Ilhéus: Ao lado de Lula, Jerônimo acompanha início de obras de novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Foram iniciadas as obras para construir um novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Serão 127 quilômetros de trilhos, passando pelo território de sete municípios baianos, para formar um novo corredor de integração e exportação para a Bahia e para o Brasil. O governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, realizada nessa segunda-feira (3), em Ilhéus. O evento reuniu executivos nacionais e globais da BAMIN, responsável pela obra, além de representantes dos municípios que integram a área de influência da ferrovia.
Depois de concluída a obra vai ligar as cidades
baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 terá um total de 537 quilômetros de
extensão, passando por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação
a partir do ano de 2027. O Lote 1F, por onde começam as obras, possui 127
quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi,
Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras têm previsão de durar 36 meses e um
investimento de R$ 1,1 bilhão.
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou: “É a concretização de um importante vetor de desenvolvimento logístico e econômico para a Bahia. A obra, em sua fase mais avançada, vai gerar cerca de 1.200 empregos para baianos e baianas, e o resultado vai trazer grande impulso para a nossa economia, com avanços no escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio”.
Já o presidente Lula lembrou que era para a ferrovia ter sido entregue antes de 2022, e pediu celeridade na execução. “O destino quis que os baianos me elegessem de novo para eu retomar a obra. Então, quero fazer um pedido aos empresários: vocês têm que entregar a ferrovia antes do dia 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Senão, a gente corre o risco de uma outra 'coisa ruim' voltar nesse país, e a obra ficar parada outra vez, então vamos tratar de inaugurar logo essa obra", disse o presidente Lula.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.