A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oficialmente iniciada no Complexo Educacional Municipal Lourival Souto (Fundamental II)


Na segunda-feira, (06), aconteceu o lançamento oficial da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no Complexo Educacional Municipal Lourival Souto. Foi uma noite especial com a participação dos alunos, professores, equipe gestora, coordenadoras e convidados. A EJA chega em Itarantim, no ano de 2023, com força total para corrigir a distorção idade série, combater a evasão escolar e trazer o aluno de volta para a sala de aula.

Como sabemos, é dever do governo federal, bem como de estados e municípios, assegurar a oferta pública e gratuita de educação escolar para jovens e adultos. Entretanto, apesar da previsão de direitos e deveres, as estatísticas nacionais não deixam dúvidas sobre os desafios enfrentados pelo país para assegurar a educação de todos, em especial daqueles que tiveram seus direitos violados quando crianças, adolescentes ou adultos.

A EJA apresenta especificidades, problemáticas e metodologias próprias que não só devem ser visibilizadas, como também podem inspirar práticas pedagógicas e estratégias de gestão em todo o sistema de ensino, sobretudo no atual contexto de crise econômica e pós-pandemia.

A Secretaria de Educação, com apoio do prefeito Fábio Gusmão, acredita que muitas conquistas virão com a implantação da EJA em Itarantim. O ensino da EJA será ofertado no ensino fundamental I e II. As vagas estão sendo ofertadas nos colégios Cleriston Andrade, Franklin Fonseca, Vasco Neto (Distrito) (Fundamental I) e no Lourival Souto (Fundamental II).






Comentários