Enem 2023: Cerca de 72% dos inscritos compareceram no primeiro dia de prova

 



Os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Aplicação do exame continuará no próximo domingo (12/10). Dados preliminares do balanço do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), neste domingo (05/11), mostram que dos 3,9 milhões de inscritos no exame, 71,9% compareceram ao local de prova. A abstenção de 28,1% em 2023 é semelhante a do ano passado que foi de 28,3%.

Os dados foram divulgados em entrevista coletiva pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios. Neste primeiro dia, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que essa edição do Enem teve o resultado positivo de reverter a tendência de queda nas inscrições demonstrada nas últimas avaliações. “Esse ano conseguimos reverter um pouco a tendência que era decrescente das edições do Enem até o ano passado. Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais na comparação com 2022. Isso é um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, realizem a esperança, a construção dos sonhos de fazer a universidade. Também foi a primeira vez que o Nordeste foi a região em que mais tivemos inscritos no Enem”, detalhou o ministro.

Comentários