ITAGIMIRIM: Polícia investiga crime contra prefeito e já tem suspeitos

Polícia já declarou que tem suspeitos pela morte do prefeito, mas crime continua sendo investigadoPor Rastro 101/Bahia40graus
Rielson em sua comemoração de 51 anos no mês passado. (Arquivo/Rastro101)Rielson em sua comemoração de 51 anos no mês passado. (Arquivo/Rastro101)
É da maior importância que a polícia chegue imediatamente aos autores – mandante e executores – do brutal assassinato do prefeito de Itagimirim, Rielson Lima (PMDB), 51 anos, ocorrido na noite de terça-feira, 29 de julho. É mais um crime emblemático para a região extremo sul da Bahia, marcada pela pistolagem, que ocorre em pleno período eleitoral, com um prefeito correligionário da oposição, em uma cidade pequena de apenas pouco mais de 7 mil habitantes. Mesmo que o caso não tenha ligações com a disputa eleitoral, é preciso registrar que os criminosos foram ousados em matar uma autoridade municipal em plena eleição.


Caso seja verdade, é precipitada a declaração dada pela Polícia ao blog Bahia Notícias, de Salvador, afirmando que o crime pode ter relação com dívidas acumuladas pelo ex-prefeito. A lista de políticos enrolados com dívidas pessoais e institucionais na região é longa e seria preciso abrir um cemitério exclusivo só para eles caso os credores usassem o crime de mando como forma de cobrança. Portanto, todas as linhas de investigação devem ser levadas em conta pela Polícia.

O autor dos tiros contra o prefeito repetiu o modo operacional das execuções que ocorrem rotineiramente nas cidades da região, usando uma motocicleta para fugir. Agiu com frieza e quase certeza da impunidade. Praticamente, 90% dos homicídios no extremo sul baiano não são solucionados (é a média do país), ainda mais crimes de mando. E ainda há a morosidade da Justiça, mesmo quando a Polícia chega aos autores e mandantes.


Polícia investiga crime e já tem suspeitos
De acordo com o delegado substituto da polícia civil, Hermano Costa, vídeos de câmeras de segurança já foram analisadas, e nas imagens podiam ser vistas uma moto e um carro dando fuga à moto.
Em entrevista, o delegado disse que a polícia já tem uma linha de investigação para o crime, e afirmou que já existem nomes dos prováveis suspeitos de serem os mandantes do crime, mas que não pode adiantar nenhum detalhe para não atrapalhar as investigações, pois muita coisa ainda precisa ser investigada.

Ainda de acordo com o delegado, o trabalho da polícia deve ser feito com a maior agilidade possível pois é preciso uma resposta rápida para a população, não só porque Rielson era o prefeito, mas porque este foi um crime contra a democracia, contra a paz, e que chocou a cidade pela forma como foi executado, pois Rielson era uma pessoa tranquila, de paz, e que só pregava o bem.

O delegado afirmou que está trabalhando para que este crime não fique impune, e que os culpados sejam colocados atrás das grades.

Comentários