Evangélicos de Vitória da Conquista declaram apoio ao PT.

Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do PT Vitória da Conquista – Bahia EVANGÉLICAS E EVANGÉLICOS  DO PT


Carta Aberta à Comunidade Evangélica de Vitória da Conquista – Bahia

“Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos  necessitados” (Provérbios 31:8-9)

Amados Irmãos e queridas Irmãs em Cristo, “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”(2ª Co. 1:2) No dia 05 de Maio de 2020, irmãos e irmãs de diversas denominações, tendo em  comum o pensamento democrático, progressista e social, se reuniram virtualmente para  um encontro de oração e reflexão sobre o atual cenário vivido no nosso país e na nossa cidade. 

A ocasião foi marcada por um sentimento de busca da justiça social para todos e  enfrentamento do sofrimento do povo. Após uma séria avaliação conjuntural, decidimos
em consenso criar o NEPT – Núcleo de Evangélicas e Evangélicos do PT de Vitória da Conquista.

Por isso, estamos nesta ocasião nos apresentando à comunidade evangélica de Vitória da Conquista, informando que somos evangélicos/as e protestantes, filiados/as e simpatizantes do PT, pertencentes a diversas igrejas e denominações. Estamo comprometidos/as com a construção de um projeto democrático popular, com a busca da justiça para todos, dentre diversos objetivos voltados para o enfrentamento do sofrimento do povo brasileiro, porque cremos que a democracia é o sistema que permite a garantia de direitos e a construção da cidadania plena.

Somos “crentes” porque a experiência pessoal com Cristo nos leva a pregar o 
Evangelho que na sua essência consiste em amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:37-39), bem como, amar o próximo como Cristo nos amou (João 13:34). 

Somos petistas porque o amor ao próximo exige lutar por um mundo de equidade e justiça, sendo a organização partidária uma das formas de contribuir diretamente com isso, construindo políticas públicas que influenciem
acertadamente as gestões e mandatos. Não há portanto, nada contraditório entre a nossa fé e a nossa atuação política.

A nossa fé e a nossa espiritualidade nos sustentam na luta, enquanto a luta por equidade e justiça nos fortalece na fé em Cristo e na esperança da sua vinda. Temos clareza que o Partido dos Trabalhadores está nos seus 40 anos de existência, na luta contra toda injustiça e opressão, na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, e na defesa daqueles que mais precisam. 

Neste sentido, testificamos esse posicionamento durante os anos em que o PT governou o nosso país, investindo e realizando diversas políticas públicas que promoveram verdadeiras transformações  sociais, principalmente aquelas que partilharam e multiplicaram o pão retirando mais de
30 milhões de pessoas da pobreza e o Brasil do mapa da fome do mundo. 

No nosso estado, os governos do PT também mudaram a cara da Bahia e a colocou num outro patamar político, econômico e social, trazendo dignidade e investimentos nunca antes
visto na história deste Estado.

Em Vitória da Conquista, os 20 anos das gestões do PT, conduzidas por Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes, foram de significativos  avanços para a população no geral e também para o povo evangélico. A gestão petista na nossa cidade era inclusiva e democrática. Uma série de políticas públicas e programas sociais deram autoestima e estabilidade ao povo conquistense gerando mais 
desenvolvimento. 

O governo era participativo e tinha como lema incial a seguinte frase: “O ser humano em primeiro lugar”. Sabemos que o nosso papel de sal da terra e luz do mundo, conforme as palavras de Jesus Cristo em Mateus 5:13 e 14, precisa ser desempenhado em diversos campos da  sociedade, como na educação, na justiça, na saúde, no trabalho e na política. 

Atualmente temos a convicção que vivemos num contexto de grande divergência política instalada no país, juntamente com o protagonismo da participação em massa da  população evangélica nos processos políticos, e da grande necessidade do PT de se  reencontrar com vários irmãos e irmãs evangélicas, que outrora estiveram caminhando  conosco, mas que foram enredados por mentiras e se afastaram de nós. Por entendermos a importância do diálogo do lugar de fala na disputa de narrativa, nós Evangélicos e  Evangélicas do PT de Vitória da Conquista, estamos comprometidos em orar e dialogar com os nossos irmãos e irmãs de fé, trazendo a luz da verdade sobre todas as mentiras, e incentivando-os a defenderem a democracia, a equidade social para todos e o enfrentamento do sofrimento do povo, movidos pelo amor e pela justiça, pilares do  Evangelho de Cristo.

Concluímos, expressando o nosso mais sincero respeito e consideração aos 
nossos irmãos e irmãs. Eis a nossa cordial apresentação do NEPT e convite para que neste momento tenhamos um diálogo afetuoso e verdadeiro sobre a nossa cidade.

Fraternalmente em Cristo.
Vitória da Conquista – Bahia, 01 de Agosto de 2020.

Comentários