de LÁ pra Cá

Nosso FeBeApa:
Carta sinótica e mitomania midiática.

Uma carta de cá: O discurso sofismado publicado neste blog (Alerta Itarantim, 19:46, 24 de julho), com a manchete garrafal: BANCO DO BRASIL - GERENTE DA AGENCIA PRESTA ESCLARECIMENTOS, esqueceu de enfatizar que a instituição Banco do Brasil é gerida pelo Governo Federal e tem prerrogativas, também políticas, para estabelecer diálogo com outros gestores públicos a exemplo, órgãos de segurança pública. 

Assaltos a banco são realizados por quadrilhas especializadas e articuladas que agem além das fronteiras estaduais, utilizando-se de armas de grosso calibre, muitas vezes de uso exclusivo da Forças Armadas; também de explosivos restritos, como foi o caso de Itarantim.

É bem verdade que temos uma Unidade de Policiamento Militar Comunitário, auxiliada pela Guarda Civil Municipal que cumprem rigorosamente o trabalho na função que se destina em manter a ordem pública. Mas, não têm eles a responsabilidade de exercer o serviço de inteligência e controle de armas sofisticadas e explosivos que chegam às mãos de quadrilhas articuladas. Isso é uma responsabilidade da Polícia Federal e do Exército Brasileiro. Sendo assim, não cabe a exposição gratuita para se vitimizar, atribuindo culpa apenas aos mecanismos comunitários de segurança pública.

Quanto aos números de investimentos destinados ao município, não é uma iniciativa própria do Banco do Brasil, ou de qualquer outro banco. Se faz através de projetos estabelecidos em programas desenvolvidos para alavancar a economia nacional. No caso, os bancos são instrumentos de operacionalização. Portanto, o discurso fácil e sofismado não explica muita coisa. É bom lembrarmos que o Banco do Brasil é uma instituição pública que atua como intermediário nas operações pré-estabelecidas. Contudo, o bom é que o banco está aberto...

***
Uma carta de lá: O Conselho Nacional de Justiça publicou um artigo hoje, terça-feira 25, onde as especialistas em Direito Penal Karina Rosa e Renata Tupinambá escreveram “que só Deus pode ajudar um réu sentenciado por um juiz”. Isso gerou uma polêmica em torno do artigo 385 do CPP (Código de Processo Penal) que guarda alguma relação com a sentença de Sérgio Moro contra Lula no caso triplex. Uma confusão entre o papel da acusação e do Juízo, como se o Estado de Direito tivesse dado lugar à inquisição.

Seria realmente aquela sentença é uma característica marcante do Direito Penal Medieval?
Isso me fez lembrar o filme épico: Sombras de Goya (2006), do Diretor Miloš Forman. A obra retrata a convulsão política e mudança histórica na Inquisição Espanhola, em 1792, vista pelos olhos do pintor Francisco Goya (1746-1828), onde Inês, uma jovem modelo e musa do pintor é presa sob a falsa acusação de heresia, condenada e brutalmente torturada nos porões da Igreja.

Vale ressaltar que o ex-presidente Lula lembrou ao Juiz Sérgio Moro: Esse julgamento é feito pela e para a imprensa.

***
Por fim, a catrevagem das boas conversas sem a competência por prerrogativa de função escreve nosso FeBeApa assim: simples e fácil, porém incerto.

Lemos suas cartas;
Suas placas;
Seus cartazes.
E nos restam as reticências da dúvida...

Comentários

  1. Acho que primeiro vc deveria escrever com menos raiva. Ao ler os dois “textos” as diferenças são gritantes, o do gerente numa elegância, simplicidade e, principalmente, sem querer agredir ninguém. Já o seu quanta raiva, linguagem arrogante e sempre voltando ao fator Lula. Sabedoria, simplicidade e elegância não fazem mal a ninguém, até mesmo a um ser como vc.

    ResponderExcluir
  2. Queremos saber do gerente o que está faltando pra reabrir a agência, além da falta de vontade do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moço se depender desde carequinha estamos fritos. Vamos cobrar mais respeito por parte dessa agência do Banco do Brasil. Vamos todos pro BRADESCO.

      Excluir
  3. DO GERENTE E DO BANCO NÃO FALTA NADA. O BANCO ESTA PRONTO PRA ATENDER EM DEPOSITOS E SAQUES. O QUE FALTA É O GOVERNO DO ESTADO QUE POR NÃO TER PREFEITOS DO PT AQUI NA REGIÃO DESPONIBILIZAR MAIS POLICIAIS QUE É DA OBRIGAÇÃO DO ESTADO PARA DAR MAIS SEGURANÇA A POPULAÇÃO.FAZ ISSO POR PIRRAÇA E PERSEGUIÇÃO POLITICA. OLHA O QUE ESTA FAZENDO COM ESTRADAS. POR ISSO TEMOS QUE POR CULPA É NO GOVERNO DO PT O PORQUE DO BANCO DO BRASIL NÃO ESTA FUNCIONANDO PRA SAQUE E DEPOSITO. INVES DE CRITICAR O GERENTE VAMOS FAZER PROTESTO E NÃO VOTAR EM NENHUM CANDIDATO DO GOVERNO DO PT ENQUANTO NÃO CONSERTAR AS ESTRADAS DE MAIQUINIQUE A ITARANTIM E BOTAR MAIS POLICIA AQUI EM ITARANTIM PRA DAR MAIS SEGURANÇA PRO BANCO ABRIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas em um comentário feito pelo gerente ele diz que o problema era a licitação e que o estrago segundo ele foi grande, não tem nada a ver com segurança. Mas pra ele está muito cômodo, o banco está ganhando muito dinheiro sem prestar o serviço essencial que é pagamentos, depósitos e saques.

      Excluir
    2. Mas em Itapetinga, Macarani, Maiquinique e Potiraguá tem agência. Essa conversa fiada não cola não, está mais do que na hora de tomarmos uma atitude.

      Excluir
    3. Então realmente tem a questão política, eu sabia. E quem perde com isso? A população, os comerciantes, a cidade. Acorda gerente, o BRADESCO está vindo aí.

      Excluir
  4. Se, uma agência como o banco do Brasil federativa, estar com dificuldade em conseguir o que quer, imagina o mais.

    ResponderExcluir
  5. SR rodrigues vai trabalhar produzir algo, fica com esse aqr de pseudo intelectual, parecendo manequim do braz(av de sao paqulo) da a cara fica escondendo atras de um blog.

    ResponderExcluir
  6. Como não falta nada? Fez um comentário no blog onde disse que até o período chuvoso atrasou as obras, mas que iria recomeçar. Não estou entendendo é mais nada, se a população não agir ele vai ficar com esse discurso até 2020. BRADESCO urgente em nossa cidade. Autoridades acordem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, aproveita a sua capacidade de Liderança e faça um abaixo assinado para o BRADESCO exigindo para o mesmo abrir uma agencia aqui em Itarantim. Diga para eles que que comercio daqui é melhor que o de Itapetinga. Que o daqui são os melhores e mais ricos da região. Que o Banco do Brasil é ingrato e que ele só é grande no Brasil graças aos depositos e as aplicações que os comerciantes e fazendeiros daqui f azem todos os dias no banco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Ou Você é muito idiota ou é muito demente cara, achar que o BRADESCO vem pra ka so porque vce quer.

      Excluir
    2. Maiquinique tem uma economia infinitamente menor do que a de Itarantim e lá tem BRADESCO.

      Excluir
  7. Adoro os comentários. A pluralidade de opiniões, algumas absurdas. hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adora nada manequim do Brás, vc acha que sabe tudo ,não gosto de ser contrariado.heheheh

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.