ENTREVISTA: IARA CAJÁ PRESIDENTE DA APLB ITARANTIM

Por Manoel Lopes


Na tarde deste sábado(30) a presidente do Sindicato falou ao Blog Alerta Itarantim sobre as condições de trabalho da categoria. De forma lucida e consciente ela falou também sobre os descontos nos salários dos professores,  efetuado pela prefeitura nesse més de Dezembro.


Blog: Faça um breve histórico da APLB Sindicato núcleo sindical de Itarantim.

Iara Cajá: A APLB Sindicato núcleo sindical de Itarantim é uma entidade de Direito privado no qual defende interesses da categoria tanto no individual como no coletivo, pertence a delegacia regional do catolé que está localizada no município de Itapetinga que é filiado a CTB (Central Dos Trabalhadores Brasil) e CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.


Blog: Qual a relação do sindicato e os filiados?

Iara Cajá: O sindicato tem uma relação tranquila e respeitosa com seus filiados, há uma credibilidade conquistada em anos de luta e o filiado percebe a imparcialidade com todos, pois sempre busca-se defender os interesses do filiado, independente da opção partidária. A APLB está de portas abertas a todos filiados e aqueles que queiram se filiar ao sindicato. É importante a filiação, porque a o sindicato defende os direitos e oferece uma série de benefícios, por exemplo, convênios com faculdades na Bahia e outros serviços que podem ser estendidos aos filhos de filiados.

Blog: Como o sindicato tem buscado melhorar as condições de trabalho da categoria?

Iara cajá: O Sindicato vem crescendo no município de Itarantim. O sindicato não é composto só por uma infraestrutura é formado, principalmente, pelos professores que estão abraçando a causa, buscando lado a lado com APLB as melhores condições de trabalhos. Hoje em dia o Núcleo de Itarantim conta com uma acessória jurídica composta por 2 advogados que uma vez por mês faz atendimento a todos filiados. O sindicato também está em fase de fechar novos convênios para seus filiados.

Blog: Recentemente os professores sinalizaram um desconto em seus salários. É verdadeira a informação? Se é exponha a situação. E o que o Sindicato buscará para reverter?

Iara Cajá: Sim. Houveram descontos abusivos por parte do poder executivo Municipal sem nenhum motivo, esses descontos chegaram a quantia de 600,00 reais de cada professor. A APLB sindicato sempre busca resolver as demandas de uma forma extrajudicial ou através de TAC (Termo de ajustamento de conduta) de forma consensual, caso não chegue a um resultado favorável a APLB sindicato reuni em assembleia e juntamente com os filiados decidirá por paralisação ou até mesmo uma greve por prazo determinado ou indeterminado.

Blog: Em relação ao diálogo ente o Sindicato e a Secretaria de Educação como tem acontecido?

Iara Cajá: O Secretário de Educação, Joel Ribeiro, tem esforçado para acontecer, mas nós sabemos que a Secretária de Educação não tem autonomia, então fica difícil resolver problemas da categoria já que a palavra final é do prefeito e infelizmente Paulo Construção não tem se mostrado amigável.

Blog: Para 2018 o que os filiados podem esperar do Sindicato.

Iara Cajá: Primeiro quero desejar a todos os professores, filiados ou não, um feliz 2018 cheio de realizações. Os filiados podem esperar um sindicato cada vez mais atuante e que vai tentar resolver com imparcialidade e apartidarismo as demandas que surgirem. Aproveito para convidar os poderes Executivos, Legislativo, o Secretário de Educação, o Presidente do Conselho do Fundeb, os filiados e demais interessados para participarem de uma reunião que acontecerá no dia 04/01/18 às 15:00, na Sede do Sindicato, na oportunidade iremos dialogar, e se possível, ouvir as explicações do prefeito ou representante sobre os descontos abusivos e ilegais ocorridos no mês de dezembro e principalmente como ele irá ressarcir os servidores da educação.



Comentários

  1. Parabéns iara pela sua luta em favor dos professores, você vem provando cada vez mais o seu amor pela profissão e o respeito com seus colegas. Que esse seu respeito com os colegas sirva de lição ao atual secretário de administração que desde que assumiu o cargo de secretário e vice prefeito vem perseguindo de forma absurda os professores.pode ter certeza que a população de um modo geral está sensibilizada com as perseguições que vem sendo feita com os professores, na hora certa daremos a resposta aos perseguidores.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que tem alguém que possa correr ,pela educação
    Gente vergonha nunca vir
    Um final de ano desse
    Como descontar dinheiro dos professores, uma classe tão importante. Hó prefeito, esse ai ficou na história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos processos a senhora Iara Cajá moveu em prol da categoria na gestão do Dr.? Quanto a senhora recebeu na gestão do Dr.? Estou aguardando a resposta.

      Excluir
    2. Você pode averiguar no TCM anonimo. Quanto a processo fique você sabendo que Aplb de Itapetinga juntamente com Itarantim, procurou o ex-prefeito sim, para negociar sobre a carga horaria dos professores do Lourival, sobre o calendario escolar, sobre o reajuste dos salarios dos professores(que tinha que ser pago em janeiro e era, coisa que não aconteceu nesse governo, pois o aumento nao foi pago em janeiro), foram instituidos os Conselhos da Educação, a qualidade do transporte escolar( antes era feito em carros abertos; o prefeito foi chamado e informado como proceder dentro da lei), enfim teve mais ações sim, Processo e Denúncias são feitas quando não são cumpridas as exigencias das leis... Ah, com base na sua pergunta e onde estavam os Vereadores de Oposição que não fizeram o seu papel? Cadê a comunidade que não denunciou? Você poderia ter denunciado, pois qualquer cidadão com base nessas Afirmações que vc faz pode procurar o Ministerio Público e denunciar... Você que reclamar por direitos cadê o seu de ciadão? Que façamos o nosso papel, eu faço o meu denuncio e você? Só fica de fofoca no blog? Ou tem medo de enfrentar a realidade de nossa cidade? Porque eu sei e estou sofrendo as consequencias por não ficar como voce tentando atingir as pessoas que trabalham... Porque voce não denuciou os ex-prefeitos? Será que só o Dr. desviou? E agora o que está acontecendo em nosso municipio? Quantos funcionários estão sem receber o salario de dezembro? Quantos funcionarios receberam seus salarios com descontos abusivos? Acorda anonimo, ou vamos continuar vendo nossa cidade sendo assaltada pelos ditos defensores do povo... Eu faço a minha parte e você faz a sua?

      Excluir
  3. Parabéns a APLB sindicato pela atuação no nosso município. Pelo relevante trabalho prestado aos professores. Por defender a causa dos trabalhadores em educaçao. Obrigada presidente Iara Cajá. E vamos à luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender férias integral é ilegal segundo as Leis Trabalhistas. E vender mais de 10 férias é o quê??

      Excluir
    2. kkkkk ! vai estudar porque funcionalismo publico não segue a leis trabalhista diretamente

      Excluir
  4. Parabéns Iara! O sindicato atua corretamente. Estamos bem representados.

    ResponderExcluir
  5. Quem não se lembra a um ano atrás... dezembro 2016 que os professores não receberam o 13° do ex gestor e foram às ruas e para prefeitura protestar e cobrar seus direitos ... e a secretária de educação Leninha nem se quer ouviu os professores...e APLB não compareceu e nem apoiou os mesmos...será porquê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é mentira, nenhum professor ficou sem receber 13º. Você mal informado anonimo eu sou professora e desafio qualquer um provar o que você está afirmado. Cuidado você vai ter que provar!!!

      Excluir
  6. APLB é um sindicato,uma organização, uma panela,uma financeira,Ou um partido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma Panelinha e das grandes... Respeita dinheiro.

      Excluir
  7. Na gestão passada do Dr Paulo e Leninha...qual era o salário da presidente da APLB?
    Vamos averiguar e postar na rede social...ou todos se lembra?

    ResponderExcluir
  8. A presidente da APLB trabalhava na gestão passada? Ou só ia duas vezes na semana e ganhava 4000 horas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são burro, ou o quê? Ninguém tem essa carga horaria, kkkkkkk. Se informa qual é a função da Diretora Regional da APLB, pra não ficar falando besteira.

      Excluir
    2. Idiota é quem não entende o trocadilho!!!

      Excluir
  9. Pode atacar a presidente do sindicato, grupo de ladrões, desde quando vcs pensam que a atacando vão apagar a robalheira feita aos salários dos professores? Quando a Polícia Federal os abordar, quero ver qual seria a explicação de vcs! Gente muito maior está atrás das grades.

    ResponderExcluir
  10. Por quê essa diretora do síndico ficou quieta quando houve o maior desvio do FUNDEB? Desvio de mais de meio Milão para pagar a empresa de lixo COOPSERBA. Si OMITIU EM TUDO QUE que tinha relação com categoria dr professores. O TCM BA MOSTROU COMO A CONTA DESSA PRESIDENTA ERA RECHEADA. MOSTROU QUE O PARTIDO FALOU MAIS ALTO VÊM AGORA COM BLÁ BLÁ FAZER E ACONTECER.BOM APROVEITA AGORA E DESCUBRA ONDE FOI PARÁ O DESVIOS DO FUNDEB NA GESTÃO PASSADA CREIO Q SABE MUITO BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez vou discordar de vc anonimo. A verba que veio no final de 2016, foi da Repratriação e não do Fundeb. Verba do Fundeb é carimbada e não pode de maneira nenhuma ser usada para outros fins, isso significa que os administradores municipais estão em maus lençóis se os professores formalizarem a denúncia. Ah, anonimo a verba se 2016 foi enviada para fechar as contas da prefeitura em dia o ex-prefeito o fez. A dor de cotovelo era que esse governo queria ficar com esse dinheiro. E vc acha que o ex ia deixar os funcionários sem receber? Acordar querido!!!! Ah, o Fundeb em novembro enviou mais de Setecentos mil e agora em dezembro recebeu quase Um milhão e duzentos, e ai, pq faltou recurso? Acorda cara não fica sendo fantoche postando o que vc não sabe desinformado. KKKKKKKKK

      Excluir
    2. Verdade anonimo, DINHEIRO DO FUNDEB NÃO PODE SER USADO PARA PAGAR OUTROS FUNCIONÁRIOS, E SE ISSO ACONTECER E HOUVER DENÚNCIA OS RESPONSAVEIS VAM PRA CADEIA. E SE JORGE VIANA PODE RECEBER LICENÇA RENUMERADA POR UM ANO PORQUE A PRESIDENTE DO SINDICATO NÃO PODE? ACORDA ANONIMO!!! DEICHE DE SER PUXA SACO E ENXERGA A VERDADE QUE DOI MENOS. PERGUNTE A NORANEIDE QUE VOTOU EM PAULO CONSTRUÇÃO SE O SINDICATO É UMA ENTIDADE SÉRIA OU NÃO? ELA SABE PORQUE NO PASSADO DEFENDEU ELA DOS DESMANDOS DE ALGUNS EX-PREFEITOS.... O SINDICATO É SÉRIO SIM CARA E AS PESSOAS QUE ESTAO COMANDANDO SÃO SÉRIES TAMBÉM, ENTÃO CARA UM CONSELHO: PARA DE TENTAR DENEGRIR A IMAGEM DOS OUTROS, IARA SEMPRE LUTOU PELA CAUSA DOS PROFESSORES E ISSO BASTA, QUANTO AOS SEUS COMENTARIUS VAI SE INFORMAR MELHOR....

      Excluir
    3. Pronto vc pelo visto q anda com a venda nos olhos. Quando se faz uma retrospetiva a respeito dessa diretora vejo uma pessoa omissa q trabalha por partido político. Se a favor esta tudo bem com na ADM passada.Quem ñ se lembra que era desviado mais de meio milhão dia Fundef para a empresa COOPSERBA? Basta entrar no TCM despesas q irá vê. E outra como era a conta desses ? Há mim poupe. Quer dizer q agora virou salvadora DÁ Pátria? Então vamos abrir um processo contra a a ex a administração q desvio quase 1 Milão da conta DO Fundef. É Muito DINHEIRO professores. Vamos vê se ela vai querer E mostrar para a população onde foi pará a verba. Aproveite e põe uma nota no carro de som na rua, tem uma belíssima voz essa moça.

      Excluir
    4. Então a ex Secretaria de Educação mentiu. Foi ela mesmo quem disse na câmara de vereadores, está registrado lá anônimo.

      Excluir
    5. Anônimo você sempre irá descordar, você é do tipo que só olha pro próprio umbigo. Seja sincero (a) consigo mesmo, deixa de Politicagem

      Excluir
    6. Discordo de gente como vc que se aproveita pra fazer intriga baseado em fofocas. Se vcs tinham todas essas informações porque não denunciaram ao Ministério Público, ou vc é daqueles que quanto pior melhor? Acorda cara, se tem fundamentos e provas então denuncia... Não sou egoista e nem politiqueira, eu sou a favor da verdade e espero que vc tambem mude o seu discurso porque vs ataca a presidente do sindicato quando quem ter que ser atacado são os gestores municipais, ou seja, os ex-prefeitos e o atual esses sim tem que muito pra se explicarem, concorda?

      Excluir
  11. Essa daí vendeu mais de 10 férias na época do Dr.Essa é ninja!

    ResponderExcluir
  12. Pobre Iara, não utilizarei o sobrenome Cajá, pois, séria uma enorme ofensa a tal nobre fruto. As vezes fico pensando o que é você no contexto político!Não conseguiu ser um membro do legislativo, talvez tenha sido a maior decepção real do que você representa para a classe! Acorda pra vida, saia da utopia, fala a VERDADE pra sociedade,deixa essa politicagem nojenta, a sociedade está mudada, e nao subestime a sua calasse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc está com recalque de Iara anonimo, pra vc beijim no outro... kkkkk... A marretada tá doendo em vc também recalcado?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  13. Gostaria de postar um desabafo: Sou professora do município e tive nesse ano vários descontos em meu salários e sempre que vou buscar uma resposta sempre ouço a mesma desculpa: A CULPA É DO SISTEMA NOVO QUE FOI IMPLANTADO. Sexta-feira quando fui pegar meu salário mais uma vez constatei que meu salário estava descontado e dessa vez foi muito maior; quase 800 reais.
    Fiquei assustada e de repente pude perceber que não era só no meu salário e sim de quase todos colegas que estavam ali para pegarem seus salários e quitarem suas dívidas. fui tentar buscar mais uma vez uma resposta e de novo a mesma explicação: O PROBLEMA ESTÁ NO SISTEMA. E ai? Nós não somos bobos Senhor Prefeito, tenha a dignidade de assumir o que verdadeiramente aconteceu. Será que é porque não votei no Senhor? Sei que estamos num país livre e temos o direito de votar em quem quisermos. O pior senhores administradores municipais de Itarantim, sei que tem 20 professores que estão recebendo seus salários descontados desde janeiro, simplesmente porque votaram no outro candidato. Agora, até que votou no Senhor caiu na marreta do 25... Então, além de serem vingativos os Senhores provaram que são incompetentes e vão ter que pagar. Não sou de briga, mas nessa eu faço questão de entrar. Vamos APLB!!!! Vamos à Luta!!! E, Iara você tem testemunhas sim de que sempre esteve lutando pelos PROFESSORES de Itarantim e uma dessas testemunhas é o vice-prefeito e atual secretario de administração que não saia de sua casa nas gestões passadas organizados denúncias contra os ex-prefeitos. Será que que ele esqueceu da nossa luta? Ele também é professor, ou acha que vai ser vice o resto da vida?

    ResponderExcluir
  14. Eu quero saber do meu salário?paga logo
    Vergonha tive que adiar minha viagem por conta desses irresponsáveis
    Incompetentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk... Adiou a viagem, essa foi boa. Kkkk. Oh POLITICAGEM que nunca acaba em Itarantim!

      Excluir
    2. Quem adiou a viagem votou no 25 ia para as Europas. KKKKKKKKKKKKK. Cai na marreta do 25!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. Olha a POLITICAGEM de novo! Ninguém quer saber quem votou em A ou B, o que nós queremos é ver o nosso município, nosso povo numa situação melhor independente em quem votou ou deixou de votar. Sou contra POLITICAGEM!!!

      Excluir
  15. Olha vocês só sabem falar da coordenadora do sindicato porque a licença prêmio virou pecúnia é direito de qualquer professor que tem mais de cinco lincencas vencidas e está perto de aposentar porque você anônimo não vai dá uma olhada no TCM a cunhada do vice-prefeito mora em Vitória da Conquista e está na folha de pagamento como quarenta horas.para de puxar o saco desses corruptos e incompetentes

    ResponderExcluir
  16. Vergonhoso.... Um secretário que não tem autonomia... Todos sabem que Jorge indicou um laranja, mas quem manda é sua esposa... Acorda povo. O coitado do prefeito tá mais por fora do que asa de xícara..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.