Itarantim: Sinal amarelo para a educação.

O legado de gestores que não priorizaram a educação.

Por Manoel Lopes.

O gráfico em azul, representa Itarantim.  
A realidade da educação de nossa cidade não é animadora, triste legado de gestores passados que não priorizaram a educação. Nós sabemos que, qualquer sociedade mais igualitária, com uma qualidade de vida justa e que seus cidadãos tenham mais criticidade e comportamentos éticos e morais aceitáveis, é porque a educação foi vista como prioridade. Se a educação não é prioridade temos uma sociedade desigual, desqualificada e sem qualidade de vida. Como, infelizmente, apontam os gráficos do IBGE 2007/20013 da cidade de Itarantim.

A sociedade brasileira não dispõe de uma educação pública de qualidade por não ser esta uma prioridade do poder público, por outro lado o poder público não a prioriza por não ser uma demanda da sociedade. Acredita-se que para legitimar qualquer diálogo e iniciativa no campo da educação precisam-se envolver os seus legítimos protagonistas, os professores.

O professor tem se sentido cada vez mais impotente, desvalorizado e desinteressado pela educação pública. Assim, cabe à sociedade assumir sua responsabilidade diante do ensino público e ao poder público cabe não só compreender, mas, principalmente vivenciar a escola estabelecendo um diálogo verdadeiro e profundo com o professor, buscando, por meio da educação, uma transformação social sustentável baseada em valores humanos mais éticos e mais justos.

Em Itarantim existe a oportunidade de mudar o quadro atual, pois a cidade é administrada por um prefeito que tem a sua formação inicial, escolar e profissional, no magistério, um vice-prefeito que é também professor e o Secretário de Educação que é professor. Temos tudo para fazer a cidade da um salto de qualidade de vida, mudar o IDEB, distribuir melhor a renda per capta, de fato “construir um futuro melhor” para todos. Priorizando o sistema público de educação, mudaremos todos os outros quadros que abaixo veremos nas imagens.
















Comentários

  1. e porque pc não paga o piso salarial aos professores ? , sou professora e fico bem informado pelo meus direitos na pagina aplb , aplb cada vez mais perto é isso aplb

    ResponderExcluir
  2. Com toda arrogância do atual secretario de educação, já estou vendo tudo, quem não se lembra da anterior??? Gente pra que isso??? Passando na rua no dia da jornada pedagógica ouvir da boca dele, a coisa agora será diferente, vou pras escolas policiar vcs... Até que ponto isso é bom??? Secretario acho que não é bem assim, na ´pressão nada funciona!!! Viraram estagiários??? Quem não sabe como ele ia dá aula??? Já cansei de chegar no Lourival e o atual secretario, está fingindo que estava dando aula, levava tudo na brincadeira, hoje os professores não servem mais, tem que ser policiados de perto... Cada dia as coisas só pioram, meu DEUS!!! Parei 15 minutos e fiquei só olhando a fala dele, professores vcs terão um secretario muito arrogante e autoritário, sua esposa parece ser uma pessoa mais humana, mais maleável, mais fácil de lidar, agora o senhor, tem prazo de validade, 1 ano no máximo, se colocar tudo que pensa e fazer desse jeito, estourado 1 ano!!! Tomara que o senhor publique meu comentário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse, quando o secretário ia dar aula, não dava, ficava era brincando. Deve ser por isso, que vai vigiar o professor, pois estar vendo nos professores o seu espelho.

      Excluir
    2. ELE DEVE SER DAQUELES QUE "FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO NÃO"

      Excluir
    3. Eu dei o prazo de seis mese, Itarantim não precisa desse tipo de gente ocupando liderança em espaço público! !! Vejamos novos episódios...

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.