Do blog do Adenilton Pereira
A Micareta de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, foi adiada por tempo indeterminado. A divulgação foi feita pelo prefeito Colbert Martins Filho, em coletiva, na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
A festa seria realizada de 23 a 26 de abril. Não há previsão de nova data para um dos eventos tradicionais do estado, que ocorre há mais de 80 anos. O adiamento ocorre por causa do risco de disseminação do novo coronavírus.
A prefeitura destacou que essa é uma situação excepcional e que a orientação se estende também aos eventos festivos na cidade e festas de massa.
Há registros de carnavais em Feira de Santana de 1891 até a década de 1940. Em 1937, a folia momesca não ocorreu na data prevista, por causa de uma forte chuva que atingiu a região, e teve de ser adiada para depois da quaresma, em data não convencional. Foi então que, oficialmente, nasceu a micareta.
Desde o surgimento, a Micareta de Feira só deixou de ser realizada em duas ocasiões: a primeira na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soldados feirenses também participaram, e a outra em 1964, por causa do golpe militar.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.