A contagem regressiva para as provas do próximo Enem está sempre na cabeça dos candidatos. Mandar bem na Redação Enem é fundamental para uma boa nota ao final. Veja os 7 principais erros e fique longe deles.
Por Manoel Lopes
O Enem está logo ali na frente, e se tem algo que tira o sono dos candidatos na véspera das provas é a preocupação com a Redação! Pensando nisso, o Blog da Cobra foi em busca de alguns erros que tirem o candidato da cama. Os sete principais e mais graves erros que os estudantes cometem na hora de elaborar a Redação Enem.
O nervosismo e a falta de confiança no que está escrevendo são grandes distrações na hora da prova, então leia esse post com cuidado e preste atenção para não cometer esses erros e prejudicar o seu desempenho no Enem.
1) FUGIR DO TEMA
A professora Lanzara alerta: fugir do tema proposto é um erro gravíssimo. Quando o aluno não lê com atenção a proposta da Redação Enem ou os textos de apoio, acaba prejudicando – e MUITO – a sua nota nessa parte do exame. “Toda redação em vestibular deve ser desenvolvida a partir de um recorte temático e quem faz esse recorte é a proposta de redação”, explica Andrea. Uma dica é fazer anotações sobre as principais ideias dos textos expostos na coletânea e, quando acabar de elaborar sua Redação Enem, releia seu texto e confira se ele realmente aborda o tema exigido.
2) COPIAR TRECHOS DOS TEXTOS MOTIVADORES
Quando um candidato não tem domínio sobre o tema cobrado na Redação Enem, é comum que ele apele para a cópia de trechos da coletânea de textos apresentada na proposta. Mas essa não é a solução ideal, já que a cópia dos textos motivadores é considerada um erro grave, mesmo quando feita em forma de citação.
“Se o aluno copiar, sua redação não será desclassificada, mas ele vai ter parte do texto completamente desconsiderada. Então, ele perderá na progressão textual”, justifica a professora. Por isso, NÃO COPIE nada, nem mesmo uma frase, dos textos que estão na prova APENAS PARA CONSULTA. Utilize-os para desenvolver suas próprias ideias a partir das informações que ali estão expostas.
3) NÃO SEGUIR AS NORMAS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Não adianta escrever uma narrativa ou um poema se o tipo de texto cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. E também não é recomendável inserir técnicas de outros tipos textuais, como aliteração, na sua redação. “O aluno tem que saber que ali ele só tem espaço para desenvolver estrutura do tipo dissertativo-argumentativo.”
4) DESRESPEITAR OS DIREITOS HUMANOS
Os temas da Redação Enem, normalmente, envolvem questões problemáticas de relevância nacional e, por isso, é cobrada do candidato uma proposta de solução. Essa sugestão deve respeitar os direitos de todos os cidadãos e distinções de raça, cor, gênero, orientação sexual, idade, cultura, por exemplo, não serão toleradas! O aluno que, em seu texto, desrespeitar os direitos humanos, terá a sua Redação Enem zerada e está fora da disputa por uma vaga no ensino superior.
5) ARGUMENTAR EM UM ÚNICO PARÁGRAFO
“A argumentação não pode ser desenvolvida em um único parágrafo. Cada argumento, cada informação deve ser desenvolvida em parágrafos diferentes”, afirma a professora. “Então, se o aluno tem três argumentos para trabalhar, ele vai abrir três parágrafos no desenvolvimento”, exemplifica Lanzara. Para evitar esse erro, faça um planejamento do seu texto antes de escrevê-lo. Organize suas ideias e determine antes o que vai ser abordado em cada parágrafo.
6) NÃO SEGUIR A NORMA CULTA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Gírias, abreviações e expressões utilizadas na fala, como “tipo assim” e “né”, devem ser deixadas de fora da Redação Enem. O uso da norma culta da língua portuguesa é obrigatória. Deixe as conversas informais para o Facebook.
7) USAR O SENSO COMUM
Quem usar clichês e ideias muito batidas na Redação Enem corre o risco de obter uma avaliação ruim de seu texto. O objetivo é que você exponha suas ideias e seu raciocínio ao elaborar seu texto e não que apenas reproduza um discurso que ouve diariamente. Mas, atenção para a diferença entre ser original e fazer uma análise sem sentido do problema proposto.
Fonte: http://blogdoenem.com.br/
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