QUEM AVISA AMIGO É: Prefeito de Riacho de Santana é preso em operação da PF na Bahia

Agentes também prenderam sobrinho de político e ex-chefe de gabinete. Eles são investigados por desviar verba pública federal do transporte escolar para parentes, amigos próximos e o próprio prefeito
Do G1 BA


O prefeito da cidade de Riacho de Santana, na região sudoeste da Bahia, Tito Eugênio Cardoso de Castro foi preso em Salvador na manhã desta quinta-feira (5), durante a Operação Imperador da Polícia Federal, que apura fraudes em licitações do transporte escolar.
De acordo com a PF, o sobrinho do prefeito também foi preso. Ele não tinha cargo público, mas segundo as investigações, também está envolvido nos esquemas fraudulentos, que envolviam criação de empresas em nomes de "laranjas" para vencer licitações. O ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Riacho de Santana também foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Federal. Os três foram encaminhados para o presídio em Salvador.
A Operação Imperador, deflagrada contra membros da administração pública da cidade de Riacho de Santana , conta ainda com ajuda do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União. As investigações apuraram fraudes nos contratos de transporte escolar realizados entre o município e empresas constituídas em nome de "laranjas".
De acordo com a polícia, o esquema aconteceu entre 2009 e 2015. Ao longo dos seis anos, parentes, pessoas próximas e o próprio prefeito se beneficiaram do esquema, segundo a PF. Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta, a polícia explicou que após vencer as licitações, as empresas ficavam sob admnistração de pessoas ligadas a Tito Eugênio.
Segundo a Polícia Federal, as movimentações bancárias chegaram a R$ 100 milhões desde 2009, quando o político assumiu a prefeitura da cidade.
Na Operação Imperador, a PF cumpre três mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e cinco de medidas cautelares nas cidades de GuanambiTanque Novo e Riacho de Santana. O nome da operação é uma referência ao principal investigado, o prefeito da cidade, que tem o mesmo nome de dois imperadores romanos.

Comentários

  1. Bomba! Bomba! Cláudio e Du estiveram ontem em Ribeirão do Salto. Será que é o que realmente a população de Itarantim sempre achou, que o grupão é cria do Dr.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho dúvidas disso, Peuia e Du jamais ficaria contra o Dr., a família dos dois estão todos nas tetas da Prefeitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.