Foto ilustrativa |
Vitoria da Conquista é o 4° município da Bahia com mais casos confirmados para Covid-19, sendo 23.270 registros. Além disso é o quinto município com mais casos ativos (297) e óbitos por residência (370). Nesta sexta-feira (26), o município possui uma taxa de ocupação de 97% das UTIs Covid. Neste cenário, não é recomendado flexibilizar as medidas restritivas adotadas até o momento.
Cabe esclarecer que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trabalha sempre no sentido de que qualquer paciente, independente do agravo, seja atendido em seu município/região. Há um esforço de regionalização e descentralização da assistência observado em toda a Bahia e na região Sudoeste, em específico, hoje encontram-se 197 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o diagnótico de coronavírus (Covid-19), sendo 90 de UTI. Já a região Sul possui 350 leitos ativos nesta data, sendo 146 de terapia intensiva. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado em ofertar assistência digna e de qualidade em todas as regiões, evitando assim, o deslocamento de pacientes e suas famílias.
Na oportunidade, cabe lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e oferta atendimento a todos os brasileiros de forma irrestrita e, caso necessário, qualquer paciente, independente do agravo, pode ser atendido em qualquer localidade. A divulgação infundada de que há um plano deliberado de transferência de pacientes caracteriza notícia falsa e irresponsável. Aqueles que a difundem não possuem credibilidade e portanto devem ser desconsiderados.
Fonte: Sesab
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.