Itarantim: Secretária de Educação se reúne com Secretário de Agricultura/Meio Ambiente e Conselho de Alimentação Escolar

 


A Participação da Agricultura Familiar na Oferta de Alimentos Saudáveis na Merenda Escolar do Município

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta segunda-feira (13), importante reunião para debater o papel e a importância da Agricultura Familiar na oferta de alimento saudável para a merenda escolar do município. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria e contou com a presença da Secretária de Educação (Adriana Battisti), do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Robson Dantas) e do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Na reunião, todos reconheceram a importância dos pequenos agricultores familiares do município de Itarantim no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a urgência para fortalecer políticas públicas relativas a alimentação escolar.

O Art. 14 da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, estabelece que pelo menos 30% dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, devem ser utilizados para a aquisição de alimentos da agricultura familiar e suas associações e cooperativas, destacando a prioridade dos assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas. Em Itarantim a Agricultura Familiar já é importante fornecedora de alimento para a merenda escolar e, depois da reunião, a tendência é aumentar bem mais, garantiu Adriana.

O objetivo da atual gestão é oferecer diariamente aos alunos refeições nutricionalmente balanceadas, através de um cardápio elaborado por uma nutricionista, bem como promover incentivos para a agricultura familiar, valorizando os pequenos agricultores do município.

Depois da reunião os Secretários aproveitaram para uma conversa reservada. Adriana aproveitou para firmar parceria com Dantas e sua equipe em relação as Escolas do Campo. Pediu ao Secretário, entre outros pedidos, a parceria na conscientização dos pais da importância de valorizar as escolas de suas regiões e levar o aluno (do fundamental I) a estudar em sua própria realidade.



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