O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu nesta segunda-feira (15) cassar todos os deputados estaduais eleitos pelo PL nas eleições de 2022. A maioria dos membros do tribunal considerou que o partido cometeu fraude à cota de gênero, ao utilizar candidaturas femininas fictícias para cumprir a exigência de 30%.
A investigação foi iniciada após a descoberta de uma candidatura de uma mulher à deputada estadual sem seu conhecimento. Embora o partido tenha substituído essa candidatura por outra, os desembargadores consideraram que houve fraude.
Devido à cassação, que também afeta os suplentes, o PL poderá ficar sem representação parlamentar no estado pelos próximos quatro anos.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.