentes públicos com a ajuda e participação dos representantes da comunidade para o desenvolvimento do plano. Portanto, os vereadores também são responsáveis por todo o processo de mobilização e participação social. Aproveito e convido, não só os vereadores, e sim todos os setores sociais para conhecer e ajudar no estabelecimento dessa política. Pois aqui não se trata de política de governo, trata-se de política pública  que traz benefícios para toda a comunidade.

Comentários

  1. Num governo destrambelhando, é muito interessante saber que tem alguém pensando em alguma coisa útil. É uma pena que os bajuladores não enxergam dessa maneira. Parabéns Robinho!

    ResponderExcluir
  2. ROBINHO VOCÊ ESTÁ NO GOVERNO ERRADO.

    ResponderExcluir
  3. TEM BOAS INTENSÕES MAS NÃO TEM ACESSO.

    ResponderExcluir
  4. Mais um sonhador não ver que evandro e guiole vai te pegar.

    ResponderExcluir
  5. COM TANTA GENTE SENSATA E O GOVERNO OUVE TANTA GENTE ESTUPIDA. PARABÉNS ROBINHO.

    ResponderExcluir
  6. Robinho cuidado com Evandro o capanga do dr.

    ResponderExcluir
  7. CICERO ALENCAR, UM GRANDE HOMEM, UM HOMEM GRANDE, DE CORAÇÃO CORAÇÃO AINDA MAIOR.

    Quem ainda não conhece Cicero Alencar, pode ficar tranquilo que ainda vai conhecer, e se surpreender com tamanha bondade vinda de um homem grande na estatura, mas com um coração ainda maior e também humano, de pessoa simples que gosta do povo e mais ainda, AMA Itarantim.
    Não é de se surpreender com o Cicero Alencar, por se tratar de alguém nada mais nada menos que irmão do vice-governador da Bahia Otto Alencar, que, poderia sim muito bem, desfrutar das benécias de tal situação, porem, ele se mostra sim amigo, companheiro e fiel aliado do prefeito Dr. Paulo Fernandes no qual tem ajudado confiado, e, se dispondo em todo, e qualquer tempo para o prefeito, e toda nossa gente. A capacidade de Cicero de se tornar pessoa publica simples, carismática e abençoadora, o credencia a ser recebido onde quer que passe, com alegria e satisfação de todos. Sua ajuda para nós Itarantienses junto ao governo do estado através do seu irmão tem sido também fator determinante para que Itarantim continue recebendo obras junto ao governo, e o prefeito, Dr Paulo, não poderia ter amigo melhor ao seu lado, sempre pronto para atende-lo, isso sim nos faz lembrar o cancioneiro Milton Nascimento: amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito, dentro do coração. Só nos resta então, agradecer, obrigado (Cição ou Abobrão) você esta no coração do povão.

    Por Roberto Ataide

    Postado por ITARANTIM AGORA às 8:10 AM Nenhum comentário:


    Isso só pode ser piada! Será que estão pensando que nós eleitores somos burros!
    Acorda Dr. Paulo Fernandes você não tem prestígio nenhum pra lançar candidato, ainda mais esse ai, Deus que me livre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é que o pobre coitado que escreve é o coordenador de cultura do município. Tão brincando com a gente.

      Excluir
    2. A CULTURA DO PUXAQUISMO

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.