Brasil: Surge novo grupo de eleitores, os 'lunaristas', eleitores de Bolsonaro que agora aprovam Lula

 


EM ITARANTIM SURGIU FENÔMENO PARECIDO NA ELEIÇÃO DE DEPUTADO EM 2022

Seis meses após o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), institutos de pesquisa de opinião pública passaram a detectar um fenômeno inesperado. Pesquisa mostra que 8% dos entrevistados que alegaram terem votado em Bolsonaro aprovam o governo Lula.

Em meio a um cenário político ainda polarizado, essa parcela de eleitores que afirmam ter votado em Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições de 2022, veem com bons olhos o governo de Lula. E essa parcela, os pesquisadores estão chamando de lunarista’.

Segundo o nosso colunista, José Alves, fenômeno parecido aconteceu em Itarantim na eleição/2022, quando parte significativa dos votos que “pertencia” as oposições migrou para Fábio Gusmão, com aquela votação expressiva dos seus deputados.

Na ocasião, o nosso colunista fez a seguinte observação: “Essa fragmentação nas oposições fez surgir um fenômeno novo que precisa ser investigado, ou seja, a “votação do ex-prefeito Paulo Construção” (os gideístas’) ao invés de ficar nas oposições, migrou para o prefeito Fábio Gusmão. O que gera mais problema nas oposições”. Ver matéria, https://alertaitarantim.blogspot.com/2022/10/convite-ao-pensar-colunista-analisa.html

É bom dizer, antes de qualquer conclusão apressada, que todo fenômeno surge como hipótese e que precisa, primeiro de tudo, ser investigado por meio de pesquisa de opinião ou aguardar o resultado das urnas em 2024. Só assim saberemos se o "fenômeno politico", apontado como hipótese, tem fundamento ou não.

Comentários