POLÍTICA DE ITARANTIM: APESAR DAS PRESSÕES, RUBINHO LUNA...


Questionado pelo blog da Cobra sobre boatos de que iria se licenciar da presidência do PP por discordar da postura anti-ideológica e fisiológica por parte, tanto do PT municipal, quanto do pré-candidato à prefeito, Fábio Gusmão (PP), (VEJA AQUI), Rubinho Luna respondeu a blogueiro com uma nota com os seguintes dizeres que transcrevemos abaixo:

"Juju, gostaria de lhe informar que mesmo diante dos acontecimentos recentes, não irei mais licenciar-me da presidência do PP, como era meu desejo. Continuarei na presidência do Partido em respeito ao pedido do presidente estadual do partido, o vice-governador da Bahia, João Leão. e com o respaldo dos meus tios.

A minha iniciação e os primeiros ensinamentos políticos que aprendi, se deram através deste casal maravilhoso, meus tios,que muito contribuíram para a identidade política que tenho hoje.

Assim, embora ausente da campanha, estarei presente mais ainda no espaço político de Itarantim.

Um forte abraço.
Obrigado por tudo.
Rubinho Luna"

NOTA DO BLOGUEIRO: Foi perceptível nas conversas que tive com Rubinho Luna, a sua decepção e o seu desgosto por ver o seu  projeto político para Itarantim, de se fazer uma política com decência, com idealismo e com respeito aos projetos e compromissos assumidos com a população, irem por água abaixo diante da teimosia de seus ex-aliados (Fábio e o PT) em não se desvencilhar das velhas práticas e daqueles velhos vícios politiqueiros do fisiologismo, da enganação, do cinismo das mentirosas e incumpríveis promessas de palanques, dos conchavos com políticos corruptos com aval do "anjo mau" só para vencer eleições. Ao tomar a decisão de não compactuar com essa velha prática, o eleitor de Itarantim viu nessa atitude de Rubinho Luna, a firmeza de caráter, a seriedade no trato com seus ideais e da lealdade aos seus princípios morais, alinhadas, com a firme vontade de se fazer política de forma politicamente correta. A prova disso é que se afastou irreversivelmente da campanha de seu velho amigo e companheiro de partido, Fábio Gusmão, muito embora continue ainda como presidente do partido, atendendo aos apelos da executiva estadual do PP, na pessoa do vice-governador da Bahia, João Leão.

NOTA DO BLOGUEIRO II - Resta saber como vai se comportar o presidente do PP de Itarantim, nas coligações proporcionais com o PT e com o PDT, por terem sidos, na versão de pessoas ligadas a Rubinho Luna, os causadores do "racha" entre os dois amigos de longas datas.   

BOTANDO LENHA NA FOGUEIRA - A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR
Será que o presidente do PP vai avalizar os acordos de coligação nas proporcionais entre o PP/PT e PDT? Pelo sim, pelo não, é bom os pré-candidatos a vereadores desses partidos a rever as suas estratégias de coligações eleitorais.



Comentários

  1. Essa bagaceira, o fisiologismo, o toma lá dá cá e o farinha pouca meu pirão primeiro já começou a dar os primeiros frutos. Como parte das negociatas e para justificar os incentivos recebidos e a receber, o ativo, dinâmico e operante prefeito de. Banana já nomeou um Gusmão para uma secretaria. É o jogo do poder pelo poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, senhor Gideão Matos, em sua primeira campanha Atirou em seu carro para dizer que foi o adversário. Seu Ricardo Souto, 2008, manteve uma candidatura impugnada até o fim, enganando todo eleitorado. E estes dois estão com Paulo Construção, lançaram o pacato Paulo Construção no fogo da Política, e o "faliu" no processo. Agora vêm falar de falta de moral ou princípios apenas porque houve uma simples aliança entre Partidos da Base Aliada Estadual. Isso é assinar declaração de que não se entende nada de Política e seus Bastidores. Se Ganha Política com Alianças, com Força de Organização, com Votos, e cada um é livre para fazer as alianças que julgarem ser as mais convenientes. Um monte de Blá, blá isso tudo aqui... todos aqui que comentam, bem sabemos, são diretamente ligados as coligações. E estão todos em busca do mesmo poder. É muita hipocrisia em tão poucos comentários. Sejam homens e mulheres de fibra para assumir o "jogo" político com clareza e responsabilidade. Tem muitos, seja de um lado, de outro ou daquele, que venderiam a alma para chegar ao poder. Então não fiquem aí com um monte de “mimimi” sem fundamento, porque quando o "jogo" começa, não existe fisiologismo, nem moral, ética ou ideologia... o que há, é calor, paixão, ânimos exaltados, palavras sem pensamento, vizinhos sem se falar etc. Como bem sabemos que é a política de Itarantim. Esse alvoroço todo por conta de uma simples aliança, demonstra a imaturidade política de alguns e o oportunismo de outros. Nada mais.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com este último comentário. É bem assim aqui em Tarantas.

      Excluir
    3. Você ver o jogo sujo da política, e acha insignificante. Só que há pessoas que não gosta por que tem respeito a se, e aos outros. E não quer compactuar, por que acredita que pode ser diferente. O que chamou a atenção neste acontecimento foi o fato de um presidente do partido do pré candidato discordar reijeitar das práticas sujas e desrespeitosas de fazer política. Lembrando a você que tudo isto que acontece em Itarantim quando o jogo sujo da campanha começa como você disse, é em função desta forma suja de se fazer política. Não é por que é assim por que é o correto. Ainda bem que existe pessoas que pensa diferente e rejeita estas ações pra se chegar ao poder, é destas pessoas que a politica partidária precisa. Outra você esta equivocado(a) quando disse que todos que participa dos comentários são partidário de determinada coligação. Eu por exemplo não faço parte, a muito tempo participo deste espaço. Então amigo nem tudo é como você pensa. Nem tudo é apenas um "mimimi"

      Excluir
    4. Só assim mesmo, amigo. Só não sendo envolvido no processo pra ficar nesta conversinha mole e moralista. Ou sendo e querendo tirar proveito da questão. Os rompimentos políticos não se dão só porque um se diz cheio de Moral, Ética, etc, (NÃO QUE O MESMO NÃO O SEJA), estou dizendo que não se trata só disso, mas se dá por desconfortos pessoais, desagrado pessoal e não político. Isso é claro. Mas como você não participa da Política de Forma direta, mas apenas fica aqui de leituras e tecendo comentários, não sabe o que rola nos bastidores. Então, para você, é natural não compreender que as alianças são necessárias e, as vezes, inevitáveis. O projeto político se mostra bem sucedido desde a sua pre-campanha, quando consegue formar as mais diversas alianças, juntar as mais diversas lideranças em prol de um bem maior. Uma coligação com mais partidos, mais lideranças, mais tempo de horário eleitoral etc. etc. etc... isso é demonstração de força, organização e vontade política. Passando por cima das diferenças pessoais para se consolidar num bem maior. Só sendo muito ingênuo para não perceber isso. Aliás, só aqui em Itarantim não se compreende isso. E se faz um mimimi danado. Ninguém é inimigo, apenas adversários políticos em determinado momento. O mundo dá voltas, e as coligações, ideologias, ideias, metas, também mudam. Gideão VS Ricardo, depois, Ricardo apoiando Gideão, e por aí vai. Estamos falando de Política, amigo, e não de religião. Se bem que até desta, onde se deveria haver fidelidade, o povo faz uma Babel sem fim. Hoje nesta, amanhá naquela, e por aí vai. Saia do anonimato, da passividade, e venha fazer política de verdade.

      Excluir
    5. Faço das palavras de JOABES RODRIGUES AS MINHAS:Eu vou primeiro colocar essa reflexão minha aqui no varal, pra eu voltar um pouco no tempo (depois volto e avanço pra os dias atuais), idos de 2012 eleições municipais de Itarantim, grupos se reúnem aqui ali para fazer alianças (Gideão prefeito).
      O PT tinha saído de uma eleição de deputado como a segunda força municipal e todos queriam de alguma forma o apoio e ter como aliados, e se aliou, o PT através de sua direção toma a decisão de se aliar a campanha do PSB e sair como vice na chapa de Dr. Paulo o atual prefeito...
      Eleição vencida com uma margem de 59, 98%. Foi uma festa na cidade, era uma esperança no olhar das pessoas de que a mudança iria acontecer em Itarantim com PSB e PT. Os dias se passaram e começaram ai a peregrinação do PT e sua via-crúcis... Isso todos de alguma forma sabem que o PT foi chutado do governo eleito de Dr. Paulo com aval de sua cúpula podre que, o próprio PT ajudou a construir a pauta governamental. (participei de todo este processo nas ruas).
      Voltemos aos dias atuais, deixemos o passado, à conjuntura neste exato momento, o PP que tem como pré-candidato Fabio Gusmão e como aliado o PT e é o mesmo PT de 2012 que decide a aliança e fecha uma possível chapa, até ai tudo dentro da normalidade, o que mais me espanta que a chapa formada tem como vice uma das figuras do governo de Dr. Paulo e que teve aval do PT que tinha a prerrogativa de escolher o vice, isso segundo as informações que estamos acompanhando pelas mídias sociais.
      Não quero aqui de forma alguma colocar a integridade de muitos que estão dentro do PT, que sei que tem uma galera boa lá dentro, como também sei que tem gente lá que só visa seus interesses próprios e que não tem porcaria de ideia alguma. Mas o que nos intriga é como foi feita essa articulação, será que essa proposta veio do governo de Dr. Paulo ou partiu simplesmente de alguns de dentro do PP e PT? Será que o PT de Itarantim ainda não aprendeu a lição e não aprendeu fazer política?(falo política seria).
      Esse é um governo tido por unanimidade como pior da história de Itarantim que tenta de alguma forma se apoiar para manter seus quadros dentro do espaço de poder.
      Aliar com quadros do atual governo é mostrar pra a população de Itarantim que de fato o candidato do atual governo é Fabio Gusmão e que quem indicou o vice foi o atual prefeito Dr. Paulo. É isso que passa pra população.
      A postura do presidente do PP de escrever uma carta aberta sobre esta situação deixa claro que decisões foram tomadas unilateralmente e subgrupos, sem uma avaliação nem analise de entender até que ponto seria bom trazer de novo aos seios do PT aqueles que humilharam no passado.
      Agora resta saber o reflexo de tudo isso, como Fabio Gusmão e sua militança irão dialogar com o povo tendo como parceiro (vice) um dos pupilos do Dr. Que de alguma forma tá ali representando aquilo que foi de pior pra Itarantim. Voltemos à ética, o que é mesmo ética?

      Excluir
  2. É, como a moral e os bons princípios não faz parte dos homens que estaram concorrendo as eleições, não tem sentido votar. Se os exemplos morais e éticos que aqueles que fazem a política não tem, como a política pode trazer benefícios pra um povo? A injustiça estará sempre presente, e como é tipíco de Itarantim uma pequena minoria continuará sendo previlegiada. Quem quer continuar votando e dando sim a este sistema sujo continuem votando nestes, que o representa. MEu voto é em branco. Chega de indecência. Abra os olhos povo de Itarantim não se iluda. Quem pensa diferente e tem valor faz como Rubinho Luna sai fora. Rubinho Luna, posso estar errada mas você pode estar, tambèm no partido errado. Procure outro, até que prove o contrário a rede de Marina Silva, tem muita gente interessante, que quer fazer diferente assim como você. Busque, pesquise quem sabe você não se identifique. Paz! que Deus abençõe.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique sabendo caro amigo anônimo, que votando em branco só ajuda a permanência dos que aí estão. E eu duvido que você vota em branco, conta outra.

      Excluir
  3. Eu, não faço política de fato mas como se trata de algo importante para nossas vidas acompanho até por que eu sou uma cidadã eleitora, eu vou votar. Me parece que você estar muito preso a esta forma de fazer política, e não consegue perceber que pode ser diferente. E que estas taís aliança já é um sistema muito critícado e que não favorece a boa política, baseada na moral e na êtica. Não sei se você, sabe que muitos presidente de sigla partidária comercializa as suas siglas para dar ao comprador o direito de ter, estes tempos de propaganda rádio e tv. e outros benefícios mais. E, é por estas e outras muitas pessoas decentes estão fora da política por que não tem o mesmo escrúpulos que outros tem para chegar ao poder. Eu prefiro o mimimi a que você se refere, até que RUAR como um leão faminto pelo poder.Nós sabemos os frutos que isto dar basta ver o desastre administrativo em nosso país. Não vou dar exemplos porque crescerá o texto. Paz!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.