Reproduzido por Euclydes Jr.
Fonte: Jornal A Tribuna.
NESTA MATÉRIA VEREMOS ALGUMAS DICAS PARA MANTER NOSSA CIDADE LIMPA.
Lixo é todo resíduo produzido pelas atividades humanas que não é reaproveitado. Esse resíduo é considerado um dos problemas mais sérios da sociedade atual, devido aos perigos de contaminação à população e ao meio ambiente.
Veja algumas dicas para cuidar da saúde do planeta:
Não despeje lixo em terrenos baldios, rios e córregos. Isto pode causar enchentes, além do perigo de contaminação por ratos e insetos.
Não jogue lixo na rua ou pela janela do carro.
Recolha o lixo que você “fabricou” ao sair da praia.
Separe o lixo corretamente, o que evita o desperdício, economiza matéria-prima e energia, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera trabalho e renda, promove saúde, cidadania e inclusão social.
Não esqueça de separar pilhas e baterias que constituem resíduos perigosos de responsabilidade de seu fabricante e procure os postos de coleta autorizadas para descarte.
Escolha embalagens retornáveis ou recicláveis. Reutilize recipientes plásticos.
Utilize papel não clorado e/ ou papel reciclado.
Não agrida a água, utilize produtos de limpeza biodegradáveis.
Não jogue óleo de cozinha na pia nem na água, armazene (em garrafas plásticas) e coloque junto ao lixo orgânico.
Procure não consumir energia desnecessária. Compre produtos que não contenham clorofluorcarbonos (cfsc), pois esses elementos contribuem para a destruição da camada de ozônio.
Sempre apague as luzes e aparelhos, quando os mesmos não estiverem sendo utilizados.
Reduza a emissão de gás carbônico, utilizando menos carro. Utilize transporte coletivo e quando optar por andar de carro ofereça carona aos seus amigos. Se preferir, caminhe! A opção é muito mais saudável.
Consuma alimentos de produção local. Esta medida, além de valorizar os produtos da região, diminui a utilização de transportes, grandes responsáveis pela emissão de co2.
Pratique os 3 R´s: Reutilizar, reduzir, reciclar
Ao reduzir, você polui menos. Quando você reutiliza, inventa novos usos para embalagens que ainda têm vida útil. Ao final, separe o lixo orgânico do material reciclável.
Conheça os materiais que são recicláveis
Papel: sulfite usada, jornal, revista, papelão, embalagens de papel, tetrapack (leite), etc.
Vidro: embalagens de azeite, azeitona, molho de tomate, garrafas de cerveja, etc.
Plástico: sacolinhas de supermercado, garrafas pet, potes de sorvete, embalagens de amaciantes, etc.
Metal: latas de achocolatado, latas de conservas, tampas de potes de geléia, etc.
Participe da coleta seletiva. Separe vidros, papéis, plásticos e metais do lixo orgânico.
Você sabia?
Com a reciclagem de 1 tonelada de papel, economizamos 20 árvores.
Cada tonelada de aço reciclado representa uma economia de 1.140 Kg de minério de ferro, 454 Kg de carvão e 18Kg de cal, sem perda de qualidade.
O vidro é 100% reciclável, mas não se decompõe tão rapidamente.
O lixo orgânico constitui mais da metade do lixo doméstico.
Por dia, são jogadas 12.005.725 toneladas de lixo em aterros sanitários.
Não esqueça!
Coloque o lixo comum em sacos plásticos ou vasilhames com tampa. Não espalhe o lixo e obedeça ao horário de coleta. Se perder, guarde o lixo para outro dia da coleta. Essa medida evitará a proliferação de ratos, baratas, moscas e mosquitos evitando a transmissão de doenças.
Não jogue lixo ou entulho em locais não permitidos, principalmente nas ruas, terrenos, mar, rios, canais e lagos. Os resíduos jogados pelas janelas dos carros e ônibus entopem os bueiros e, nas épocas de chuva, acabam provoco alagamentos.
E por fim, ajude a conscientizar as pessoas, como a sua família, amigos e vizinhos em prol de um futuro sustentável. Cuide do meio ambiente!
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.