FGTS LIBERADO A PARTIR DE AMANHÃ (10)


O FGTS ou Fundo de Garantia Inativo nada mais é do que as contas do beneficio que deixam de receber os depósitos que eram realizados devido à rescisão do contrato de trabalho, o qual pode ter sido originado pelo pedido de demissão do empregado ou mesmo pela dispensa realizada pelo empregador. E conforme dados que foram divulgados no final de 2016 pelo Governo Federal cerca de 87% das contas de FGTS Inativo acumulam valores que podem chegar até um salário mínimo.
Como forma de combater a crise financeira brasileira, o presidente da República Michel Temer anunciou em pronunciamento oficial que as contas do FGTS que possuem saldo inativo desde 31 de dezembro de 2015 poderão sacar o valor.
A expectativa gerada pela noticia fez com que milhares de brasileiros se dirigissem pessoalmente as agências da Caixa ou acessassem o site da instituição a procura de informações. Até o momento é esperado que o cronograma de saques seja divulgado em fevereiro de 2017, embora a própria Caixa já informou que a liberação dos saques será realizada no mês de aniversário dos trabalhadores beneficiados, ou seja, se você nasceu no mês de Agosto provavelmente precisará aguardar a chegada do referido mês para poder sacar o seu FGTS.

Quem pode sacar o FGTS Inativo?

O saque poderá ser realizado pelo trabalhador que possui sua conta de FGTS inativa, ou seja, que não recebe depósito do beneficio pelo período de três anos ou mais. A proposta divulgada pelo Governo é direcionada para os trabalhadores que tiveram os seus contratos rescindidos até a data de 31 de dezembro de 2015.
Se você tem dúvidas sobre a sua situação poderá acessar a sua conta da Caixa e procurar na sua área pessoal pelo menu “FGTS” e lá verificar os detalhes. Caso se enquadre como conta inativa o próprio sistema irá lhe informar em tela ao lado do valor creditado.

Qual é o valor que poderá ser sacado?

Assim que o saque do seu FGTS for liberado você poderá retira-lo integralmente independente do valor disponibilizado. De acordo com informações divulgadas pelo presidente Michel Temer os saques serão em torno de R$ 30 bilhões, o que corresponde a aproximadamente 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Estima-se ainda que mais de 10 milhões de trabalhadores possam sacar o FGTS, sendo que a maioria das contas possui um saldo inferior a um salário mínimo.

Tabela FGTS 2017

Já saiu a tabela do calendário FGTS 2017, confira abaixo a data de pagamento para você conforme o seu mês de aniversário:

Fazem aniversário em:
Receberão em:
Janeiro
Março
Fevereiro
Março
Março
Abril
Abril
Abril
Maio
Abril
Junho
Maio
Julho
Maio
Agosto
Maio
Setembro
Junho
Outubro
Junho
Novembro
Junho
Dezembro
Junho


Comentários