Por Victor Pinto Bocão News
Levantamento feito pelo Bocão News, com dados colhidos no site do Senado Federal, mostra que o novato senador Otto Alencar (PSD) é mais atuante que os seus contemporâneos Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT) no quesito apresentação de projetos de lei. O pessedista apresentou 14 PL's contra quatro da socialista e três do petista entre fevereiro e junho de 2015.
O número, inclusive, bate o primeiro semestre de 2011, quando Lídice e Pinheiro também eram novatos: os dois juntos, em comparação ao mesmo período, protocolaram 13 matérias e também é superior aos oito anos do antigo detentor da cadeira, o político João Durval Carneiro (PDT), que durante todo o seu mandato apresentou oito proposições.
Já quando o levantamento diz respeito a pronunciamentos, a atuação de Lídice é maior: entre fevereiro e junho, a ex-prefeita de Salvador se pronunciou no plenário do Senado 18 vezes. Pinheiro fez 16 pronunciamentos e Otto só seis.
Vale ressaltar que projeto de lei é um conjunto de normas submetidas à tramitação legislativa. Proposições dessa natureza podem ser apresentadas tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. A criação desse tipo de texto é uma das prerrogativas dos senadores no âmbito do Congresso Nacional, assim como dos vereadores, deputados estaduais e federais no contexto da Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara Federal, respectivamente.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.