Pular para o conteúdo principal

ITAPETINGA: REFORMA ADMINISTRATIVA PODE EXTINGUIR E FUNDIR SECRETARIAS


Resultado de imagem para reforma administrativa
Ao longo de sua mal sucedida gestão, o prefeito Zé Carlos (PT) criou e até desdobrou secretaria de governo, para contemplar correligionários sedentos de cargos públicos e poder, onerando o orçamento municipal e inflando, de forma desnecessária, a folha de pagamento dos servidores municipais.

Para se ter ideia da gastança desenfreada, só no extinto Zoo-Matinha funcionam duas secretarias acéfalas: a do Meio Ambiente e a de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, comandadas por elementos ineptos. A Secretaria de Agricultura não plantou sequer um ‘mói de quento’, enquanto a do Meio Ambiente foi responsável pelo fechamento da própria Matinha e o corte ilegal de árvores na cidade. Dois exemplos clássicos de desperdício de dinheiro público e incompetência administrativa.

Na área do esporte, cultura e lazer, uma estrutura também desnecessária foi montada, onerando a prefeitura e conquistando resultados pífios. A secretaria de Esportes, por exemplo, só existe para atuar no Campeonato Intermunicipal de Futebol, realizado de ano em ano. Não conquistou nada, mas deu boa vida a um bando de aproveitadores. O Departamento de Cultura, também mal dirigido ao longo dos 8 anos de Zé Carlos, só serviu para fazer programas de calouros na Concha Acústica, de ano em ano, e mais nada.

Como dinheiro público não cai do céu, é bem provável que algumas dessas secretarias sejam extintas ou transformadas em meros departamentos de outras secretarias, a partir de janeiro de 2017, como forma de desonerar o município de gastos desnecessários.

O prefeito eleito Rodrigo Hagge (PMDB) ainda não se pronunciou sobre isto, mas há quem defenda, no seu grupo, estas e outras reformas. É recomendável que os pretensos ‘secretários’ não alimentem muitas esperanças, porque a tesoura vem afiada.

A farra acabou!

Por Davi Ferraz

Comentários