Alertando: Sobre a situação do lixão de Itarantim.

Por Manoel Lopes


O lixão a céu aberto em Itarantim está temporariamente legalizado, porém a situação do lixão é, no mínimo, uma falta de responsabilidade moral com o meio ambiente e com a população. Na estrada trans estadual que liga os municípios de Itarantim/Ba e Jordânia/MG têm um lixão a céu aberto que fere a CF/88, pois  estabelece, no art. 225 , que todos possuem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, tendo o Poder Público o dever de defendê-lo e preserva-lo.E, ainda, a Lei 12.305 /10 instituiu proibição as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos:

I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos;

II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;

III - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade;

No entanto, há um prazo para a substituição dos lixões por aterro sanitários que seria ate 2018,  existe  vários projetos na Câmara para estender esse prazo , como o Projeto de Lei 2289/15. A proposta do Senado estabelece novos prazos para o fim dos lixões, que vão de julho de 2018 a julho de 2021, conforme o tamanho da população. Itarantim por ter menos 50 mil habitantes o prazo será, se aprovado, ate julho de 2021. 






Comentários

  1. Esse comunicador oficial da prefeitura comunica muito mau, será que é preciso (ele), aprender com os comentários aqui que o orienta. Não é LIXÃO e sim ATERRO, você trabalha num veiculo oficial de governo cidadão. O texto é muito complexo no sentido que, expõe um texto deste, mas o governo não tem um plano ambiental. Ninguém ver nada!

    ResponderExcluir
  2. Me parece que existe aterro e existe lixão, aqui em ITARANTIM é lixão a céu aberto...

    ResponderExcluir
  3. Vc não entendeu nada do texto.universidade fará entender o texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.