ALERTA ITARANTIM EXPRESSO: POR UMA ESCOLA EMANCIPATÓRIA E LIBERTÁRIA.

Por Manoel Lopes 




Recentemente li uma postagem no Facebook que a Escola Estadual Naomar estaria fazendo apologia à ideologia de gênero, ao promover uma oficina com a temática " Educação, sexualidade e identidade de gênero", essa postagem gerou uma discussão muito acirrada por parte de alguns pais e mães que não concordam com a oficina. 

Talvez, o fato de não aceitarem a temática da oficina é justamente por não terem conhecimento sobre o assunto que seria abordado. Os pais e mães de gerações anteriores não tiveram a oportunidade de debaterem sobre educação, sexualidade e identidade de gênero ou ainda a resistência tem como origem o viés políticos partidário.

Infelizmente, uma parte da população não consegue perceber que por trás desta briga há um  jogo de interesse, conflitos de classes e há uma  luta pelo poder e pior do que isso, não percebem o quanto a educação emancipatória e libertadora é importante nesse processo. A Escola é o lugar de superação da consciência ingênua é o lugar onde o aprendiz consegue sistematizar o conhecimento é lá, na escola, que o cidadão crítico é forjado, deixando de ser massa de manobra.

Sem a escola estamos fadados ao existencialismo bestificado, assim  como estaremos  fadados ao desinteresse do aprendiz se continuarmos  com uma escola atrasada e reprodutora, uma escola conservadora que não consegue dialogar com os interesses desta geração. A Escola Estadual Naomar, através desta oficina, se coloca na contra mão de uma educação tradicional, desinteressante e que não tem mais espaço  na atual circunstância social. 

A educação que os jovens itarantienses merecem é aquela que os grandes intelectuais organicos defendem, a saber: a educação que promove a formação humana, por isso é mais que necessário a defesa de ações pedagógicas como essa oficina, é urgente que mais trabalhos como esse aconteça.


Comentários