Após o Censo/2022, o número de deputados estadual/federal da Bahia poderá ser reduzido, entenda melhor o assunto e como ficará o número de vereadores em Itarantim

 


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na quarta-feira (28) os dados populacionais coletados no Censo/2022. Baseado nele, a Bahia poderá perder até quatro vagas de deputados federais, por conta do crescimento abaixo da média nacional no estado. E esse impacto não será apenas no estado da Bahia, mas na maioria dos Estados.

A quantidade de cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também será afetada, uma vez que o cálculo é feito com base na quantidade de deputados federais. Levando em conta que a Bahia teria 35 parlamentares na Câmara Federal (hoje são 39), a AL-BA ficaria reduzida a 59 cadeiras, ao invés das 63 atuais. Mas é bom dizer que o estado ainda poderá concorrer a 17 vagas remanescentes, e recuperar um ou dois deputados, de acordo com o cientista político João Lucas Moreira Pires.

De acordo com o novo Censo, 61,6% dos municípios baianos têm até 20 mil moradores e vários deles tiveram um aumento na população local, principalmente na Região Metropolitana de Salvador. “Isso implica que vários vão ter direito a 1, 2 ou 3 vereadores a mais conforme o aumento da população, baseado no artigo 29 da Constituição Federal”.

Já em Itarantim, a população diminuiu muito, saltou de 18.539 para 17.052. Portanto, é hora de fazer cálculos para saber se a cidade vai alterar ou não o número de vereadores na próxima eleição. É importante saber que a contagem da população afeta a representação política. Isso poderá levar a uma maior competitividade pelas vagas, o que pode afetar os partidos menores e quem tem menos apoio político/econômico.

Como não existe divulgação oficial da Justiça Eleitoral, estimativas feitas por esse Blog podem ser diferentes da realidade.

Comentários