CORONAVÍRUS: COM ALTA MÉDICA DE VEREADOR, ITARANTIM ESTÁ ZERADA DE CASO CONFIRMADO COM COVID-19

Com a alta do vereador Raimundo do Sindicato, conforme boletim acima, Itarantim agora está "zerada" de casos confirmados de COVID-19. Agora é a gente ficar em casa para evitar novos contágios e não depender da "loteria" e livrar os médicos da traumática decisão pela "Escolha de Sofia", para se sair vivo dessa doença mortal...

O vereador de Itarantim Raimundo do Sindicato recebeu a "lotérica" alta médica por estar livre da mortal infecção provocada pelo COVID-19. Além do vereador, também estavam de quarentena a esposa e o filho que, embora não contraíram a doença,  seguiram à risca as orientações da secretaria de saúde do município, que por sua vez obedeceram os protocolos emitidos pelo ministério da saúde e OMS.

Esse foi o primeiro e único caso registrado até agora em Itarantim. Vale lembrar que o vereador foi contagiado em Itapetinga quando este participava de um reunião política com o alto escalão do PT baiano e onde estava também o petista e ex-prefeito de Itororó, Adroaldo que por sua vez estava, sem saber, infectado pelo COVID-19.

O blog Alerta Itarantim parabeniza o governo municipal, notadamente a secretaria de saúde, pelas rápidas medidas preventivas que foram acertadamente tomadas para evitar o alastramento dessa epidemia em nossa cidade e por tabela, à toda região. Estão de parabéns também a secretaria de saúde e o seu titular pela transparência com que vem  divulgando e abastecendo os meios de comunicação de Itarantim e região com boletins atualizados sobre o COVID-19.




NOTA DO BLOGUEIRO: "ESCOLHA DE SOFIA"(significado)

A expressão se refere ao dilema de "Sofia", uma mãe polonesa, filha de pai anti-semita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a escolher um de seus dois filhos para ser morto. Se ela se recusasse a escolher um, ambos seriam mortos. Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem "Stingo", um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de "Yetta Zimmerman", onde ele acaba tendo Sofia como sua vizinha.

Isso posto, essa expressão é muito usada quando se tem que escolher uma entre duas ou mais opções. Muitos dos médicos, à nível mundial, estão se queixando de estarem com traumas pessoais por terem, por muitas vezes, sidos obrigados a tomarem decisões baseadas nessa expressão para decidirem quem iria viver ou morrer devido ao caos nos hospitais já sem leitos para tantos doentes infectados pelo COVID-19. 

Comentários