Oyama: Campanha de Bolsonaro admite que Nordeste é de Lula e não vai virar

 

Pesquisas internas encomendadas pela equipe da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) constataram que a maioria do eleitorado do Nordeste deve apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por isso, os esforços a partir de agora serão concentrados em estados do Sudeste. A apuração é da colunista do UOL Thaís Oyama para o videocast O Radar das Eleições.

"Eu ouvi pesquisadores de fora do governo e eles colocam no máximo tês pontos percentuais no aumento da popularidade do Bolsonaro na região por conta desses benefícios", disse Oyama. "Isso transposto pro cenário nacional não é muito, é menos de 1% nas pesquisas.

Por isso, segundo a colunista do UOL, o Nordeste, que concentra 27% do eleitorado, não é mais o alvo principal da campanha de reeleição do presidente da República.

"Agora, vão atrás do Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, concentram 42% do eleitorado nacional. É ali que a campanha vai investir, sobretudo em Minas, em que a situação está pior [para Bolsonaro]", afirmou a jornalista.

"Essa estratégia de embicar a campanha pro Sudeste se dá sobretudo porque pesquisas internas da campanha já mostraram que, no Nordeste, a percepção do eleitor em geral é de que a vida lá era melhor com o Lula", acrescentou Oyama.

Comentários