CONVITE AO PENSAR DE FIM DE ANO: A EDUCAÇÃO DE ITARANTIM VIVE UMA NOVA HISTÓRIA

 


                                                 Por José Alves Nunes*

A pasta da educação vive hoje o seu melhor momento, bem diferente daquele do início do ano. É totalmente outra, mas já foi a mais tensa deste governo. Também a gestão do prefeito Fábio Gusmão é outra, quando comparada ao mesmo período. As mudanças realizadas na educação ajudaram (repito, ajudaram), e muito, na estabilidade que o governo tanto precisava nesta área. Ela tinha/tem, se não for acompanhada de perto, o poder de arrastar a administração para um verdadeiro campo minado.

No início de 2022, a pasta da educação estava mergulhada em três grandes desafios que se intensificaram com a saída da ex-secretária. Um deles, a existência de dois grupos que “lutavam” entre si por mais espaço/poder e, sem querer querendo, alimentavam o fogo amigo na educação; tinha também os efeitos dos dois anos da pandemia, causada pela COVID-19, que afetariam em cheio a educação e seus principais atores; e, por fim, o piso salarial dos professores que no início do ano tinha tudo para desgastar e ‘jogar a opinião pública’ contra a gestão.

Ao assumir a pasta da educação, a Secretária Adriana Battisti tinha pela frente esses desafios, além de outros menores, mas também preocupantes. Um deles, para ficar apenas neste, quando alguns cargos de confiança, do segundo escalão, não entendem a importância da hierarquia ou não se “submetem” ao comando da liderança.

A Secretária precisava atuar rapidamente e, acima de tudo, acertar nas decisões. E, para tanto, teve que recuar uns, avançar outros e esvaziar os autossuficientes, aqueles que se acham acima do “bem e do mal”, digo, “acima” de quem foi nomeada para “comandar”. Sobre essa questão, são atuais as palavras do Sociólogo Émille Durkheim: “O papel social determina a função dos indivíduos na sociedade e garante a sua organização e funcionamento.”

A Secretária Adriana Battisti e sua equipe fizeram bem o dever de casa. Conseguiram organizar a pasta da educação em menos de um ano, e “garantiram” ao governo a necessária tranquilidade para governar. Mais, conseguiram implantar na educação os três principais pilares do governo: Educação Participativa, Educação Humanizada e Educação Inclusiva. As conquistas também vieram - (Reforma das Escolas, Educação Inclusiva, Parquinho Escolar, Formacampo, Tempo de Aprender, “EJA”, Sala Multifuncional e Oficinas no Lourival Souto, entre outras) - e sobre elas falarei mais em 2023.

A nomeação e as conquistas alcançadas por Battisti, no comando de uma pasta tão complexa e exigente, só provam mais uma vez que o prefeito Fábio Gusmão fez a escolha certa. Só precisa conter os invejosos e vaidosos que fingem não entender de hierarquia. Pior, que não percebem o risco quando o fogo amigo se une ao "fogo inimigo" para tentar desestabilizar Secretários(as) e, (in)consequentemente, colocam em risco o próprio governo que logra alto índice de aprovação.

*Bacharel Licenciado em Filosofia pela PUC-Minas; Filosofia da Educação pelo ISTA; Cursou dois anos de Teologia; Especialização em Terapia Cognitivo Comportamental e Lideranças para a Era Digital - Autor do livro 'O Camponês e o Naturalista' recém lançado pela a Amazon e a Uiclap.

Comentários