Na ONU, como Líder do Sul Global, Lula tem pedidos para encontros bilaterais com 50 Chefes de Estado

 



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas e cumpre uma agenda extensa, em que o governo brasileiro trabalha com mais de 50 pedidos de encontros bilaterais, inclusive do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disseram fontes com conhecimento das tratativas.

O possível encontro com Zelensky -- com quem Lula teve um desencontro durante a cúpula do G7, no Japão, em maio - ainda não foi confirmado, de acordo com duas fontes ouvidas pela Reuters. É preciso encaixar a agenda dos dois presidentes, que têm diversas outras atividades durante a semana da Assembleia Geral.

No G7, Zelensky havia pedido um encontro com Lula durante a reunião de cúpula do bloco em Hiroshima. O governo brasileiro ofereceu alguns horários, com a informação de que Lula desmarcaria algum compromisso ou adiaria outros para poder encontrar com o líder ucraniano.

De acordo com a diplomacia brasileira, o pedido foi feito pela Ucrânia para uma agenda bilateral entre os dois presidentes, agora em Nova York, mas nenhuma reunião foi confirmada até o momento.

Comentários