Eleição na Argentina: Javier Milei vence o segundo turno e é eleito presidente

 


Javier Milei, economista de ultradireita, venceu o segundo turno nas eleições presidenciais argentinas, realizadas neste domingo (19). O resultado foi informado por volta de 20h20 pela Dirección Nacional Electoral da Argentina. Com 99% dos votos apurados às 23h, Milei registrava 55,69% dos votos.


O que aconteceu

Milei foi anunciado vencedor das eleições presidenciais da Argentina por volta de 20h20 deste domingo. A apuração dos votos seguia em curso, mas, com cerca de 90% dos votos apurados na altura, Milei já estava matematicamente eleito.

Às 23h, 99% dos votos já estavam apurados. Milei registrava 55,69%, contra 44,30% de Sergio Massa. A larga diferença entre os candidatos, de mais de 10 pontos percentuais, surpreendeu observadores eleitorais. Pesquisas de intenção de voto mostravam uma distância menor entre os candidatos. 

Em comparação com o primeiro turno, Milei conquistou mais de 6 milhões de votos a mais, um acréscimo de mais de 70%. No primeiro turno, teve 7,9 milhões. No segundo, com pouco mais de 95% dos votos computados, 13,9 milhões. 

Comentários