Maiquinique:TJ mantém bloqueio de verbas da prefeitura por atraso de salário de servidores

Por Cláudia Cardozo - Bahia Notícias
Foto: Blog Jota Neto

A desembargadora Maria de Fátima Carvalho, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), manteve o bloqueio de verbas da Prefeitura de Maiquinique, no médio sudoeste, por atraso no pagamento de salários dos servidores dos meses de novembro e dezembro, além do 13º salário. O bloqueio foi determinado em primeira instância a partir de uma ação popular. 

O Município recorreu da decisão para suspender a liminar. A decisão questionada determinava o bloqueio pelo gerente do Banco do Brasil, ou Banco Bradesco onde se encontram depositados os recursos do Município de Maiquinique, de 60% de todos os créditos e receitas bancárias do município, inclusive os recursos provenientes do Fundo da Educação Básica (Fundeb) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), “para possibilitar o pagamento dos salários em atraso dos servidores que ainda não receberam seu salário, sem prejuízo de, não havendo fundos na conta corrente do Município, nessa data, valer o bloqueio para o próximo repasse, para que todos os servidores sejam pagos até essa data”. Segundo os autos, caso o pagamento não ocorra, um novo bloqueio poderá ser realizado.


A prefeitura foi impedida de movimentar as contas bloqueadas, sob pena de responsabilidade. A Justiça ainda vedou a nomeação de aprovados no último concurso, deixando para o prefeito eleito a convocação, de acordo com a necessidade do serviço. Em caso de descumprimento da decisão, será aplicado uma multa de R$ 50 mil por candidato nomeado. A municipalidade, no recurso, alegou que a decisão é uma intervenção direta do Poder Judiciário na administração municipal, e que o bloqueio comprometerá gastos destinados a outros setores.

Comentários