Itarantim: Cinco dias após temporal, quase 400 pessoas tiveram que sair de casa; solidariedade tem feito a diferença


  Publicado no blog do Rodrigo Ferraz


Cinco dias após o temporal que atingiu o município de Itarantim, a cerca de 200 km de Vitória da Conquista, os prejuízos ainda são muitos. Pelo menos 378 pessoas foram atingidas pela chuva, 88 casas tiveram de ser desocupadas por problemas estruturais e outras 15 estão condenadas pela defesa civil por risco de desabamento.
O temporal caiu na noite de terça para quarta-feira. Foram quase 200 mm de chuva em cerca de três horas. Mais do que o suficiente para alagar ruas, inundar casas e comércio, provocar estragos por diversas vias que cortam a cidade e muitos moradores perderam móveis, roupas e alimentos.
O município decretou situação de emergência e aguarda ajuda dos governos estadual e federal. Enquanto isso a defesa civil municipal tem feito o recadastramento das famílias que foram atingidas e prestado assistência emergencial.
Em meio a tanto sofrimento e desolação a solidariedade têm feito a diferença. Moradores se reuniram e estão doando roupas, alimentos, cobertores, móveis e todo tipo de solidariedade para quem precisa recomeçar praticamente do zero. Toda essa situação impressionante e comovente foi mostrada nos telejornais da TV Sudoeste neste fim de semana.



Comentários

  1. Tenho uma solução para amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela fortes chuvas em nosso município que prefeito vice prefeito
    Vereadores e secretários doar seu 13 criado pelo prefeito as famílias carentes com esse doação dos agentes politicos que somam quase 200 mil reais com certeza vão amenizar o sofrimento da população

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo olhe no TCM e veja se tem algum 13 na conta de algum Vereador?

      Excluir
    2. Por enquanto não, mas veremos. Não entendir até agora por que o blog alerta Itarantim por ser um site político até agora não falou nada a respeito. Por que será?

      Excluir
    3. Então quando você ver você pode cobrar alguma coisa. Mas por enquanto não anônimo.

      Excluir
  2. Verdade, um temporal nunca visto em Itarantim. Vamos ser solidários com o próximo, a cidade foi muito prejudicada, pra arrumar tudo que foi destruído vai levar tempo. Tantos esgotos estourados por conta da chuva. Mas Deus está no controle de tudo.

    ResponderExcluir
  3. Em quanto muitos padecia nesta noite na câmara de vereadores acontecia a farra com o dinheiro público. Aprovando projeto do prefeito para beneficiar a se e os mesmos. Como respeitar estes cidadãos. Gananciosos só querem se dá bem as custa da miséria alheia.

    ResponderExcluir
  4. Uma sugestão para o prefeito e você e seus vereadores; doar o 13 terceiro salário para os pobres.

    ResponderExcluir
  5. Mas os culpados sao nos mesmos q votamos nesses inuteis, vamos parar de votar nos vereadores pq nemhum q entrar fara nada, pq o sistema engole eles e eles ficam cegos...temos q se concientisar e nao votar mais em vereança alguma...bando de covardes !!!!

    ResponderExcluir
  6. Quero ver o prefeito falar na FM 97.1 kkkķkkk, e aí homem bomba ele pagou a FM?

    ResponderExcluir
  7. Cheguei essa semana para passar o Natal com a família em itarantim, a população se itarantim deu um voto de confiança no atual prefeito , reprovando a administração passada , mas dando um rolê pela minha cidade notei um itarantim decadente, ruas cheia de buracos prédios públicos com aspecto de abandono, muito triste ver minha cidade natal tão mal tratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ano passado eu vim de São Paulo com minha família e nem banho direito nós tomávamos pois não tinha água nas torneiras, as ruas todas escuras e nossa cidade parecia um cemitério. Hoje estou de volta e já percebo diferença, mesmo com os buracos causados pelo temporal que atingiu nossa cidade dias atrás e com outros problemas que creio eu que serão resolvidos. Está bem melhor que no passado.

      Excluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.