A passagem de um meteoro em plena luz do dia assustou moradores do interior da Bahia no sábado (2). Houve relatos nas redes sociais de cidades da região Centro-Sul baiana, como Brumado, Cristalândia, Dom Basílio, Carinhanha, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora
"Tivemos muitos relatos de barulhos de explosão vindos daquela região. Então procuramos nas imagens de satélite e nas câmeras do Clima ao Vivo", conta Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros)
A Bramon acredita ser um pedaço de rocha espacial relativamente grande, que explodiu ao atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera. Esse tipo de meteoro recebe o nome de bólido. O evento libera uma energia tão intensa, deslocando o ar tão rapidamente, que produz um barulho alto, chamado estampido sônico. "O som é gerado do momento em que a rocha explode, em velocidades incríveis que ultrapassam os 50 mil km/h. É normal isso acontecer. E como a onda de choque se propaga pelo ar, pode até fazer tremer coisas na superfície da Terra", afirma Alexsandro Mota, astrofotógrafo e criador do canal do YouTube Mistérios do Espaço.
Do UOL - Marcella Duarte
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.