Jovem itarantiense é sucesso na carreira jurídica em Brasília

De Itarantim para o Mundo: Paulo Rios Matos Rocha


Por Manoel Lopes 


Criado nos arredores da pitoresca Praça Castro Alves, em Itarantim, Paulo Rios Matos Rocha, 42, o Paulinho, figura entre os jovens talentosos da terrinha. Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), é Especialista em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB) e atualmente é mestrando em Direito pela mesma instituição.

Paulo Rios é filho de Seu Julival e Dona Aurora Matos. Valter, Júlio e Débora são seus irmãos. Ele lembra que foi na Escolinha Gente Nova onde tudo começou. Estudou no Grupo Escolar Rui Barbosa até o fim do primário, hoje, fundamental 1. No Colégio Naomar Alcântara, o fundamental 2, e o ensino médio estudou no Colégio Sartre, de Salvador.

Ainda em Itarantim, frequentou aulas de piano, teatro e se recorda que alguns professores fizeram a diferença na sua formação cultural.
“Eles ampliaram meus horizontes e despertarm minha paixão pela leitura e linguagem, com aulas e memoráveis audições promovidas por tia Silvana Luna. Tivemos até aulas de teatro com uma atriz de fora”, lembra Rios.

Na infância, vivências inesquecíveis marcaram sua formação. “Na minha época, acontecia muita coisa... feirinhas na praça; festas culturais; desfile de 7 de Setembro; desfiles no clube e micaretas, além de amizades marcantes que cultivo até hoje. Considero um enorme aprendizado cultural e social que moradores de cidade grande normalmente não tem”, destaca.

Mesmo fora da sua terra natal, Paulo coleciona inesquecíveis lembranças de Itarantim, a exemplo da Pedra de Três Pontas. “Me lembro muito bem da Pedra de Três Pontas, onde escalei por duas vezes, e me recordo de frequentar o clube aos domingos. Tudo isso está presente em mim até hoje e faz parte da minha formação como ser humano”. 

Rios consolidou sua carreira jurídica em Brasília, sendo membro da Advocacia-Geral da União (procurador federal) desde 2004. Possui experiência em Direito Público com ênfase em Direito Processual Civil; Direito Administrativo; Direito Regulatório e Direito Previdenciário. Atuou na Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (PFE/INSS). 

Paulo Rios Matos Rocha é mais outro filho de Itarantim que enche de orgulho seus conterrâneos. Sua vida e sua trajetória profissional trazem inspiração e carregam em si as marcas cheias de aprendizado, princípios e valores. Atualmente, Rios está em exercício na Procuradoria Federal, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (PF/ANAC).

Comentários