Ozeas Gigante " de jogador de futebol a presidente da Câmara de Vereadores "

Por Manoel Lopes 


Vereador ZEZA


Conheço Zeza há bastante tempo, dede quando ele jogava pelo time de Sivaldo " Fera " e atualmente  acompanho o trabalho na presidência da Câmara legislativa de Itarantim.

Como jogador, foi um zagueiro bom, marcava bem, tinha uma boa impulsão, nas jogadas aéreas sempre lavava vantagem, não era muito técnico, mas sabia passar bem a bola, além de chegar forte nos atacantes também sabia fazer gol. 

Se não estou equivocado, chegou a jogar profissionalmente pelo antigo Catuense, time profissonal baiano de futebol, porém se destacou mesmo foi pela seleção itarantiense de futebol, onde disputou alguns campeonatos intermunicipais de futebol amador, fazendo dupla de zaga com Augustão.

Na política, Zeza tem conseguido sucesso nas urmas desde 2008, quando foi eleito com 588 votos pelo PP, sendo o terceiro vereador mais votado. 

Em 2012, foi eleito com 497 votos também pelo PP, ficando como o 5° mais votado, já no ano de 2016, mudou de partido vai para o DEM e consegue mais uma vitória com 510 votos, ficando como o 4° vereador mais votado e na última eleição de 2020 pelo DEM, Zeza é eleito com 311 votos ficando em 7° lugar em número de votos. 

Como pode ser percebido, o político Ozeas é inteligente, faz uma política de resultados, se mantém com uma votação mediana, mas que tem sido o suficiente para o sucesso nas urnas. Apesar de ter caído o número de votos, nesse mandato o edil mais experiente, conseguiu a presidência da Câmara. 

Na presidência da Câmara tem se mostrado um hábil político, talvez, por conta dos 4 mandatos, aprendeu como fazer as articulações de forma satisfatória, mesmo sendo oposição ao prefeito tem conseguido o diálogo entre o executivo e o legislativo, sem perder a capacidade de críticar o prefeito quando necessário. Além disso, tem articulado uma união entre os vereadores das cidades vizinhas que pode gerar uma expressiva votação para os politocos que o grupo apoiar, nas próximas eleições de 2022. Isso dará ao político uma força muito grande e poder de barganha para conquistas em benéficio do munícipio e naturalmente, o deixará como um dos principais nomes para 2024.

Como atleta, o zagueiro Zeza foi mediano,(conta a lenda que DIÓ foi melhor do que ele) já como político tem construído uma história grande e que pode levá-lo a se tornar um possível candidato a prefeito.

Comentários