Itarantim: Educação Inclusiva - As Escolas do Município Abrem as Portas para Acolher Alunos Especiais

 

A Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do prefeito Fábio Gusmão, tem feito mudanças importantes nas escolas do município para receber e acolher bem os alunos especiais. Muita gente se pergunta o que é educação inclusiva e porque esse tema tem sido tão debatido nos últimos tempos. Esse conceito, na verdade, resume um direito básico de todos: o direito ao ensino. 

Para garantir esse acesso, porém, é preciso assegurar a igualdade de oportunidades contemplando diversidades étnicas, sociais, culturais, de gênero, físicas, sensoriais e intelectuais dos seres humanos.

Por isso, um dos maiores desafios da educação inclusiva é o da integração dos estudantes que têm necessidades especiais em escolas regulares. Sabendo disso, a Secretaria de educação tem conseguido, com o apoio dos profissionais da educação, abrir as portas das escolas do município para acolher de forma plena o aluno especial.

Segundo a Secretária de Educação, Adriana Battisti, o município conta atualmente com 107 alunos especiais com laudo, sendo que ao incluir os sem laudo, o número aumenta consideravelmente. No colégio José Guilherme são 08 (oito) alunos especiais, segundo a gestora Katiara.

A história de Elias Pereira Soares (12 anos), aluno do Colégio José Guilherme, é a melhor forma de perceber o quanto as escolas do município têm feito a diferença nas vidas dos alunos especiais e de seus familiares. Mas é importante dizer também, que esses alunos têm feita a diferença nas vidas dos professores e profissionais da escola.

A mãe de Elias, Elissandra Silva Soares, em um depoimento emocionante, disse que o filho depois de passar por uma cirurgia passou a usar cadeira de rodas. A partir de então, o filho ficou seis anos sem frequentar a escola. Ela não se sentia segura em deixar o filho “sozinho”, até visitar a escola e sentir segurança nos profissionais. Elissandra disse que hoje Elias acorda às 5:30h para se preparar para a escola e que é visível a sua alegria: “Eu estou feliz porque o meu filho está feliz”, disse.

A Secretária de Educação, Adriana Battisti, ao ouvir o depoimento da mãe de Elias, agradeceu aos profissionais da escola José Guilherme e aos demais profissionais do município por tudo que têm feito nas vidas dos alunos especiais e disse emocionada: “Elias é um herói, nós que vamos aprender muito com ele e com todos os outros alunos que começamos a acolher em nossas escolas”.

Karina e Elias, alunos especiais






Comentários