"Éramos chamados de terceiro mundo. Agora somos o Sul Global", disse o presidente Lula em coletiva ao final da Cúpula do BRICS

 


"A economia começa a mudar, a geopolítica começa a mudar"

Em entrevista coletiva ao final da Cúpula do BRICS nesta quinta-feira (24), o presidente Lula (PT) celebrou o crescimento do Brasil e seus aliados ao longo dos últimos anos e lembrou: "nós éramos chamados de terceiro mundo. Depois começaram a chamar a gente de países em vias de desenvolvimento. E agora nós somos o Sul Global".

Quando nós começamos a discutir essa questão de BRICS, em 1995, os países do G7 detinham 44,9% do PIB por paridade de compra. Os países do BRICS só tinham naquele momento 16,9%. Em 2010 o G7 já tinha caído para 34,3% do PIB, e o BRICS tinha subido para 26,6%. Em 2023 o G7 tem 29,9% e o BRICS 32,1%.

"A vinda da Argentina, da Arábia Saudita, do Egito, dos Emirados Árabes, da Etiópia e do Irã é muito importante, porque nós éramos chamados de terceiro mundo. Depois começaram a chamar a gente de países em vias de desenvolvimento. E agora nós somos o Sul Global. O que é importante é que o mundo está mudando. A economia também começa a mudar, a geopolítica começa a mudar, porque as coisas vão acontecendo e a gente vai ganhando a consciência de que temos que nos organizar", declarou o presidente.

Comentários